Buscar

Educaçao ambiental (RESUMO DE QUESTÕES)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
* Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes. Quais são os componentes?	Utilitário, comunicação e psicológico.
* A concepção de desenvolvimento sustentável se liga fundamentalmente: ao compromisso da geração atual com as gerações futuras.
* A chave para a sobrevivência da população humana é o desenvolvimento de interações sustentáveis com a biosfera. Isto exige: Crescente suporte em fontes de energia renováveis.
* Nos últimos anos a população tem crescido de forma constante e assustadora e mesmo considerando a redução da taxa anual de crescimento, a estimativa é que a população cresça para 9,2 bilhões de pessoas até 2050. Este crescimento traz grandes impactos sobre o mundo natural. Qual das alternativas abaixo representa um impacto natural causado pelo crescimento populacional?	 Extinção de espécies não domesticadas.
* Conforme Funiber (2009), tendo em conta que a sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens ____, capazes de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e à satisfação de necessidades das gerações vindouras. Assinale, os bens na lacuna: ambientais.
* Segundo Miller Junior (2008), o uso de subsídios governamentais (alívio de impostos) para incentivar formas ambientalmente sustentáveis de crescimento econômico e o emprego de impostos diferenciados maiores para desencorajar formas nocivas e não sustentáveis de crescimento econômico poderiam ser considerados como estratégias para implementar o (a): Desenvolvimento econômico sustentável.
* É considerada a Primeira Conferência sobre Educação Ambiental. Contribuiu para precisar a natureza da Educação Ambiental, definindo seus objetivos, características, recomendações e estratégias pertinentes ao plano nacional e internacional. A afirmativa refere-se à: Conferência de Tbilisi
* Qual alternativa abaixo, não diz respeito a nenhum evento ambiental relacionado a educação ambiental? Rio Oil & Gás, 1996
* A cidade de Estocolmo (Suécia) sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em ____________ que foi a primeira conferência temática da ONU e reuniu representantes de 113 países (Pelicioni, 2009). 1972
* A Conferência do Rio, ou Rio-92, como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced ou Earth Summit), veio contrariar os que gostam de tornar as coisas mais complicadas. Através do capítulo 4, Seção IV da Agenda 21, a Rio-92 corroborou as recomendações de Tbilisi para a EA. Ficou patente a necessidade do enfoque interdisciplinar e da prioridade das seguintes áreas de programas:	Reorientar a educação, aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente e promover o treinamento.
* Sobre a Educação Ambiental no Brasil na década de 1960 é correto afirmar que: Continuava não sendo discutidos problemas fundamentais como a poluição, o zoneamento das atividades urbano-industriais, entre outros.
* Assinale a afirmativa incorreta: A cidade do Rio de Janeiro sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972 que foi a primeira conferência temática da ONU.
* O talento físico e mental das pessoas que fornecem trabalho, inovação, cultura e organização estão relacionados a: recursos humanos
* As desigualdades sociais são um tema de preocupação entre os articuladores das estratégias de educação ambiental em países em desenvolvimento. Acerca desta questão, assinale a afirmativa FALSA.	 O problema das desigualdades não está na distribuição, mas na escassez de riquezas.
* Sobre as consequências da desigualdade social, que produz tantos flagelos, é CORRETO afirmar que:	 A não ser que os governos adotem oportunamente medidas corretivas, o crescimento econômico pode ficar distorcido, o que decerto contribui para a destruição da diversidade biológica e cultural e para o esgotamento dos recursos naturais não renováveis.
* Maquinário, equipamentos e produtos, cujas feituras envolvem recursos naturais e humanos estão relacionados a qual tipo de recurso abaixo: Manufaturado
* Pagnoccheschi et al. (2002, p.101) informa que existe diferença quanto à postura quando se pretende educar "para o meio" e educar "a partir do meio". A primeira proposta pode ser simples demais ao limitar a nossa percepção para realidades imediatistas. A segunda ideia é mais ampla e nos insere integralmente no contexto ambiental, em vez de nos colocar como simples expectadores. Com base nessas considerações é correto afirmar que: Nós somos o próprio ambiente e fazemos parte das interações ecológicas
* No atual modelo de desenvolvimento, a sociedade rica explora ao máximo a natureza para satisfazer às necessidades luxuosas ou supérfluas, enquanto os mais necessitados a deterioram para prover-se com o mínimo requerido para a subsistência. Com isso, o século XXI começa com uma crescente tensão _________ Qual alternativa completa a frase? Socioambiental
* Aponte abaixo quais temas devem ser integrados entre economia, política, ecologia e sociedade: Sustentabilidade e crescimento econômico
* O Rio Paraíba do Sul possui um histórico de vários incidentes que levaram a mortandade de peixes, contaminação da água usada para o abastecimento, além de problemas para pescadores e para a qualidade de vida da população. Uma empresa foi flagrada liberando resíduos químicos nas margens deste Rio. A quantificação da emissão desses resíduos, poderia ser usada para planos de gestão regional e pode ser classificada como um indicador de: Controle de impacto.
* De acordo com o Decreto nº 6.101 de 2007, que trata das atribuições do Ministério do Meio Ambiente, que envolvem questões como: a preservação, conservação e utilização sustentável de ecossistemas, preservação e conservação da biodiversidade e das florestas, instrumentos econômicos e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, os __________________________ são ferramentas indispensáveis para acompanhamento e definição das políticas, ações e estratégias do Ministério do Meio Ambiente, por que são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas. A opção que melhor completa o texto acima é: Indicadores ambientais
* O uso de indicadores como instrumento para a tomada de decisões políticas é uma prática habitual em setores como economia, educação e meio ambiente. Acerca dos indicadores utilizados na gestão do meio ambiente, é CORRETO afirmar que: Programas de acompanhamento biológico têm como principal objetivo o monitoramento de populações da fauna e da flora.
* Assinale a opção INCORRETA no que se refere aos indicadores ambientais: O Brasil ainda não dispõe de dispositivos legais necessários para a consolidação de nossa Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), faltando ao nosso país indicadores ambientais.
* No Brasil, a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, desde 1981. Em relação a este instrumento, podemos afirmar que: Inclui procedimentos capazes de prever, identificar e interpretar, possíveis impactos ambientais de uma proposta (projeto, programa, plano ou política) e propor alternativas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes