Buscar

ativ 20419 helio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTIFÓLIO 01
Atividade da aula 01.
1 - Através das leituras realizadas, fale sobre a estrutura curricular da educação básica nos níveis:
Educação infantil:
A educação ocorre em todos os lugares, nas ruas, nos lares, nas escolas, na família e na própria sociedade em si, em todos os momentos o ser como humano recebe e transmite educação seja ela formal ou informal. Segundo a Lei das Diretrizes de Base (LDB), 1996, art. 01, pg.01:
A educação abrange os processos formativos eu e desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
 Dessa forma a educação é dever da família e do estado, a educação básica compreende em três estágios, a infantil, fundamental e médio. A Educação infantil é a primeira etapa, é o estagio pela qual a criança desenvolve seus processos perceptivos, interativos, formativos, intelectuais e sociais. Assim a (LDB)1996, art.29, pg.13, enfatiza que: 
A Educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5(cinco) anos, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Portanto a educação infantil é de estrema importância para os processos de formação e de preparação da criança para o bom convivo em sociedade. Sendo assim o currículo abrange um conjunto de experiências, de saberes que trazem consigo a busca do caminho ideal para a criança. Na educação infantil a linguagem e a brincadeira são elementos articulados entre os saberes e o conhecimento. Portanto a linguagem é considerada como a oralidade que se materializa e as brincadeiras como elementos pedagógicos construtores de conhecimento de forma planejada e espontânea.
Educação fundamental:
O ensino fundamental obrigatório, com nove anos, pois é a continuidade da educação infantil, pois tem o objetivo de desenvolver a capacidade de aprendizagem, escrita e calculo. Pois a Constituição Federal em seu art.227, pg.128, enfatiza que:
 
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Dessa forma o ensino fundamental engloba conteúdos da vida e da própria sociedade, constituindo se em valores sociais e significativos para os jovens, estabelecendo relação direta com a ECA e articulando os saberes da escola com o da sua realidade, acarretando em desenvolvimento de aprendizagem real e significativa, se constituindo se em atitudes e valores sociais.
Ensino médio:
O ensino médio materializa se no ultimo estagio da educação básica, sua finalidade é preparação para a cidadania e o trabalho. De acordo com a LDB, 1996, art.35, pág., 15.
Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação bá​sica, com duração mínima de 3 (três) anos, terá como finalidades: 
I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimen​tos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; 
II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas con​dições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; 
III – o aprimoramento do educando como pessoa hu​mana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
Portanto o ensino médio tem como objetivo garantir o direito a inserção social e o trabalho, sendo a preparação do educando para a vida, para a sociedade, para o convívio social, para ser pensante e critico. 
Qual a intenção das Diretrizes curriculares? Explique com suas próprias palavras.
A Lei das Diretrizes de Base (LDB) foi pensada em 1932, quando os pioneiros da educação já exigia do poder publico, ela foi articulada como projeto em 1948 e a1° lei LDB foi em 1961, 2 ° em 1971 e a 3° em 1996, ela se materializa como um conjunto de laços na qual busca a formação do ser humano. Denominada como conjunto de segmentos para a produção de conhecimento significativo. 
Atividade da aula 02. (máximo 30 linhas)
1 – Disserte sobre as duas tendências que influenciaram e ainda influenciam as propostas curriculares educacionais.
As praticas de Ensino tradicional não esta voltada para a formação do ser como um ser humano critica social e transformador, sua finalidade é a preparação do indivíduo para as praticas sociais e de interesses burgueses, ou seja, o mercado de trabalho. Dessa forma fica claro que o liberalismo tradicional funciona na pratica da adaptação do individuo com o sistema burguês, o alienando e negando o direito de pensar por si. Sendo assim sua pratica ou metodologia mecanicista esta no deposito de informação, na fixação e na decoreba. Essa educação torna o professor disciplinador autoritarista o centro do universo, sendo o professor o detentor de conhecimento, o homem que sabe tudo e os alunos aqueles que não sabem nada. Contudo Sua finalidade é associada ao positivismo, se preocupando com a produção de conhecimento isolada na qual não é para a vida mais sim para a vida profissional e trabalho, não promove a criticidade a interatividade e a relação horizontal entre professor aluno, promove apenas a mão de obra. As tendências técnicas tendiam de forma dualista a sociedade, para as famílias que detinha capital eram oferecida as universidades, para a classe trabalhadora apenas o ensino profissionalizante, as especializações e as capacitações técnicas. Sendo assim o tecnicismo dualista da ênfase com a finalidade de criar mão de obras qualificadas para a gigantesca expansão industrial capital, atendendo ao anseio dos capitalistas e consolidando o currículo ao interesse de produtividade capitalista para as grandes multifuncionais. No Brasil o tecnicismo vai influenciar o currículo e a LDB entre os anos 60 e 70, as escolas técnicas surgiram para a preparação mercadológica rápida e qualificada.
Atividade da aula 03.
Disserte sobre currículo e os três eixos de sua organização.
Currículo e cultura: o currículo é um conjunto de atividades e conteúdos a ser desenvolvido pelos educadores para com os educandos nas unidades escolares, o currículo possibilita um maior desempenho e flexibilidade para o processo de construção de conhecimento significativo. Sendo assim currículo e a educação estão inter-relacionados profundamente com a cultura e com o conjunto de valores sociais e morais. Dessa forma o currículo esta ligado a pratica social do individuo, na transformação social e na valorização de suas múltiplas manifestações, essa relação compreende a realidade, observe a realidade e transforme a realidade. Sendo assim, o currículo e cultura se interrelaciona com as múltiplas expressões culturais e sociais pela qual valoriza a identidade e a territorialidade, contribuindo para a construção de identidade, direcionando o ser para a criticidade, a investigação e a compreensão de sua cultura e da pluralidade cultural.
Currículo e Poder: O poder esta ligado a todas as relações de força presente na sociedade, a correlação entre o currículo e o poder se estabelece em todos os aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Evidentemente o currículo escolar é uma doutrina alienadora que beneficia somente a uma classe social “dominadora”, criando assim uma divisão e ao mesmo tempo um embate de classe em prol de uma educação humanizadora, mas o currículo atual viabiliza e estabelece o processo de ensino aprendizagem apenas para os interesses neoliberais. Dessa maneira toda relação é de poder, isso significa claramente que o currículo esta no centro das disputas de poder, as classessociais dominantes e as dominadas, os opressores e as oprimidas; as classes opressoras dominantes modelam e trabalham o currículo para a reprodução e a aceitação, ou seja, a alienação do ser como forma de trabalho, interessando apenas que uma classe se submeta a si, sendo que explore a mão de obra e a mental; de outro lado às dominadas oprimidas que compreendem a educação (currículo) para a transformação social, lutam por uma educação contra hegemônica, uma educação que liberte que produza conhecimento significativo, que compreenda a identidade, a criticidade, a cultura e a compreensão da realidade.
Currículo e ideologia: Para CHAUÍ (1979) “A ideologia é produzida na produção intelectual e acadêmica”, escritores, educadores e movimentos sociais faz uma critica radical a proposta curricular brasileira, pois enfatizam que o modelo tradicional tecnicista é arma ideológica do poder hegemônico. Para MEZAROS “Educação para Além do Capital” a educação atual não forma consciência, não é critica e muito menos transformadora, não humaniza, não se materializa, não é humana, mas sim mecânica e reprodutora. Portanto a ideologia se faz a partir da negação do não pensar, vem da alienação e reprodução, o poder da classe dominante esta no ato de não pensar, de não ser critico e de não compreender a realidade. Dessa forma o currículo, poder e ideologia estão interligados nas seguintes condições; quem tem o poder pode de forma impactante pregar a sua ideologia e dominar de forma intelectual se impondo somente com o intelecto. 
Atividade da aula 04.
1 – A escola segundo Veiga (2002), é uma instituição social constituída de duas faces. Quais são elas? Fale sobre cada uma.
A educação deve ser compreendida além da escola, a educação esta presentes em todos os espaços e em todos os contextos sociais. A escola é um instrumento de construção de conhecimento e de socialização, sua finalidade e prepara o individuo para a sociedade, assim ela se divide em duas faces, conservadora e progressista. A escola conservadora tem como papel principal formar o homem para atividades sociais trabalhistas. O professor se torna o detentor do conhecimento cientifico mediado pelo livro didático, os alunos condicionados como telespectadores na qual não criam e não dialogam com a realidade, os conteúdos são dados e condicionados como verdade absoluta. A escola progressista tem por si a ideia da emancipação humana, da omnilateralidade, da transformação e da dialética marxista, na qual compreendem que tudo se relaciona, as realidades se relacionam se transformam quantitativamente, tornando o homem como o centro do universo. O professor se torna elemento de construção de conhecimento, pesquisam constroem conjuntamente a aprendizagem e estuda de acordo com a realidade do educando, onde todo compreende e constrói conjuntamente a aprendizagem significativa. 
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.
 MÉZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo, 2005.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. – Brasília: MEC / SEF, 1998. Vol. 1
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
Chauí, Marilena (1979) O que é ideologia Brasiliense, São Paulo.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

Outros materiais