Buscar

Transporte do dióxido de carbono no corpo humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transporte do dióxido de carbono: O CO2 pode ser transportado no sangue de três modos principais:
 • dissolvido no plasma – devido à baixa solubilidade em água deste gás, apenas 8% são transportados por esta via;
 • combinado com a hemoglobina – uma percentagem relativamente baixa, cerca de 11%, deste gás reage com a hemoglobina, formando a carbaminoemoglobina (HbCO2);
 • como íon bicarbonato (HCO3-) – a maioria das moléculas deslocam-se como este íon, cerca de 81%. Naturalmente este processo de reação com a água é lento, mas pode ser acelerado pela enzima dos glóbulos vermelhos anidrase carbônica. Quando a pCO2 é elevado, como nos tecidos, a reação produz ácido carbônico (H2CO3), que se ioniza em HCO3-. Após a sua rápida formação no interior dos glóbulos vermelhos, o íon difunde-se para o plasma, onde é transportado até aos pulmões. Aí as reações são revertidas e o CO2 é libertado para os alvéolos. 
A forma mais comum de transportar CO2 pode ser representada pela reação química abaixo: CO2 + H2O ↔ H2CO3 ↔ HCO3- + H+
Como essa reação é uma grande produtora de íons H+ ela pode afetar o pH do sangue. Quando, por algum motivo, há uma elevação dos níveis de CO2 no organismo, há formação de mais íons H+ do que o normal. O acúmulo de íons H+ reduz o pH do sangue tornando-o ácido (acidose). A acidose pode inclusive afetar o transporte do O2. (ver A). Quando, por algum motivo, há uma redução dos níveis de CO2 no organismo, há formação de menos íons H+ do que o normal. A redução de íons H+ eleva o pH do sangue tornando-o alcalino (alcalose). A alcalose pode inclusive afetar o transporte do O2.

Outros materiais