Buscar

APOL História da Educação, Gênero e Etnia c/ resposta NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL CONSTITUIÇÃO HIST. EDUC. NO BRASIL E DESIG. DE GÊNERO
Questão 1/10 Desde os primórdios do processo de desenvolvimento, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rural e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos.
Relacione os autores clássicos da sociologia com suas respectivas explicações a respeito das desigualdades sociais:
(1) Karl Marx
(2) Max Weber
(3) Émile Durkheim
(3) A divisão social do trabalho é vista como geradora das desigualdades sociais.
(1) A exploração econômica é o principal fator gerador de desigualdade.
(2) Uma combinação de fatores (renda, tipo de trabalho e grau de instrução) explicam as desigualdades sociais.
A ordem correta é:
	A
	2 – 3 - 1
	B
	1 – 2 - 3
	C
	3 – 2 - 1
	D
	3 – 1 – 2
Você acertou!
Marx: “A concepção dicotômica vê a exploração econômica como principal fator de desigualdade” (p. 17). Weber: “Nos esquemas de graduação, um fator (...) ou a combinação de fatores (...) são empregados para explicar as desigualdades” (p. 17). Durkheim: “a divisão social do trabalho é vista como geradora das desigualdades sociais” (p. 17 - DESIGUALDADE DE GÊNERO).
	
	
 
Questão 2/10 “Gilberto Freyre é, talvez, o mais complexo, difícil e contraditório entre nossos grandes pensadores. Sua obra tem permanecido um desafio constante aos comentadores, (...) e a vitalidade de seu pensamento se mostra no crescente interesse por sua obra. Ele é, talvez, o mais moderno entre os clássicos do pensamento social brasileiro e suas questões ganham ao invés de perderem em atualidade.”
Sobre o pensamento de Gilberto Freyre no que tange às “raças” no Brasil, é correto afirmar:
	A
	A miscigenação é a causa do conflito entre as “raças”.
	B
	Atraso e degeneração populacional é o que acontece no Brasil.
	C
	Reforça a visão negativa sobre o arranjo racial brasileiro, concordando com os autores que o precederam.
	D
	A harmonia entre as raças é fruto de sua mistura.
Você acertou!
“A mistura racial promoveria o clima fértil para a construção de uma harmonia entre as raças.” (p. 106 - DESIGUALDADE DE GÊNERO)
	
	
Questão 3/10 “A História Nova, inspirada na Escola dos Annales, compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre, e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela”. FONSECA. Leia as afirmativas, observando as que apresentam os pontos que permitem visualizar os pressupostos da “Nova história”: 
I. Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica diálogo com outras áreas de conhecimento.
II. Ressaltar o tema política e conhecimentos gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV. Compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns.
São corretas as afirmativas:
I. Afirmativas I, II e III apenas
II. Afirmativas I, II e IV apenas
III. Afirmativas I, III e IV apenas
Você acertou!
A nova história interessa-se por toda a atividade humana, preocupa-se em analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, por meio de registros, escritos, visuais e orais como fontes. Ela procura articular os elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos e compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns (p. 16 e 17 - HIST. EDUC. NO BRASIL )
IV. Afirmativas I e IV apenas
Questão 4/10 “As novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática, o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados. Desta forma os PCNs e a LDB, nos faz pensar, qual é o verdadeiro papel da escola para a sociedade. É neste ponto que temos grandes debates, pois há uma grande problemática no que é cultura e memória e história de uma nação, e como isso deve ser ensinado”. FONSECA. A sociedade, a cultura e o momento histórico que envolvem a ação educativa ainda são muito discutidos e para compreendê-los é importante compreender os fundamentos históricos da educação no Brasil. Nesse contexto, qual é o papel da história para a sociedade? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
I. A história é resultado de uma construção coletiva e individual seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial no mundo das ideias
Você acertou!
O papel da história é o resultado da construção coletiva e individual, seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial das ideias. (pág. 40 - HIST. EDUC. NO BRASIL )
II. A história tem em seu papel a responsabilidade de identificar as mudanças ocorridas nos diferentes tempos e espaços exatamente como elas aconteceram
III. A história é uma crescente construção de fatos e acontecimentos que foram registrados desconsiderando a totalidade da sociedade
IV. A história seu arcabouço de registros e documentos contribui para a exposição nos livros didáticos dos principais acontecimentos e fatos
V. A história tem seu papel na sociedade para informar nomes de datas importantes dos fatos históricos ocorridos
Questão 5/10 O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez ( faz) é subjuga-lo, e quando resiste, massacrá-lo.
As ações educativas dos jesuítas surgiram no Brasil a partir da contrarreforma. Quais foram as ações e práticas educativas significativas dos jesuítas? Analise as afirmativas a seguir:
I. As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância das leis e formalidade pedagógica.
II. A educação jesuítica aos poucos ganhou espaço nas cidades comerciais, pois o ensino enfatizava o diálogo e a disciplina.
III. As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas
IV. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas.
São corretas as afirmativas:
I. Afirmativas II, III e IV apenas
II. Afirmativas I, II e IV apenas
III. Afirmativas I, III e IV apenas
Você acertou!
As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância das leis e formalidade pedagógica. As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas (p. 64 - HIST. EDUC. NO BRASIL )
IV. Afirmativas I, II e III apenas
Questão 6/10 “Contemporaneamente, portanto, o termo quilombo não se refere a resíduos ou resquícios arqueológicos de ocupação temporal ou de comprovação biológica. Também não se trata de grupos isolados ou de uma população estritamente homogênea. Da mesma forma, nem sempre foram constituídos a partir de movimentos insurrecionais ou rebelados (...).”
Sobre as comunidades quilombolas, é correto afirmar que:
	A
	a definição do que é um quilombo é arbitrária, uma vez que não depende mais da comprovação biológica.
	B
	para que possamos falar em quilombo é necessário que esta comunidade tenha permanecido isolada do mundo que a cerca.
	C
	o conceito de quilombo foi alterado no decorrer do tempo, e atualmente está relacionado a direitos socioculturais, à noção de identidade étnica, e a pleitos políticos.
Você acertou!
“Quilombo passa assim a interligar-se com as dimensões da história e da cultura para enfim perpassar contemporaneamente noções de identidade étnica, direitos socioculturais e pleitos políticos (...)”. (p. 124 - DESIGUALDADE DE GÊNERO)
	D
	comunidades quilombolas são aquelas que descendem de quilombos formados por fugitivos da escravidão, sendo que outros agrupamentos de negros e ex-escravos
não podem ser enquadrados nesta tipologia.
Questão 7/10 “Procriar e constituir família são aspectos altamente valorizados em sociedades como a em que vivemos – e em quase todas as sociedades humanas a infertilidade é repudiada como um infortúnio.”
Leia as afirmativas abaixo sobre a relação entre técnicas reprodutivas e família, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
(V) Com as técnicas reprodutivas temos novas relações de parentesco na sociedade.
(V) As novas relações de parentesco ensejadas pelas técnicas reprodutivas separam-se da célula conjugal enquanto instituição.
(F) As tecnologias reprodutivas não alteram a concepção de família nem de parentesco.
(F) As tecnologias reprodutivas alteram a família, mas não as relações de parentesco.
A sequência correta é:
	A
	V – V – F – F
Você acertou!
“(…) pela emergência das novas tecnologias reprodutivas, as relações de parentesco podem adquirir uma nova configuração – separando a célula conjugal como uma instituição – e configurando a identidade pessoal pela substância genética, mais do que pelas relações de parentesco”. (p. 71 - DESIGUALDADE DE GÊNERO). 
	B
	F – V – F - V
	C
	F – F – V – F
	D
	F – V – V – F
Questão 8/10 “O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
O estudo da História, historiografia e história da educação e suas relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
(1) Interesse essencial pelo tema política e pela história mundial.
(1) Historia compreendida como uma narrativa dos acontecimentos, factual e linear.
(2) Interesse por toda a atividade humana, daí a expressão história total, relacionada aos annales.
(2) Preocupa-se em realizar análise das estruturas que envolvem as permanências, mudanças e transformações históricas.
Agora, marque a sequência correta:
A. 1 – 1 - 2 – 2 (pág. 16 - HIST. EDUC. NO BRASIL )
B. 2 – 2 – 1 – 1 
C. 2 – 1 – 2 – 1
D. 1 - 2 – 1 - 2
Questão 9/10 “(...) é mais fácil dizer que o Brasil foi formado por um triângulo de raças (...) do que assumir que somos uma sociedade hierarquizada, que opera por meio de gradações e que, por isso mesmo, pode admitir, entre o branco superior e o negro pobre e inferior, uma série de critérios de classificação. (...) podemos situar as pessoas pela cor da pele ou pelo dinheiro. Pelo poder que detêm ou pela feiura de seus rostos. Pelos seus pais e nome de família, ou por sua conta bancária”.
Em relação a estas formas complexas com que se articula o preconceito e a discriminação racial no Brasil, e considerando o pensamento de Roberto Da Matta, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
(   ) No Brasil o sistema de segregação racial é explícito e direto.
(   ) A hierarquia das posições sociais camufla a segregação racial no Brasil.
(   ) No modelo de exclusão racial brasileiro o critério racial nem sempre está evidente.
(   ) O “fábula das três raças” é usado por Da Matta para explicar a ausência de preconceito no Brasil.
A sequência correta é:
	A
	F – F – V – V
	B
	F – V – F – V
	C
	V – F – V – F
	D
	F – V – V – F Você acertou!
“(…) nesse sistema, não haveria a necessidade de uma segregação direta entre negros, brancos, mulatos e mestiços, já que o próprio sistema hierárquico de posições sociais no Brasil dá conta de colocar as diferenças étnico-raciais no ‘seu lugar’.” (p. 135 - DESIGUALDADE DE GÊNERO).
Questão 10/10 No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela “programatização” ROBALLO. No que diz respeito aos aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil:
I. A história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional.
II. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil.
III. A disciplina história da educação primeiramente foi atribuída aos cursos de História e Filosofia.
IV. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina.
São corretas as afirmativas:
I. Afirmativas I, II e III apenas
II. Afirmativas I, II e IV apenas.
Você acertou!
Os aspectos da origem da história da educação como disciplina no campo da Pedagogia no Brasil enfatizam que a história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina. (p. 20 e 21 - HIST. EDUC. NO BRASIL )
III. Afirmativas I, III e IV apenas
IV. Afirmativas I e IV apenas
V. Afirmativas II e III apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?