Buscar

APOL 2 GESTÃO DE RH CARGOS E SALARIO E RELAÇOES TRABALHISTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O parágrafo 2º do artigo 443, CLT, especifica as hipóteses de adoção do contrato com prazo determinado. Vê-se que uma delas é o contrato de experiência. Neste, há uma diferença em relação aos outros contratos com final prefixado: existe a possibilidade de se transformar em contrato por tempo indeterminado.
Referente ao contrato de experiência, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O contrato de experiência não pode ultrapassar 90 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
	
	B
	O contrato de experiência não pode ultrapassar 120 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
	
	C
	O contrato de experiência não pode ultrapassar 4 meses, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
	
	D
	O contrato de experiência não pode ultrapassar 6 meses, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
	
	E
	O contrato de experiência não pode ultrapassar 45 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
Questão 2/5
O desenho e construção de sistemas de remuneração devem atender às necessidades específicas de cada empresa. Se possível, devem ser feitos sob medida para cada caso e situação. Existem alguns sistemas que focalizam o indivíduo e outros que focalizam o grupo.Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda seguindo os tipos de sistemas: 
1. Plano Individual 
2. Plano Grupal 
(  ) Salário por tempo trabalhado; 
(  ) Planos de incentivo à produção; 
(  ) Incentivo por tempo de casa; 
(  ) Incentivo de mérito; 
(  ) Planos de participação nos ganhos de produtividade; 
(  ) Planos de participação nos lucros; 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	1, 1, 2, 2, 1, 1;
	
	B
	1, 2, 1, 1, 2, 2;
	
	C
	2, 2, 2, 1, 1, 1;
	
	D
	1, 2, 1, 2, 1, 2;
	
	E
	1, 2, 2, 1, 1, 2.
Questão 3/5
Um estudante foi contratado por uma empresa para trabalhar numa jornada diária de trabalho de seis horas de segunda e sexta-feira, sem registro em CTPS, firmando com o mesmo um contrato de estágio educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, baseando-se na Lei nº. 11.788/08.
Sobre o contrato de estágio é certo que:
	
	A
	É um contrato por prazo determinado que sempre gera vínculo empregatício.
	
	B
	Mesmo se tratando de um contrato especial, gera sempre vínculo empregatício.
	
	C
	É também chamado de contrato de aprendizagem.
	
	D
	É o primeiro momento do contrato individual de trabalho, conhecido como contrato de experiência.
	
	E
	Trata-se de um contrato especial e peculiar que não gera vínculo empregatício.
Questão 4/5
De acordo com o Art. 458 – “Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.”Quanto ao salário in natura e utilidades não salariais, é correto afirmar:
	
	A
	A habitação, a energia elétrica e o veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando dispensáveis para a realização do trabalho, não têm natureza salarial, ainda que, no caso do veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares.
	
	B
	Os vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço têm caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
	
	C
	O transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público, ao contrário do vale-transporte, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.
	
	D
	O vale-transporte e o vale-refeição, fornecidos por força do contrato de trabalho, não têm natureza salarial e devem ser sempre subsidiados parcialmente pelo empregador.
	
	E
	A assistências médicas, hospitalares e odontológicas prestadas diretamente pelo empregador ou mediante seguro-saúde, não têm natureza salarial, ainda que sejam subsidiadas parcialmente pelo empregado.
Questão 5/5
Para que um negócio jurídico tenha validade o código civil brasileiro determina que alguns requisitos estejam presentes.
Todo e qualquer contrato é também um negócio jurídico, e para que possa ser válido deverá conter:
	
	A
	Agente capaz.
	
	B
	Qualquer objeto.
	
	C
	Sempre uma forma prescrita em lei.
	
	D
	Sempre a convenção da arbitragem.
	
	E
	Forma defesa em lei.

Outros materiais

Outros materiais