prova objetiva filosofia nota100 uninter
9 pág.

prova objetiva filosofia nota100 uninter


DisciplinaFilosofia46.754 materiais773.799 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A filosofia vai encontrar-se, pois, ao nascer, numa posição ambígua: em seus métodos, em sua inspiração, aparentar-se-á ao mesmo tempo às iniciações dos mistérios e às controvérsias da ágora; flutuará entre o espírito de segredo próprio das seitas e a publicidade do debate contraditório que caracteriza a atividade política.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego.   11ª ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000. p. 48.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, em seu inicio, as principais especulações filosóficas que surgiram em substituição aos mitos diziam respeito à ...
	
	A
	cosmologia e fenômenos biológicos.
	
	B
	pólis e fenômenos políticos
	
	C
	natureza e fenômenos físicos.
Você acertou!
[...] Por isso, podemos dizer que a filosofia, como pensamento que busca pensar a experiência humana de modo distinto do pensamento mítico, surgiu primeiramente entre os gregos. No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos diziam respeito à natureza e aos fenômenos físicos. (p. 23).
	
	D
	ágora e fenômenos intelectuais.
	
	E
	democracia e fenômenos sociais.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Considerando as diferentes modalidades de Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE) (religioso, escolar, familiar, jurídico, político, sindical, da informação, cultural), Althusser conclui que o aparelho ideológico de Estado escolar se converteu, no capitalismo, em aparelho ideológico dominante. Nessa condição, a escola tornou-se o instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção capitalistas.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em:  SAVIANI, Dermeval. História das id ideias pedagógicas no Brasil.  2ª d. Campinas: Autores Associados, 2008. (p. 394-395)
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, a escola é um dos meios de transmissão da ideologia burguesa capitalista, contribuindo para a manutenção do controle social. Numa  crítica à educação da classe dominante, a filosofia de Althusser serviu como base e inspiração para qual corrente pedagógica?
	
	A
	Liberal-renovadora
	
	B
	Crítico-reprodutivista.
Você acertou!
\u201cEm uma perspectiva althusseriana, a educação em geral, e a escola em particular, são veículos de transmissão da ideologia dominante [...]. Em função disso, a filosofia de Althusser (1985) serve de inspiração a uma corrente pedagógica chamada crítico-reprodutivista, designação motivada pela característica dessa linha pedagógica de denunciar o caráter ideológico da educação escolar [...]\u201d (p. 104)
	
	C
	Materialista-histórica.
	
	D
	Progressista-libertária.
	
	E
	Histórico-crítica.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A fenomenologia provê uma maior restauração cultural por reconhecer a validade das artes e das ciências na atitude natural, e também a validade do senso comum, da prudência na ordem prática. Há uma tendência racionalista no pensamento moderno que quer fazer da filosofia o substituto perfeito para todas as formas pré-filosóficas da razão, e a fenomenologia contraria essa tendência. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SOCOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. São Paulo, Loyola: 2004. (p. 72)
Conforme o texto e os conteúdo das aulas e livro da disciplina, a psicologia, aos poucos, como parte da filosofia, foi assumindo um papel mais importante, tendo se firmado, no século XX como uma ciência. A filosofia entrou, então, em crise e a fenomenologia surge como possibilidade de superar esse impasse. Sobre a fenomenologia, analise as sentenças a seguir:
 
I \u2013 Um dos objetivos de Husserl, ao elaborar suas proposições teóricas, era o de elevar efetivamente a filosofia ao patamar de ciência.
II \u2013 Uma das primeiras tentativas de atualizar a filosofia ficou conhecida como neokantismo, sendo a fenomenologia a segunda dessas propostas.
III \u2013 Ao se fazer ciência, a fenomenologia acabou por desprezar, em algumas instâncias, as contribuições da área das humanidades.
Agora assinale a resposta correta:
	
	A
	Está correta a sentença I apenas.
	
	B
	Estão corretas as sentenças I e II apenas.
Você acertou!
As sentenças I e II são corretas, visto que: \u201cCrítico do naturalismo e do historicismo, Edmundo Husserl (1859-1938) tinha o desejo de alçar a filosofia a um efetivo patamar científico. [...]\u201d (p. 121); \u201c[...] Nesse contexto, surgiram basicamente duas grandes propostas de superação "dos impasses ocasionados pela interpretação do psicologismo do conhecimento. A primeira delas foi oneokantismo. [...]\u201d (p. 120-121) e \u201cA segunda proposta vem de Edmund Husserl [...].\u201d (p. 121). Já a sentença III é incorreta, visto que a fenomenologia está pautada na área das humanidades enquanto \u201c[...] os positivistas, muitas vezes, foram longe demais, desprezando a contribuição das humanidades [...]\u201d (p. 83)
	
	C
	Está correta a sentença III apenas.
	
	D
	Estão corretas as sentenças II e III apenas.
	
	E
	Está correta a sentença II apenas.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. (p. 152)
A partir do texto e fundamentado no conteúdo e no livro-base da disciplina, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever \u201cEmílio, ou Da educação\u201d?
	
	A
	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação humana.
	
	B
	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação humana.
	
	C
	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e formação humana.
	
	D
	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
Você acertou!
\u201cApesar dessa crítica absolutamente pertinente, não podemos perder de vista o propósito de Rousseau ao escrever  Emílio ou Da educação. A obra, segundo seu autor, não pretendia apresentar um roteiro prático para pais e professores, mas sim estimular a imaginação, fazer com que as pessoas pensassem. [...]\u201d (p. 59)
	
	E
	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação humana.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
[...] "Educação é vida". "Escola Nova é um movimento renovador que se opera dentro da educação"; "Escola Nova, para John Dewey se caracteriza como 'uma mudança radical semelhante à mudança operada no sistema planetário'"; "os trabalhos manuais e o desenho são as duas matérias nas quais o aluno percebe grande atividade de realização"; "Dewey foi o grande defensor da Escola Ativa" [...].
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em:  CAMARGO, Marilena Aparecida Jorge Guedes de. Coisas velhas: um percurso de investigação sobre cultura escolar. São Paulo: Editora UNESP, 2000. (p. 108)
Ainda com base no texto, é possível dizer que o pensamento de Dewey esteve, no Brasil, fortemente representado no movimento chamado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. De acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, quais, entre os intelectuais a seguir, sofreram forte influência do pensamento pragmatista de Dewey?
	
	A
	Celso Vasconcelos, Celso Antunes e Rubem Alves.
	
	B
	Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
	
	C
	Ovide Decroly, Maria Montessori e Darcy Ribeiro.
	
	D
	Dermeval Saviani, Monteiro Lobato, Álvaro Vieira Pinto.
	
	E
	Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira.
Você acertou!
\u201c[...] Nesse período, vários intelectuais brasileiros,
Fidel
Fidel fez um comentário
Obrigado
0 aprovações
Fidel
Fidel fez um comentário
Obrigado me ajudou muito
0 aprovações
Carregar mais