Buscar

1383806 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR 0 214030

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Alves do Rocio Deise
Moreira Batista Noemi
Uninter
Resumo
O filme (Tarja Branca) apresentado faz a análise que brincar é importante para a aprendizagem infantil. Oferece a sociedade à oportunidade de conhecer métodos aplicados para o desenvolvimento afetivo, social, comportamental da criança, como o lúdico age no convívio das crianças com as outras, a importância dos brinquedos e jogos desenvolve o convívio em sociedade, regras, aflorando a imaginação lúdica da criança, crescendo adultos criativos. Mostra também como a sociedade em que vivemos esta substituindo as brincadeiras ao ar livre, por brinquedos digitais, crianças crescendo enjauladas em um mundo fechado, pais trabalham muito e tem pouco tempo para suas crianças. Nessa pesquisa� é analisado a importância que o brincar tem no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, e no seu desenvolvimento integral.
Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Educação Infantil.
O brincar abre novos caminhos, a pedagoga Maria Amélia Pereira (no filme Tarja Preta), afirma sobre a importância do brincar na educação infantil, sendo assim quando a criança brinca aprende melhor, ela se sente bem, tranqüila e sem medos, quando a criança abre a mente para novos conhecimentos e assim facilita sua aprendizagem.
Tendo seu espaço na escola para brincar fica mais a vontade se sente com mais prazer e isso incentiva a querer ir para a escola. Não adianta forçar a criança a aprender e sim é preciso descobrir meios que incentivem a buscar conhecimentos e que tenha vontade própria em aprender.
Brincar ensina a criança a se desenvolver para o seu futuro, quando uma criança participa de um jogo onde há regras, limites, tempo, essa criança já esta desenvolvendo responsabilidades, e sabe que na vida essas regras são rígidas no nosso dia-a-dia. 
Na educação infantil é tão importante esse brincar, o processo de aprendizagem é mais profundo e rápido, uma criança que brinca principalmente com outras crianças ela desenvolve afeto, atenção, criatividade, habilidade, raciocínio, sabe expressar melhor seus sentimentos, crescem adultos bem melhor resolvidos.
Na fase da educação infantil é onde temos a base da criança ao darmos um brinquedo em sua mão, esse ato pode despertar o interesse de outro colega em querer o mesmo objeto, ali podemos trabalhar na criança a partilha, o dividir, onde a criança aprende a cima de tudo ter afeto e generosidade, não sendo uma pessoa egoísta. Ao por em sua disposição um brinquedo de montar, ao montar a criança vai desenvolver seu raciocínio, habilidade, criatividade. 
Vejamos como simples gestos, brincadeiras podem aguçar sua capacidade. Muitas crianças já na infância demonstram sua aptidão, o que serão no futuro.
Crianças que brincam têm facilidade em compartilhar, se relacionar com outras, deixam nas brincadeiras muitas frustrações, muitas vezes trazidas de casa.
A brincadeira esta presente no dia-a-dia da criança, se não é realidade, é o que deveria ser, tanto em casa como na escola. Ao brincar a criança troca com as outras pequenas experiências, conhecimentos, ensinando umas as outras, assim estão se preparando para o futuro, aprendem a brincar em conjunto, dividir. As brincadeiras como jogos ensinam à criança as regras, persistência, como ela pode ultrapassar obstáculos, um simples ato de brincar pode ensinar muitas coisas.
Temos sim que frisar a importância nas escolas infantil de brincar, implantar esse mundo lúdico, explorar a imaginação das crianças colocarem os pais dentro das escolas, mostrando aos pais o quanto eles são importantes no desenvolvimento dos seus filhos, mostrando o que a criança tem potencial e como podemos ajudar essas crianças como ser humano.
A Psicóloga Maria Irene Crespo Gonçalves, ressalta o emocional da criança, como devemos nos portar frente eles. Como o simples ato que o pai ou mãe pode aplicar ao chegar a casa, sentar um tempo com seu filho, brincar um pouco, perguntar como foi na escola, pegar um brinquedo e simplesmente brincar com a criança. Pode ter certeza que uma hora que vocês passam juntos no dia podem refletir para uma vida toda. Essa criança vai ter mais confiança, afeto, vai se sentir amada, a criança requer tão pouco, amor e atenção. A escola hoje deve incluir em seu modelo, a atuação dos pais dentro da escola. Algumas adotam um dia do mês para uma visitação dos pais, para mostrar não só o ambiente que seu filho esta aprendendo, mas os métodos usados pelos professores para ensinar e estimular a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. 
Nas reuniões os professores passam para os pais como fazer uma ponte da escola para casa, em como os pais podem desenvolver em suas casas atividades tão simples, mas que para a criança é grandiosa. 
Uma das preocupações é a falta de espaço que as crianças têm nos dias de hoje, começando em casa, poucas tem um quintal para brincar, nas ruas esta inviável deixar as crianças. Muitos pais recorrem aos eletrônicos para distrair seus filhos, onde não é nada saudável.
Só que essa realidade infelizmente não é só em casa, mas se repete, e é na escola. Nos dias de hoje cada vez mais cinza, somente um pátio de esportes e nada mais. 
Criança precisa de espaço, natureza, para aflorar sua imaginação. A criança solta a natureza ela raciocina mais, imagina, realmente viaja, em um mundo de faz de conta, muitas com um pedaço de pau imagina tanto um cavalo como uma espada para brinca de cavaleiro, isso mostra como a criança já desenvolveu a capacidade de raciocinar, e que os objetos já estão simbolizados em sua mente. Brincando ao ar livre ela tem a oportunidade de manusear objetos, correr, com um simples galho de árvore na mão a criança solta sua imaginação, ela adquire a sensação de liberdade, a brincadeira fica menos inibida, pois se sentem com liberdade, brincam com mais prazer, poucos mostram cansaço diante das atividades tão essencial para a infância e para vida toda. 
As atividade brincadeiras ao ar livre deve ser compreendidas nas escolas não somente como simples brincadeiras, mas sim como uma atividade educacional que serve tanto para o desenvolvimento físico e mental das crianças desenvolvendo habilidade, criatividade, raciocínio, mostrando como simples atividades fora da sala de aula também tem importância para o desenvolvimento e aprendizagem infantil.
Em todo esse processo não podemos esquecer a importância do professor pedagogo, como ele é importante no desenvolvimento emocional e intelectual da criança, formando sua personalidade, desenvolver um bom plano de aprendizagem para as crianças, passando boas experiências, ensinando linguagem. Aplicando em seu plano de aula jogos importantes que desenvolvam as habilidades das crianças para seu bom desenvolvimento, daí a importância do professor.
Educação de qualidade não significa somente estar em sala de aula, mas sim ter espaço de lazer para aumentar a vontade própria de cada um a estudar, a brincar é fundamental facilita tanto para o aluno quanto para o professor, criança feliz aprende melhor. 
Sendo assim o ato de brincar se torna indispensável para complementar o desenvolvimento infantil, pois a criança se sente a vontade para si mesma buscar novas descobertas tornando-se elas mais preparadas e aptas a seguir, tornando-se um adulto competente e com facilidade para se interagir na sociedade, nos dias de hoje que exige muita habilidade e experiência e é na infância que serão preparados para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia.
Referencias
Filme tarja branca / watch?v=ujtwdecux3w
� Relato

Outros materiais