Buscar

3 -Tratados internacionais - 29-10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

I – Tratados Internacionais – incorporação no sistema jurídico Brasileiro.
II – Hierarquia dos tratados Internacionais no Brasileiro.
Conceito;
Os tratados internacionais são acordos obrigatórios e vinculantes celebrados entre sujeitos de Direito internacional. A convenção de Viena concluída em 1969 serve como lei dos tratados. Os tratados internacionais só se aplicam aos Estados que consentiram com a sua adoção, não criam obrigações aos Estados que com eles não consentiram, ao menos que preceitos constantes do tratado tenham sido incorporados pelo costume internacional.
Reservas,
 Os tratados internacionais permitem que sejam formuladas reservas, as reservas constituem uma declaração unilateral feita pelo Estado quando da assinatura do tratado, com o propósito de excluir o efeito jurídico de certas previsões do tratado. Não tratados que conflitam com o ordenamento jurídico desde que não seja o objeto único do tratado. 
Incorporação dos tratados no Brasil; Art. 84
O tratado pode somente ser assinado por um chefe de Estado, nunca de governo. A C.F de 88 determina que é de competência privativa do presidente da república celebrar tratados, convenções e atos internacionais sujeitos a referendo do congresso nacional mediante decreto legislativo. Consagra-se assim a colaboração entre poder executivo e o poder legislativo na conclusão de tratados internacionais para se aperfeiçoar. Após a aprovação do congresso nacional é promulgado por decreto presidencial, com a publicação do texto em português no órgão de imprensa oficial passando a produzir todos os efeitos. 
Hierarquia dos tratados internacionais;
De acordo com o art. 5 parágrafo 3º da constituição, os tratados internacionais que tenham por objeto direitos humanos e forem aprovados em cada casa do congresso nacional em 2 turno (4 votações) e aprovados em cada os turno por 3/5 dos votos dos membros do congresso nacional serão equivalentes as emendas constitucionais. 
Caso o tratado internacional tenha por objeto Direito Humanos, mas não foram aprovados pelo mesmo procedimento do parágrafo 3º do art. 5 da C.F, ingressarão no ordenamento jurídico com força de norma supralegal. Ex. pacto de São José da costa Rica.
Caso o tratado internacional não tenha por objeto Direitos humanos ingressaram no ordenamento jurídico a nível de lei ordinária. 
Assistir “Batismo de Sangue” (filme), fazer uma resenha, manuscrito e individual.

Outros materiais