Buscar

FONTES SUPRASTATAIS DO DIREITO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FONTES SUPRAESTATAIS DO DIREITO
FONTES SUPRAESTATAIS
Conceito: são fontes do Direito que estão acima do Estado, isto é, independem do consentimento do Estado.
São as seguintes, as fontes supraestatais do Direito:
TRATADOS INTERNACIONAIS
CONCEITO: Segundo Paulo Dourado de Gusmão, é o acordo contendo regras gerais disciplinadoras de suas relações e de seus posicionamentos a respeito de determinada questão.Também denominado ‘convenção, pacto ou convênio internacional’ estabelece norma de validez internacional circunscrita aos países que o celebrarem, o ratificarem ou a ele aderirem.
Obrigam apenas os países que a eles tiverem aderido, não se aplicando a terceiros Estados,devem ser escritos e em seu conjunto formam o Direito Internacional Convencional.
TRATADOS INTERNACIONAIS
1) Adesão: pode ser integral ou com reservas expressas;
2) Interpretação:deve ser realizada no sentido de obtenção da vontade das partes, sendo os termos sempre entendidos em seu sentido comum;
3) Denúncia: é o meio pelo qual o Estado que o estiver subscrito poderá dele se desligar, desde que avise aos outros Estados.
TRATADOS INTERNACIONAIS
4) Obrigatoriedade: Parte do pacta sunt servanda, isto é, os Estados deverão respeitar os pactos por eles próprios estabelecidos,
5) Executoriedade: sendo ratificado por Decreto Legislativo e promulgado por Decreto do Executivo, o tratado passa a fazer parte do direito interno e prevalecerá sobre normas mais gerais e/ou mais antigas, desde que não contrários à Constituição Federal.
COSTUMES INTERNACIONAIS
Necessários ao Comércio e comunidades internacionais são práticas reiteradas das relações internacionais.
Podem ser gerais (quando valem para qualquer Estado) ou particulares (quando valem apenas para determinado Continente ou grupo de países).
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO INTERNACIONAL
Fontes subsidiárias do Direito Internacional, preenchem as lacunas deste Direito, facilitando a interpretação dos Tratados, sendo fundamentais o consueto est servanda (que obriga a utilização dos costumes internacionais) e o pacta sunt servanda ( que obriga a utilização dos tratados internacionais).
 
7

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais