Buscar

AP2 Macro 2007.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AP2 - Análise Macroeconômica - Período-2007/1°
Gabarito
1) A macroeconomia estuda a economia como um todo, enfocando análises sobre o comportamento de agregados económicos, entre eles, o produto nacional, o nível de geral de preço, o nível de emprego. Como ministro da Economia, o seu presidente quer de você uma opinião sobre os problemas de gerar rápido (ou forte) crescimento económico à luz do que se conhece como dilemas de política macroeconômica. Responda com no máximo 10 linhas. (2 pontos)
Resp: De forma geral, os instrumentos macroeconômicos que podem gerar um rápido crescimento económico poderão em contrapartida prejudicar o controle inflacionário, o resultado do comércio externo, entre outros. Por exemplo, uma queda na taxa de juros e uma elevação nos salários estimulam a economia fazendo crescer os níveis do PIB. Todavia, também geram uma pressão inflacionária por conta da elevação da demanda e maiores custos com salários. Há, portanto, um efeito colateral ou uma situação de dilema macroeconômico: ao se estimular uma meta, pode-se afetar negativamente outra meta económica.
2) Descreva a diferença entre PIB real e PIB nominal. Teoricamente ou na prática um país pode ter o PIB real maior que seu respectivo PIB nominal? (2 pontos)
Resp: O PIB real é medido com referência a preços constantes, enquanto o PIB ; nominal é obtido utilizando-se preços correntes. Mais na teoria do que na prática o PIB real pode apresentar valor monetário superior ao seu respectivo PIB Nominal. EM geral, os preços se elevam de um período para o seguinte e o PIB real é medido aplicando-se nível de preços de um período base no passado.
3) Explique como funciona o fluxo circular de renda (forma simplificada) no qual os seus elementos principais são constituídos por Empresas, Famílias, Mercado de Produtos e Mercado de Fatores de Produção. (2 pontos)
Resposta: No modelo simplificado do sistema económico há dois fluxos: o real e o nominal. O primeiro refere-se ao fato de que as famílias buscam nos mercados de bens e serviços o que necessitam para sua existência e satisfação, enquanto as empresas cuidam de atender tal demanda. Por sua vez, as empresas precisam adquirir trabalhadores, recursos naturais e capital para realizar a produção. Para tal, vão ao mercado de fatores em busca desses objetivos. O segundo fluxo constitui-se a contrapartida simultânea do primeiro, ou seja, quando as famílias compram os bens que necessitam o fazem através de pagamentos financeiros; as empresas remuneram as famílias com salários, aluguéis, juros e lucros para obter os fatores de produção necessários as suas atividades.
4) Supondo o modelo keynesiano simplificado de determinação da renda, considere:
A função consumo agregado: C = 10 + 0,8 Y	
O investimento agregado fixo: I = 5
Observando que Y seja a Renda Nacional, C o consumo Agregado, 
Pede-se:	
a) O que seria o valor do consumo autónomo;
b) De quanto aumentaria a poupança do indivíduo se ele receber $ 100 como aumento de sua renda;
c) O valor do multiplicador de gastos;
d) O valor da renda de equilíbrio no mercado de bens.
(2 pontos)
Resp:
a) 10
b) Como a propensão marginal a poupar é l menos a propensão a consumir ( s = 1-c), então s = 0,2. 
Assim: a variação da poupança seria de $20 ( 0,2 x 100)
c) 5
d) 75
5) Qual a diferença entre os conceitos de base monetária e meios de pagamento?
(l ponto)
Resp: Os meios de pagamento são um múltiplo da base. A base constitui-se do papel-moeda e dos encaixes nos bancos comerciais, enquanto os meios de pagamento são o papel moeda e os depósitos à vista nos bancos comerciais.
6) A teoria monetária advoga que a demanda por moeda segue o princípio do motivo especulação ou portfólio. O que seria Demanda por moeda por motivo especulação? Qual variável económica é fundamental para determinar sua existência? (l ponto)
Resp: Demanda por motivo especulação é a parcela da demanda por moeda motivada a ganhos nos mercados de títulos ou mercado financeiro. A principal variável é a taxa de juros do mercado de títulos.

Outros materiais