Buscar

AP2 Macro 2009.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Período - 2009/2º
1) Descreva o efeito sobre o balanço de transações correntes (balança comercial, balança de serviços e transações unilaterais) em caso do surgimento da inflação interna (inflação no país). Valor da questão: 2 pontos.
GABARITO: Quando há inflação os preços dos produtos internos estão em elevação. Assim, o produto nacional que será exportado terá um preço maior, enquanto que o produto estrangeiro que pode ser importado tem um preço constante pois não esta sendo aventado a hipótese de inflação no exterior. Desses efeitos, as exportações ficam mais caras e as importações mais baratas, o que resultará em uma tendência de reduzir os saldos da balança comercial e de serviços.
2) Diferencie a taxa de câmbio nominal da taxa de câmbio real. Se a inflação no Brasil for menor que a americana, qual o efeito sobre a taxa de cambio real e nominal? (2 pontos)
GABARITO: A taxa de câmbio nominal nada mais é do que o quanto tem que dar de moeda nacional para trocar por uma unidade monetária de moeda estrangeira. A taxa de câmbio real é a composição entre a taxa nominal conjugada com relação entre inflação externa e interna. Se a inflação no Brasil for menor, haverá uma desvalorização da taxa real de câmbio. Sobre a taxa nominal, nada ocorre pelo simples fato de haver ou não inflação.
3) Considerando o tema Balanço de Pagamentos, o que significa Atrasados Comerciais? (1 ponto)
GABARITO: é o item do Balanço de Pagamentos que representa o não pagamento dos compromissos financeiros que o país teve com os demais países.
4) Um país com superávit em transações correntes é um país com superávit no balanço comercial. Essa afirmativa é falsa? Argumente. (1 ponto)
GABARITO: A afirmativa é falsa. Basta que o balanço de serviços tenha um superávit maior (em valor absoluto) que um déficit da balança comercial para resultar em superávit no saldo de transações correntes, considerando as transferências unilaterais com saldo zero.
5) No dia a dia da política monetária o governo pode ter interesse em reduzir os meios de pagamento. Como ele pode fazer isso? (1 ponto)
GABARITO: Ele pode com políticas monetárias contracionistas. Isto é, vendendo títulos no mercado, aumentando a taxa de deposito compulsório ou aumentando a taxa de redesconto de liquidez junto aos bancos comerciais.
6) Cite um exemplo de política fiscal contracionista? Por que o governo poderia adotar uma política fiscal contracionista? (2 pontos)
GABARITO: Aumento nos impostos ou redução dos gastos do governo. Essa política pode ser adotada no interesse de diminuir uma demanda agregada excessivamente alta.
7) Responda se cada uma das afirmações é correta ou falsa. Explique brevemente em caso de ser falsa. (1ponto)
a) A taxa real de juros evidencia o quanto se efetiva ganha ao emprestar uma importância monetária.
Verdadeiro
A taxa real de juros não pode ser negativa, mas a taxa nominal sim. 
Falso. A taxa nominal não pode ser negativa, pois se assim fosse, um emprestador estaria disposto a emprestar uma quantidade de moeda que seria maior do que iria receber no momento de saldar o empréstimo.
c) O multiplicador keynesiano dos gastos pode assumir qualquer valor positivo. 
Falso, se o multiplicar for menor do que 1, não haverá o fenômeno da multiplicação dos gastos adicionais conforme prevê o modelo keynesiano.
d) No modelo keynesiano de determinação da renda e do produto, um aumento na oferta agregada eleva a demanda agregada.
Falso, é a demanda que eleva a oferta, não o contrário.

Outros materiais