Buscar

Aula 3 - Testes Psicométricos e Projetivos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
A origem dos testes projetivos e o conceito de projeção
Christyne Toledo
*
*
Origem dos Testes Projetivos
"Métodos projetivos" é uma expressão criada por L. K. Frank em 1939 com um artigo no Journal of Psychology "Os métodos projetivos para o estudo da personalidade" (Citado por Anzieu, 1981, p. 15). 
Os testes projetivos compartilham a hipótese que a percepção está sempre intermediada por elementos singulares à cada sujeito, sendo por estes modelada em maior ou menor grau.
*
*
Origem dos Testes Projetivos
Assim, quanto menos estruturados são os estímulos perceptivos, quanto mais estes se distanciam de formas conhecidas e de estímulos cotidianos, tanto maior será a intervenção dos elementos internos na estruturação da percepção.
Assim, a grande maioria dos testes projetivos avaliam aspectos da personalidade do sujeito.
*
*
Testes projetivos: algumas questões
Os testes projetivos se caracterizam pela apresentação ao sujeito de um material estímulo ambíguo; implicam em uma liberdade de pensamento e ação, objetivando abolir os critérios externos quanto ao valor das respostas evocadas. 
*
*
Os testes projetivos
Possuem um método próprio, devido a ambiguidade do material apresentado ao sujeito e pela liberdade que é dada ao avaliado para responder.
Ou seja, testes projetivos são um grupo de testes em que se usa o mecanismo de projeção para provocar a reação do examinando ao estimulo do teste.
*
*
Os testes projetivos
O método projetivo parte do fato de o examinando se projetar nas interpretações e elaborações, que tem de fazer no teste. Assim o examinador conclui dos conteúdos projetados nos testes, as propriedades, os problemas, as necessidades etc, do examinando.
Dessa forma, a essência do metodo projetivo é extrair do examinando algo que exprime, de varios modos, seu próprio mundo e sua personalidade.
*
*
Testes projetivos
1904 – Prova de associação de palavras de Jung;
1919 – Rorcharch – interpretação das manchas;
1920 a 1930 – uso do desenho e do relato livre com crianças;
1935 – nos EUA, Muray cria o TAT;
1949 – na Suíça, Koch publica o teste da árvore e Machover, EUA, o teste do desenho da pessoa;
*
*
Etimiologia
Sentidos da palavra projeção:
Dicionário: s.f. Ação ou efeito de projetar; lanço; arremesso.
Dicionário de Psicologia: projetar, fazer aparecer, significa botar para fora processos internos como propriedades de coisas externas. Significa também a transferência inconsciente de impulsos, erros próprios, desejos, sentimentos de culpa para outras pessoas, situações e objetos.
Num sentido propriamente psicanalítico: define a “operação pela qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro – pessoa ou coisa – qualidades, sentimentos, desejos e mesmo ‘objetos’ que ele desconhece ou recusa (em si)”(Laplanche & Pontalis, 2001: 374).
*
*
Projeção segundo Freud
1895, nos Estudos sobre a Histeria: repressão do conflito e conversão na histeria; negação da realidade, por ocasião de um sofrimento profundo;
1911- projeção: “Uma percepção interna é reprimida e, substituindo-a, seu conteúdo, após sofrer certa deformação, chega à consciência sob a forma de uma percepção vinda do exterior” ou a representação incômoda de uma pulsão interna é suprimida, depois esse conteúdo é deformado, enfim, ele retorna para o consciente sob a forma de uma representação ligada ao objeto externo (mecanismo de defesa inconsciente).
A projeção é a expulsão de um desejo intolerável e sua rejeição para fora da pessoa. Há projeção daquilo que não se quer ser;
*
*
Projeção segundo Freud
Freud amplia o conceito:
 A projeção entende-se como simples desconhecimento (e não mais a expulsão) por parte do sujeito de desejos e emoções não aceitos por ele como seus, dos quais é parcialmente inconsciente e cuja existência atribui à realidade externa (diminuir a ansiedade);
A essência da projeção está no deslocamento;
*
*
Projeção segundo Freud
Projeção como uma forma de compreender e estruturar o mundo externo, com base em aspectos psicológicos do indivíduo (mundo interno); abrange também conteúdos conscientes, aceitáveis e não reprimidos pelo sujeito.
*
*
Projeção para outros autores
Método projetivo substituído pelo aperceptivo, como uma forma de compreender e estruturar o mundo externo, com base em aspectos psicológicos do indivíduo (mundo interno) que abrange também conteúdos conscientes, aceitáveis e não reprimidos pelo sujeito.
*
*
Testes Projetivos
Características:
Como na clínica psicanalítica, nos testes projetivos, o sujeito se encontra em situação análoga de liberdade, apesar de um material prévio e de um inquérito posterior;
Vale aquilo que espontaneamente vem à consciência;
Número limitado de sessões: “psicanálise condensada”;
*
*
Testes Projetivos
Necessidade de proceder a um inquérito uma vez terminado o teste, a fim de apreender, ao vivo, a dinâmica psíquica pessoal que levou o indivíduo a fornecer as respostas tais como acabou de apresentar;
Sujeito revela indiretamente (material do teste) seu desejo ao psicólogo;
A transferência está mais livre do que na clínica;
Envolve-se rápido, mas por pouco tempo;
*
*
Origem dos Testes Projetivos
Assim, encontramos uma especificidade inerente a cada teste projetivo.
Ex: Teste de Apercepção Temática (1935), compunha-se em sua forma original, atualmente pouco utilizada, em vista de sua excessiva extensão, de 19 pranchas com motivos figurativos e uma prancha em branco. 
*
*
Origem dos Testes Projetivos
O TAT assim como outros projetivos temáticos, revelam os conteúdos significativos de uma personalidade: natureza dos conflitos, desejos fundamentais, reações ao ambiente, mecanismos de defesa, momentos-chave da história de vida. Tais são os jogos dramáticos, os desenhos ou relatos livres a serem completados.
Assim o sujeito pode neles projetar o que acredita ser, o que gostaria de ser, o que recusa ser, o que os outros são ou deveriam ser em relação a ele. 
Por essa via, somos essencialmente informados sobre as redes de motivações dominantes, presentes no indivíduo, sobre seus mecanismos de defesa, a "dinâmica do ego ..."
*
*
Origem dos Testes Projetivos
Neste sentido, apesar de não parecer cabível que técnicas projetivas se transformem em psicométricas, pesquisas de várias naturezas são sempre apropriadas e necessárias para que tais técnicas não sejam recebidas como meros estímulos subjetivos. 
Mas sabe-se que os testes projetivos têm ampla aplicação para investigação e diagnóstico da personalidade, sendo essenciais para a realização da avaliação psicológica. 
*
*
Origem dos Testes Projetivos
Seria perigoso acreditar na possibilidade de apreender a totalidade da personalidade com um só teste. Por isso, o psicólogo, ao fazer o levantamento de uma personalidade, recorre a pelo menos um teste temático e a um teste estrutural e ainda, naturalmente, ao exame intelectual, à entrevista clínica e a exames complementares (conhecimentos, interesses, aptidões específicas, lateralidade).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais