Buscar

prova discursiva inst.org.est. c.c emp.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DRIGO DOS SANTOS RAMOS - RU: 1393907 Nota: 86 PROTOCOLO: 201607221393907A4A376
Disciplina(s):
Corporações e Contexto Empreendedor
Instituições e Organização do Estado
Data de início:	22/07/2016 18:50
Prazo máximo entrega:	22/07/2016 19:50
Data de entrega:	22/07/2016 19:32
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Existem várias possibilidades ao se conceituar termos relacionados ao empreendedorismo. Cada autor e em cada época destaca algumas palavras que são essenciais para elaborar um versão teórica do que seja empreendedor, empreendimento e intraempreendedor.
Após a leitura do texto, responda:
Conceitue e diferencie: empreendimento, empreendedor e intraempreendedor.
Nota: 20.0
PADRÃO DE RESPOSTAS:
Empreendimento: é o projeto iniciado pelo empreendedor, seja ele uma empresa, um curso superior, a compra de um carro ou mesmo a compra de uma empresa já existente. É um negócio iniciado e tocado pelo empreendedor.
Empreendedor: pessoa que inicia um empreendimento, que tem a iniciativa para fazer uma ideia sair do papel e tornar-se realidade. É o indivíduo que age para transformar sonhos em realidade, sejam esses, os seus sonhos ou de pessoas a ele ligadas. É aquele que compra uma empresa, a administra com vistas a produzir lucros e resultados.
Intraempreendedor: termo relativamente novo no mercado, é utilizado para designar o indivíduo que embora atue como empregado, pensa como patrão, tem iniciativa e força de vontade com vistas a levar sua empresa a maior sucesso e consequentemente ter mais sucesso em sua carreira também.
Resposta:
Empreendedor é todo cidadão que começa algum negocio ,seja ele pequeno, médio, ou grande.
Empreendimento é aquilo em que o empreendedor investe seu tempo . é dinheiro.
Intraempreendedor se trata de um funcionário que pensa e age, como se fosse dono da empresa em que trabalha.
Questão 2/5
Uma definição adotada sobre o empreendedor é de que ele é o responsável por reunir todos os fatores de produção e descobrir no valor dos produtos a reorganização de todo capital que ele emprega, o valor dos salários, o juro, o aluguel que ele paga, bem como os lucros que lhe pertencem. Sendo assim, surgem definições como intraempreededor.
Dê um exemplo de como se manifesta o intraempreendedorismo nas empresas.
Nota: 20.0
O aluno deve deixar claro que de acordo com Schneider e Branco (2012, p. 29) o intraempreendedor é uma pessoa que empreende na empresa em que trabalha, que faz a caminhada empreendedora em uma organização da qual é um colaborador.
Assim, o aluno pode apresentar situações em que funcionários implementam mudanças/inovações em produtos/serviços da empresa.
Resposta:
Manifesta no colaborador de forma instantânea, cabe o gestor estar atento é incentivar.
intraempreendedorismo na empresa é de total importância para todos envolvidos,desde do seu superior ate seus colegas de trabalhos.
Questão 3/5
Falamos da relação das instituições com a sociedade e da relevância das instituições para a vida. Assim, elabore um pequeno texto abordando os principais papéis que as instituições cumprem na organização do Estado em que vivemos.
Nota: 6.0
a) O papel delas é estrutural, na medida em que são as instituições que compõem a estrutura orgânica do Estado.
b) O papel das instituições é econômico, na medida em que são as empresas que garantem o funcionamento das atividades produtivas nos países capitalistas.
 
c) As instituições são regras imutáveis aplicáveis a todos os membros de uma sociedade.
d) As instituições existem para garantir o controle da sociedade pelas classes dominantes.
e) Na teoria institucionalista o termo “instituição” não se limita à ideia de “pessoa jurídica” (como o Estado ou a empresa). As instituições são sistemas e regras criadas pelo homem e que influem nas trajetórias de desenvolvimento econômico e social.
Resposta:
As Instituições são muito importantes para a sociedade em geral, desde que a sociedade deixou de ser individualista e passou a viver em sociedade, nós garantindo direitos e deveres ,Ela as Instituições tem alguns dos seu principais papéis.
a manutenção e a ordem em geral.
Questão 4/5
Uma das definições de empreendedorismo bastante utilizada é a de Schumpeter (1982), que diz que a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades do negócio, sendo o empreendedor ligado a sempre criar novas formas de uso de recursos. São então identificados dois tipos de empreendedores: por oportunidade e por necessidade.
Explique como se dá os tipos de empreendedores: por oportunidade e por necessidade.
Nota: 20.0
O aluno deve deixar claro que de acordo com Schneider e Branco (2012, p. 29) o empreendedor por necessidade empreende por falta de alternativa satisfatória de ocupação e renda, ou seja, ele precisa empreender, pois não poderá sobreviver e dar sustento a seus familiares, o que leva a empreendimentos menos inovadores e mais concorridos de uma forma geral. Já o empreendedor por oportunidade, também conhecido por empreender por desejo, é um tipo de caminhada mais planejada, calcada na razão e menos influenciada pela emoção advinda da pressão de necessitar empreender, sendo esse considerado o com mais chances de sucesso.
Resposta:
Os empreendedores por necessidade se dá por uma situação financeira não tão boa , muitas vezes até por impulso, algo sem planejamento , feito por impulso.
Os empreendedores por oportunidade pesquisam o mercado em que vão estar entrando , tem planejamento , vê que muitos outros não vêem,correm risco calculados.
Questão 5/5
A Lei nº 9.279/96, que regulamenta as patentes de invenção no Brasil, foi o resultado de pressões internacionais para que o Brasil protegesse com mais vigor os direitos dos inventores. Esta regulação traz vantagens consideráveis ao dono de uma criação intelectual. 
Elenque algumas das vantagens concedidas ao criador intelectual a partir da proteção trazida com a regulação dos direitos autorais.
Nota: 20.0
Os avanços tecnológicos não serviam apenas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Eles também se prestavam a dar às empresas e às nações vantagens competitivas sobre as demais.
1)o Estado protege o inventor por um certo período (geralmente 20 anos). Após este prazo o invento se torna de domínio público, com todos os seus detalhes acessíveis aos interessados.
2)o “Direito da Propriedade Industrial” minimiza os efeitos da imaterialidade das invenções por meios legais, buscando garantir o uso exclusivo pelo titular da patente.
3)O desrespeito à patente, graças à evolução das leis, possibilita ao titular da invenção obter indenizações, destruição dos produtos fabricados indevidamente, além de punições na esfera criminal.
Resposta:
 O criador intelectual terá o direito sobre sua invenção num prazo determinado, 20 anos
neste período ninguém poderá usar sua invenção e criação.

Outros materiais