Buscar

Simulado 1 História da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o trecho a seguir:
“Na verdade, o cinema ainda não era nascido quando a história se constituiu, aperfeiçoou seus métodos, parou de narrar para explicar. A “linguagem” do cinema revela-se ininteligível e, como a dos sonhos, é de interpretação incerta. Mas essa explicação não é satisfatória para quem conhece o infatigável ardor dos historiados, obcecados por descobrir novos domínios, sua capacidade de fazer falar até troncos de árvores, velhos esqueletos, e sua aptidão para considerar como essencial aquilo que até então julgavam desinteressante”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p. 79. 
De acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, acerca da relação entre a História e o cinema, assinale a alternativa correta
	
	A
	O cinema, diferente das fontes visuais em geral, constitui-se como uma forma de se conhecer parte da cultura de um período sem, porém, ser considerada como fonte.
	
	B
	O interesse do historiador pelo cinema enquanto fonte tem aumentado condição essa que se reflete num maior número de eventos relacionados ao tema.
	
	C
	Para o cinema ser considerado como uma fonte, necessita cumprir alguns requisitos, como ser um documentário por exemplo.
	
	D
	Depois da internet, pode-se considerar que houve uma perda na quantidade de pesquisas relacionadas ao cinema, sendo que desde então a cada ano diminui mais.
	
	E
	Em relação às fontes ligadas à arte, cinema constitui-se como o primeiro domínio de interesse dos historiadores, mais do que imagens, como a fotografia, por exemplo.
	
	
Questão 2/2 Na História do Brasil, existem alguns eventos históricos, como a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, que possuem as fotografias como fontes predominantes, quanto a isso, e de acordo com o texto-base Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, leia as afirmativas a seguir marcando V para verdadeira e F para falsa: 
( ) A fotografia é responsável pelo maior investimento já realizado no setor de documentação histórica no Brasil.
(  ) A Revolução Constitucionalista de 1932 e a campanha de Canudos também têm a maior parte da organização memorial baseada na utilização de fotografias.
( ) Em termos de preservação, outras imagens históricas, como os mapas, por exemplos, são mais valorizados do que a fotografia.
(  ) Enquanto fontes históricas, as fotografias que podem ser utilizadas são as dos álbuns de família e as oficias, pois têm sua legitimidade garantida. 
Agora, assinale a sequência correta: 
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – F –V – F
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F

Outros materiais