Buscar

Resenha - Demarcação científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEMO, P. Demarcação Científica. In: ______. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995. p. 15-40. 
 Pedro Demo é graduado em Filosofia e é doutor em Sociologia pela instituição teuta Universität Des Saarlandes e possui pós-doutorado em UCLA (Estados Unidos) e UEN (Alemanha). Atuou como professor pela UNB, se dedicou em Política Social e assim como Metodologia Científica. Com uma vasta literatura publicada.
 Relacionado com a ciência social, e um dos assuntos que está abarcado pelo mesmo é que o nome do livro visto em questão. A partir disso demonstra-se um certo processo dialético na própria obra em si, a partir de considerar a ciência formal, aquela que se cisma em rigor dos métodos e das mensurações contrapondo a ciência política que partilha de um interesse social, mesmo que esse não seja feito efetivamente por meio de uma práxis, em destituir a desigualdade.
 Contudo a intenção não é dispor-se dicotomicamente as ciências políticas x ciências formais, e sim a necessidade de acopla-las, para compreender como um todo. É necessário amentar que o intuito seria beneficiar a sociedade, e o produto destas “duas partes” é expressivo para a ciência, que essa na realidade, utiliza-se de conjunções dialéticas, necessárias para a sua construção que advém de um processo histórico, teórico e empírico, como fundamenta a discussão.
 Pode se aferir deste capítulo um tom marcante, à medida que aparentemente demonstra-se criticar o cientista que tem por base a formalidade, apesar de que também revele algumas falhas no cientista social, pela qual tem o conhecimento das realidades sociais que se antagonizam, mas que não buscam a forma de homogeneizar a distribuição da riqueza, ao menos ameniza-las, ficando em muitas vezes como “capatazes” dos que detém o poder. Mesmo austero com suas delineações, apresenta aspectos importantes para se fazer ciência, com todos seus princípios... Acrescentando-a uma ótica sociológica parte da ciência de maneira que não contenha ideologia que deturpa o sentido real, o critério da discussão de ideias que podem ser contraditórias, mas também não descartando a quantização de dados, que poderão ser utilizados no processo e conclui-se que as leis podem sim se alterar.
Kauan Mateus Kubaski. Ciência Geográfica.

Outros materiais