Buscar

Glossário Biologia Molecular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GLOSSÁRIO EM BIOLOGIA MOLECULAR
Dar as definições dos termos abaixo utilizados em biologia molecular, utilizando referências bibliográficas.
Atividade exonucleásica: Propriedade da enzima em clivar ligação fosfodiéster no interior de uma molécula de DNA. Exemplo: enzimas de restrição, "tesouras moleculares".
Atividade endonucleásica: Propriedade da enzima de clivar ligação fosfodiéster na extremidade de uma molécula de DNA. Atividade de RNAase e DNAse. Enzimas com essa capacidade são utilizadas para degradar moléculas que não nos interessam.
Extremidade abrupta: Produzida por algumas enzimas de restrição, também chamada de extremidade cega por não apresentar nucleotídeos em cadeia simples.
Extremidade coesiva: Produzida por algumas enzimas de restrição, apresenta um pequeno número de nucleotídeos em cadeia simples e permite a ligação a outro fragmento de DNA pela complementariedade das bases.
Fluorocromo: Corante fluorescente usado para corar amostras biológicas, emite energia luminosa quando excitado por radiação luminosa adequada. Usado para marcações. Usado em PCR em tempo real, Southern-Blot.
Fragmento Klenow: Conserva a capacidade de polimerização e a atividade exonucleotídica no sentindo 3’ – 5’, é a maior parte do fragmento polipeptídico das proteases (que cortam a polimerase I em dois fragmentos).
Transformação bacteriana: A transformação bacteriana é o processo de inserir um vetor, recombinante ou não, numa bactéria. Dado que os vetores conferem em geral novas características à bactéria – tais como a resistência a dados antibióticos -, a bactéria é dita transformada. 
Vetor circular: Vetor fechado, não permite a ligação a um fragmento de DNA. DNA extraído de bactérias, purifica e comercializa. 
Vetor linearizado : Vetor digerido por uma enzima de restrição específica, permite a ligação a um fragmento de DNA compatível com as extremidades. Aberto por uma enzima de restrição.
Quimera: Molécula de DNA recombinante que contém sequências gênicas de origens diferentes. Duas moléculas que tem origens diferentes, como Escherichia coli com insulina (tem seu DNA e o DNA estranho).
Polimorfismo DNA: Variabilidade que existe em uma região do DNA em uma determinada população. Diferenças na sequência de bases sem consequências patológicas diretas. Alelo com frequência na população geralmente >1%. Mutação tem porcentagem menor de polimorfismo. Usado em medicina forense e teste de paternidade: regiões polimórficas são herdadas dos nossos pais.
Transposons: Ou transposão (elemento de transposição ou transpóson) é uma sequência de ácido desoxirribonucleico capaz de se movimentar de uma região para outra em um genoma de uma célula. (Prêmio Nobel de Medicina 1983, descoberto por Barbara McClintock). A possibilidade de se inserirem dentro de genes do próprio organismo pode causar diversas doenças, bem como ser fone de uma nova informação genética.
Promotores eucarióticos: Nos eucariontes, o RNA é produzido no núcleo, e os RNA que codificam proteínas devem ser transportados para o citoplasma para tradução dos ribossomos.  A maioria dos procariontes possui uma única RNA polimerase para transcrição de todos os tipos de RNA, já os eucariontes possuem três RNA polimerase. Cada RNA polimerase é responsável pela transcrição de uma classe específica de genes. O TATA box é um dos principais promotores eucarióticos.
Promotores procarióticos: Seqüências específicas reconhecidas pela RNA polimerase - que direcionam a transcrição de genes. Nos procariotos, o promotor apresenta duas sequências importantes para o reconhecimento, localizadas a -10 e -35 nucleotídeos do ponto de início da transcrição (denominado por convenção como +1).
Operon: É uma organização gênica. Vários genes são necessários ao mesmo tempo para realizar uma determinada atividade e podem estar ligados sob o controle de um único conjunto de genes regulatórios.
Genes estruturais: Conjunto de genes que codificam a síntese de proteínas com funções relacionadas, como várias enzimas de uma determinada via metabólica.
Genes regulatórios: Gene que apresenta papel regulatório, servindo como sítios de ligação para fatores de transcrição e polimerase. Encontra-se a uma determinada distância do operon, tem seu próprio promotor e codifica o repressor.
Melting: Desnaturação, dissociação do DNA em altas temperaturas (90-100 C) ou pH extremos (menor que 3 ou maior que 10).
Códon: Conjunto de 3 bases, específico para um determinado aminoácido.
RNA Splicing: Splicing ou processamento é o processo de remoção de íntrons do RNA mensageiro (no caso, o RNA transcrito primário).
Upstream: "A montante". Para a extremidade 5' da molécula de RNA. Ao considerar o DNA de cadeia dupla, a montante é para a extremidade 5' da cadeia codificadora para o gene em questão.
Downstream: "A jusante". Downstream e upstream se refere à uma região no RNA ou DNA, relaciona-se com 5-3' (direção que a transcrição do RNA acontece). Para a extremidade 3' do RNA. A jusante, no DNA, fica voltado para a extremidade 3'. Devido a natureza antiparalela do DNA, a extremidade 3'da estrutura helicoidal da matriz está upstream do gene e a extremidade 5' está downstream.
Mini satélites:
Micro satélites:
Fingerprinting: Impressão digital do DNA, isto é, a partir da análise do DNA de um organismo, este pode ser identificado ao nível do adulto. Compara fragmentos de DNA, é "tipagem de DNA". É uma técnica muito utilizada na investigação criminal para identificar criminosos a partir de resíduos de DNA (pele, sangue, esperma, cabelos, etc) ou em testes de paternidade para identificar os pais (mãe e pai). A PCR e a eletroforese obtêm padrões de bandas (caso se utilize gel) ou de picos (por sequenciadores automáticos). Os perfis obtidos são comparados com um padrão e os indivíduos são identificados.
Polimerases
Primers ou iniciadores
Anelamento
Plasmídeos
RFLP (polimorfismos de tamanho de fragmentos de restrição)
Gel agarose
Substância Tampão
Gel de poliacrilamida
DNA genômico
DNA plasmidial
Transcriptase reversa

Outros materiais

Perguntas Recentes