Buscar

Apol Gestão da Qualidade Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s): Gestão da Qualidade / Gestão de Micro e Pequenas Empresas
APOL: Atividade Pedagógica Online 01
Questão 1/5
Um estudo intitulado: o DNA dos vencedores, publicado na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, listou 18 características importantes ao empreendedor de sucesso. A partir da análise da frase de efeito apresentada a seguir, identifique a característica representada:
“O pote de ouro está logo ali”.
	D	Detectar oportunidades.
Questão 2/5
O bom entendimento da diferença entre método e ferramenta nos auxilia na condução dos processos organizacionais com qualidade e no gerenciamento pelo controle da qualidade. Podemos definir __________ como a sequência lógica empregada para atingir o objetivo desejado, enquanto __________ é o recurso utilizado no método. Portanto, o que resolve os problemas produtivos e operacionais é __________ e não __________. 
Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, as expressões necessárias para completar o parágrafo acima.
	B	método, ferramenta, o método, a ferramenta.
Questão 3/5
De acordo com o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a palavra: empreendedor se origina do latim imprendere, que significa decidir, realizar tarefa difícil e laboriosa. Sobre o conceito de empreendedorismo, avalie as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
I. O empreendedorismo está relacionado à ação.
III. Empreendedores mobilizam recursos.
IV. Empreendedores correm riscos para iniciar negócios.
	D	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Questão 4/5
Um dos fatores-chaves que um empreendedor sempre busca é a inovação. Ela é resultado em parte de sua criatividade. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao empreendedorismo.
( ) Uma organização tende a ser inovadora se composta por pessoas criativas.
( ) A criatividade é essencial apenas para a caminhada empreendedora do indivíduo.
( ) Um tipo de criatividade identificado é a pura, que tem por característica ser mais pessoal, lúdica e presente em vários momentos da vida.
( ) Bloqueios mentais são fomentadores da criatividade, pois direcionam os pensamentos para a resolução de questões relevantes.
Agora, marque a sequência correta:
	D	V – F – V – F
Questão 5/5
As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas. Sobre o gerenciamento pelo controle da qualidade, observe as sentenças a seguir e assinale a que tem como descrição a SOMA SINÉRGICA.
	D	Significa que a soma das partes não representa o resultado final, que é sempre maior. Assim, quando dizemos que existe sinergia entre os elementos significa que obteremos um resultado melhor do que se utilizássemos cada elemento individualmente
APOL: Atividade Pedagógica Online 02
Questão 1/5
As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas. 
“É uma estruturação, um método em que neles são elencados procedimentos de realização que se traduzem em quatro fases distintas: planejar, fazer, checar e agir.” De acordo com o que estudamos, sobre Gerenciamento da qualidade, qual método foi descrito acima? Assinale a alternativa que correta.
	B	Ciclo PDCA.
Questão 2/5
Schneider (2012) considera que a inovação é a mais pura manifestação do empreendedorismo, pois é quando se parte de um sonho para a ação, quando a criatividade se transforma em algo novo. Sobre a inovação, analise as definições a seguir:
I. A inovação pode ser encarada como um processo de aprendizagem organizacional.
II. Inovação é um resultado de um esforço de time.
III. Inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa para gerar riqueza.
IV. As organizações inovadoras são aquelas que se aproximam do limite do caos.
Sobre as definições listadas, são corretas as:
	B	Afirmativas I, II, III e IV.
Questão 3/5
Para se compreender o valor da qualidade para as organizações e clientes, deve-se entender a evolução desse conceito, o significado da qualidade a partir de seus atributos e o impacto que causa sobre as atividades das organizações e das pessoas. De acordo com o que vimos sobre o histórico da qualidade, assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome que preenche as lacunas do parágrafo a seguir. 
O controle da qualidade emergiu nos Estados Unidos. A história do desenvolvimento da qualidade como sistema administrativo, ou seja, integrante dos objetivos e metas das organizações, permitiu que as organizações obtivessem diferenciais competitivos, dada a utilização desse controle. O panorama da qualidade começou com __________, que trabalhava para as Forças Armadas dos Estados Unidos, como estatístico, na produção de maquinaria de guerra, cujo objetivo era obter a maior qualidade possível. __________ praticou todos os passos que hoje se observam no desenvolvimento e na manufatura de produtos.
	A	Shewart.
Questão 4/5
Dolabela (1999), citado por Scheider e Branco (2012), aponta oito erros que os empreendedores precisam evitar ao considerar as oportunidades. Um desses erros é a paranoia. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as características da paranoia.
	B	Viver com medo de que alguém roubará a oportunidade pode fazer com que ela seja esquecida pelo empreendedor e deixe de ser aproveitada.
Questão 5/5
Um conceito bastante trabalhado na Administração é referente a pirâmide das necessidades de Maslow. Sobre a pirâmide, analise as afirmativas a seguir
I. Quanto maior a probabilidade de uma necessidade estar na base da pirâmide, maior será o número de clientes potenciais do negócio.
III. Os níveis da pirâmide, de baixo para cima, indicam que quanto maior for o nível, maior será a especialização.
São corretas:
	D	Afirmativas I e III, apenas.

Outros materiais