Buscar

Aula Teoria Geral do Processo TGP Primeira AP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
1. CONCEITO >
Segundo Fábio Alexandre Coelho1:
Teoria corresponde às noções gerais de uma arte ou ciência, cuja compreensão é baseada no estudo do conjunto de elementos essenciais, que estão organizados de forma racional, sendo, por isso, necessário e indispensável reconhecê-los. 
Teoria Geral do Processo: Conceito.
É um conjunto de conceitos sistematizados (organizados) que serve ao jurista como instrumento para conhecer os diferentes ramos do direito processual.
A TGP (Teoria Geral do Processo) como chamaremos a partir de agora, não dá um conhecimento imediato e direto de determinado ramo do direito processual, mas nos fornece instrumental necessário para conhecermos qualquer disciplina particular do direito processual.
O estudo dos problemas concretos de cada área processual faz parte de sua própria disciplina, nos cabendo aqui, somente, servir-se de uma disciplina instrumental.
Em princípio, a TGP como estudaremos seria destinada a apenas três searas processais (o processo civil, o processo penal e o processo do trabalho), mas também não há como negar o fato de que irradia também efeitos as demais áreas hoje conhecidas do processo, como o processo tributário, administrativo, constitucional, embora este último seja, muitas vezes, aquele ponto mais íntimo entre todas as áreas processuais.
O OBJETO DO ESTUDO DA TGP.
São os conceitos mais gerais do direito processual. Conceitos esses que servem de fio condutor para explicar o direito processual em geral.
FUNÇÃO DA TEORIA GERAL DO PROCESSO.
Serve para preparar os alunos para o estudo dos diversos ramos do direito processual, mediante o conceito de seus conceitos mais básicos.

Outros materiais