Buscar

O Homem e a Cultura resumo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Homem e a Cultura
CAP 1 
1. A atividade animal
 
Os animais se situam nos níveis, mas baixos da escala zoológica de desenvolvimento, como 
Exemplo, os insetos, tem ação caracterizada sobretudo pelos reflexos e instintos. E costume dizer que os instintos são ‘cegos’, ou seja, é uma atividade que ignora a finalidade da própria ação.
O ato humana voluntario, ao contrario, e consciente da finalidade,isto e, o ato existe antes como
Pensamento,como uma possibilidade,e execução e resultados da escolha dos meios necessários.
Nos níveis mais altos da escala zoológica temos animais que não agem exclusivamente por resultados de reflexos e instintos tenha características dos atos inteligentes.Que certos animais aprendem a lhe dar com situações que são expostos como pega uma fruta com ajuda de um caixote ou uma vara como no caso do macaco,mas o animal não inventa o instrumento,não aperfeiçoa, não conserva o uso posterior.
2. Atividade Humana 
O trabalho humano e a ação dirigida por finalidade conscientes,a resposta aos desafios da natureza,na luta pela sobrevivências com a noção de experiências o homem produz conhecimento 
 Que pode ser repassado, a diferença entre homem e animal não são apenas grau,pois enquanto o animal esat envolvido na natureza, o homem e capaz de transformá-la,assim e possível a existência da cultura.
3.Cultura e humanização
A cultura e o processo pelo qual o homem acumula as experiências que vai sendo capaz de realizar,e portanto um processo de autoliberação progressiva do homem .
o mundo resultante da ação humana e um mundo que não mais podemos chama de natural,pois se encontra cada vez mais humanizado,ou seja, transformado pelo homem.Significa que,pelo trabalho, o homem se aoutoproduz, o trabalho e a condição de transcendência e portanto, e a expressão da liberdade.Enquanto o animal e permanece sempre na mesma essência. 
A característica humana mas perfeita e mais nobre: a capacidade do homem de produzi sua própria historia.
4.Cultura e Linguagem
O homem e um ser dotado da capacidade de falar o que o distingue claramente do animal. Mas pode mas dizer que de certa forma os animais tem linguagem. Mas a diferença na linguagem dos animais esta em que eles apenas conhecem o índice e não o símbolo, em outras palavras a linguagem animal visa a adaptação a uma linguagem concreta diferente do homem que e um abstrato da situação. A linguagem permite ao homem o distanciamento dele do mundo por meio de representação simbólica e abstrata ,se o homem não desenvolve e enriquecer a linguagem,torna-se incapaz de compreender o mundo que o cerca, mas também de agir sobre ele.
5.Comunidade dos homens
A ação dos homens e uma ação coletiva, trabalho e executado como tarefa social, e a palavras toma sentido pelo dialogo. A recusa de se comunicar e ainda um modo de comunicação. O mundo que nascemos o mundo cultural onde ao nasce encontramos valores já dados. As diferenças que existem no comportamento modelo em sociedade e resultado da maneira pelo qual o homem organiza as relações de trabalho.Mas como a massificação pode ser decorrentes da aceitação sem critica dos valores impostos pelo grupo social,também e verdade que a vida autentica só pode ocorre dentro da sociedade e a parti dela. Então a sociedade e a condição da alienação e da liberdade do homem.
Cap2
A linguagem como atividade humana
A linguagem e produto da razão e só pode existir onde há racionalidade, um dos instrumentos principais na formação do mundo cultural, pois e ela que nos permite transcender a nossa experiência.No momento em que damos nome a qualquer objeto da natureza,nos o individuamos o nome tem capacidade de torna presente para a nossa consciência o objeto que esta longe de nos,assim fixa na nossa memória.Pela linguagem, o homem deixa de reagir somente ao presente, ao imediato, passa a poder pensar o passado e o futuro e com isso, a construir o seu projeto da vida.
Estruturas de linguagem
 
Toda linguagem e um sistema de signos. O signo e uma coisa que esta em lugar de outra,sob algum aspecto.
Tipos de signos
Se a relação e de semelhança(Temos um signo do tipo ícone. Ex: desenhos que tenha semelhança com objetos com objetos representados
Se a relação e de causa e efeito(uma relação que afeta a existência do objeto ou e por ela afetada, temos um signo do tipo índice.
Se a relação e arbitraria(regida simplesmente por convenção. Como exemplo: a cor preta simbolizando luto a aliança no dedo anular da mão esquerda simbolizando a condição de casado.
E a partir dessas definições vemos que o homem e o único capaz de estabelecer signos arbitrários, regidos por convenções sócias. Por isso dizemos que o mundo humano e simbólico.
Elementos de linguagem
Precisamente por ser um sistema de signos, toda linguagem possui um repertório,alem disso se regras e combinação desses signos.E como podemos os usar juntos ou não. Para ultimo passo devo estabelecer regras de uso dos signos. Se quando conhecemos o repertorio dos signos as regras de combinação e as regras de uso desses signos e que podemos dizer que dominamos uma linguagem.
3.Tipo de linguagem
São linguagens que foram criadas pelo homem como a matemática, linguagem de computadores e etc. As estruturas têm linguagem, mas flexíveis que outras.
4.Linguagem,pensamento e cultura
Existem diferentes tipos de linguagem como visto no item anterior, agora veremos o pensamento e seus tipos e depois a cultura.Pensamento concreto se forma a partir da percepção,pensamento abstrato eu estabelece relações(não perceptíveis),para cada tipo de pensamento há um tipo de linguagem adequado. A bem do pensamento , a linguagem também mantêm estreita a relação com a cultura,exemplo e a influencia dela nos produtos do pensamentos do homem sob a forma de ciência.

Outros materiais