Buscar

Limites Sem Trauma-resumo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Limites Sem Trauma
1.Limites,sim ou não?
A criança não sabia e portanto precisava aprender e os adultos tínhamos de ensinar. Mas durante muito tempo nem sempre a forma de ensinar o correto estava correta (castigo e bater). Mas mudanças vieram no campo da relação humana e os adultos foram aprendendo a respeitar as crianças. Assim a relação melhorou entre ambos temos relacionamentos, mas autênticos, mas democráticos e menos autoritários, na verdade isso não acontece para todos os pais muitos pais tem dificuldades de aplicar a nova forma de educar, e não sabem a hora de dizer sim ou não.Afinal pode parecer fácil e simples mas não parece com o dia a dia se torna complicado,querendo saber o erros os pais se desesperam perdem o rumo,mas calma,nada que não tenha remédio algumas regras básicas são suficientes.Para mostra isso os pais devem lembrar que estão criando cidadões,seres humanos capazes de pratica o humanismo,par tal e necessário que os pais tenham certeza de uma coisa,dar limites e importante.Ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são seus limites. E necessário que a criança interiorize a idéia de que poderá fazer muitas coisas, milhares, a maioria das coisas que deseja mas nem tudo e nem sempre,entre satisfazer o próprio desejo e pensar no direito do outro ,muitos tedem a preferir satisfazer o próprio desejo. O ser humano ao nascer não tenhe ainda uma ética definida. E somos-nos, especialmente nos, os pais, que temos esta tarefa fundamental e espetacular. 
Alguns Conceitos:
*Ensinar que existem outras pessoas no mundo;
*Dizer ‘sim’ sempre que possível .’não’ sempre que necessário;
*Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas;
*Ensinar quer cada direito corresponde um dever.
2.Dar limites não e...
Bater nos filhos para que eles se comportem (Quando se fala em limites,a maior parte pensa que e umas palmadinhas,bater ou espancar),provocar traumas emocionais(toda criança tem capacidade de compreender um ‘não’ sem ficar com problemas , desde que , evidentemente, este ‘não’ tenha razão de ser e não seja acompanhado de agressões físicas ou morais. 
3.Dar limites não e ser autoritário...
Algumas pessoas acham que dar limites aos filhos e uma questão de opção,mas essas pessoas não sabem que há uma progressão que podem derivar da falta de limites . Para ajudar ,lembre autoritário e aquele que exerce o poder utilizando como referencial apenas o seu ponto de vista a força física ou poder que lhe confere sua opinião ou o cargo que ocupa ,nunca levando em conta o que queremos mostrar aqui e que se agimos com segurança e firmeza de propostas,mas com muito afeto e carinho e firmeza de propósitos, poderemos atingir nossos objetivos educacionais sem autoritarismo e ,muito menos, sem bater uma vez sequer nos nossos filhos.
4.O que pode acontecer quando não se da limite 
Acontece o desenvolvimento de um quadro de dificuldades que vai passo a passo , como se segue.
1-Etapa-Descontrole emocional, histeria, ataques de raiva
E normal em crianças de ate 5 a 6 anos,no Maximo. Ao nascer a criança vive em busca do prazer e da satisfação imediata de seus desejos isso chamamos hedonista a criança também e egocêntrica e não tenhe nenhuma noção de valores,não sabe o que e certo ou errado mas a criança espera pelos seus pais a lhe ensinar isso.Vivemos num mundo regulamentado e quem não segue as leis pode sofrer sanções,estabelecer limites , incentivos, atitudes positivas e critica as negativas para que a criança aprenda regras básicas de convivência. A criança que não e orientada pelos pais e é atendida em tudo sempre que chora e esperneia tenhe a perpetuar essa conduta assim ela pode se torna posteriormente violento e agressiva.
2.Etapa dificuldade crescente de aceitação de limites
Não e fácil fazer que a criança aceite mas e vital para o desenvolvimento social dela,se aprova tudo o que seu filho fizer de claro que for positivo e reprovar não significar bater nem humilhar e sim não estimular atitudes agressivas ou destrutivas. Educa exige um novo desafio a cada dia, o ser humano, tem na sua natureza o desejo de sentir-se amado,aprovado ,elogiado, a regra, portanto e simples - premiar e recompensar as atitudes positivas e ignorar ou reprovar as negativas.
3.Etapa-Disturbios de conduta,desrespeito aos pais, colegas e autoridades,incapacidade de concentração,dificuldade para concluir tarefas,excitabilidade,baixo rendimento
Fazer só o que se quer e muito, mas agradável do que fazer o que se deve. Um exemplo seria uma criança que sempre tem tudo o quer e sempre atendida em seus desejos e etc. com o tempo ela passara a ser insuportável para as pessoas e fará pais de escravos, pois não teve limites e se nota nela o desinteresse pelos estudos, falta de concentração, falta de persistência, desrespeito pelo outro e etc. Essa crianças são freqüentemente confundidas com os que têm síndrome da hiperatividade por indicarem semelhante sintomas para isso.Então sem limites os pais estarão,dessa forma , com muita probabilidade,propiciando sérios problemas num futuro nem tão distante.
4.Etapa-/agressões físicas se contrariado,descontrole problemas de conduta,problemas psiquiátricos nos casos em que há predisposição
A falta de limites de forma crescente,pode ocasionar que a criança tenha problemas de ajuste social. A criança pode desenvolve quadros de doença psiquiátrica. As crianças crescem e viram adolescentes cheio de gestos e vontades que não aprendem limites o que ocasionou um desequilíbrio não se aos pais mas para sociedade como casos de adolescentes que invadem colégios e armados matam seus colegas e professores.Mas importante e cria desde de cedo na criança o ideal que o mundo depende de relacionamento social estáveis , e lutar pelo que desejam(claro sem violência) honestamente, claro essa tarefa e cansativa mas e a melhor forma.
5.Por que não bater
Porque isso não ensinar a ter limites não resolve o problema da relação e bater e assinar seu próprio atestado de fracasso com educador.
6 O que a palmada realmente ensina e ....
A temer o maior, o mais forte ou mais poderoso, que comportamento agressivo e valido, agressão física e atividade normal, que oculta ou omitir fatos pode dar bons resultados.

Outros materiais