Buscar

metodologia de estudo e pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Metodologia da Pesquisa
UNIDADE 2
Nome:	 
Curso: Especialização em Gestão Pública 
Enunciado 
Após a leitura da unidade 2 do Livro Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração, fazer a Atividade 2:
Atividade 2: elaborar um pequeno resumo das ideias centrais contidas em cada tipo de conhecimento descritos na unidade (máximo 5 linhas para cada um). Digitar o resumo (.rtf) e postar na Atividade 2.
Resposta
Conhecimento popular (empírico ou senso comum): produzido a partir da experiência, disseminado no meio da população, comum, compreensível por qualquer pessoa e aceito por todos(senso comum). É o conhecimento obtido pelo acaso, de experiências causuais, pelas diversas tentativas de acertos e erros, independente de estudos, de pesquisas ou de aplicações de métodos. É fonte eterna de inspiração para a ciência e não pode ser desprezado.
Conhecimento religioso (teológico): relacionado com a fé e a crença no divino, tendo sua origem na inspiração e não na razão. Manifesta-se diante do mistério ou algo oculto que provoca curiosidade, estimulando a vontade de entender o que se desconhece, mas que não pode ser verificado, pois se apoia em fundamentos sagrados.
Conhecimento filosófico: são questionamentos (quem é homem? De onde vem e vai ? e outros) que os filósofos fazem sobre o homem e o Universo em busca da compreensão desses fenômenos. Filosofia significa etimologicamente philos: amigo e sophia: sabedoria ou capacidade de perceber o certo e o errado, debatendo a verdade, falsidade, bem e o mal.
Conhecimento científico: obtido por procedimentos metodológicos que possibilitam investigar a realidade de forma organizada, ordenada, seguindo etapas, normas e técnicas, por meio de aplicação de métodos preestabelecidos, buscando responder como e porque os fatos e fenômenos, ou seja, resulta da pesquisa metódica e sistemática da realidade dos fatos.
Bibliografia.
Zanella, Liane Carly Hermes, Metodologia de estudo e de pesquisa em administração, Florianópolis: Departamento de ciências da Administração/UFSC;[Brasília]: CAPES: UAB, 2009.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes