Buscar

analise conjuntural e gestao conhecimento discur.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Análise Conjuntural e Cenários
Gestão do Conhecimento
Questão 1/5
A competitividade e o crescimento da organização têm sido considerados limitados, no curto prazo, pelo conhecimento e pela competência que a organização possui em um dado momento.
As áreas do conhecimento dedicadas à compreensão do processo de transformação dos conhecimentos individuais em ações direcionadas ao alcance dos objetivos organizacionais, à compreensão e à conceitualização da natureza do conhecimento organizacional são, respectivamente, a aprendizagem organizacional e o conhecimento organizacional.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 118-119
Com base nas informações, redija um texto dissertativo acerca da aprendizagem e conhecimento organizacionais como construtores que representam a capacidade da organização.
Nota: 16.0
	A aprendizagem e o conhecimento organizacionais se relacionam por um processo interativo de reforço mútuo. Enquanto a aprendizagem (o processo) produz novo conhecimento (o conteúdo), esse conhecimento gerado impacta na aprendizagem futura. Assim, espera-se o alinhamento entre os processos de aprendizagem organizacional e a criação de conhecimento com a estratégia organizacional. Também, o conhecimento e a aprendizagem têm se estabelecido com o objetivo de potencializar a utilização do conhecimento para gerar vantagens competitivas.
Resposta:A aprendizagem e o conhecimento são dois construtos que representam capacidades organizacionais relacionadas por um processo de reforço mútuo.Enquanto que aprendizagem produz novo conhecimento esse conhecimento gerado impacta na aprendizagem futura.Levando em consideração esse argumento espera-se um alinhamento entre os processos de AO e a criação de conhecimento com a estratégia organizacional.
Questão 2/5
“O desenvolvimento das tecnologias de informação provocou uma série de mudanças nas organizações. A tecnologia informatizou processos burocráticos, aumentando a eficiência e progressivamente passou a atuar nas mais diversas funções organizacionais. Organizações que operam no ambiente virtual possuem características distintas das tradicionais, resultantes de sua natureza digital, atuação global e atemporal. Este ensaio, tem como objetivo despertar a reflexão acerca das organizações virtuais e como se dá, ou não, sua aderência às abordagens e teorias organizacionais. É construído através da revisão das teorias organizacionais, desde a administração científica até a contingencial, e dos conceitos sobre a virtualidade e as organizações. As organizações virtuais são então confrontadas com as várias teorias organizacionais. Resultados indicam que as abordagens clássicas não são aplicáveis às organizações virtuais. Algumas concepções da teoria da burocracia são vistas como válidas. As abordagens contemporâneas parecem mais adequadas, mas alguns pontos encontram divergência, carecendo de futuros estudos. A influência de entidades não humanas nos processos, o aumento da qualificação dos trabalhadores e os níveis de descentralização de autoridade e poder são pontos importantes para futuros estudos.”
(Disponível em: <http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-adib-0917.pdf>. Acesso em 12/02/2016)
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 197-199
Considerando o surgimento das organizações virtuais, apresente algumas características que comprovem sua importância e benefícios dentro das necessidades do mercado e do setor consumidor.
Nota: 16.0
	Os participantes de uma organização virtual estão conectados pela tecnologia da informação para compartilhar recursos, habilidades, custos, competências, infraestrutura e processos de negócio. Uma organização virtual ocorre em resposta às necessidades do consumidor, sendo ela uma agregação temporária de organizações autônomas e possivelmente heterogêneas, concebida para prover flexibilidade e adaptabilidade às mudanças frequentes que caracterizam os cenários de negócios, oferecendo produtos ou serviços que não poderiam ser oferecidos a em tempo e com custo adequado por nenhum dos parceiros individualmente.
 
Resposta:Comumente o conceito de organização virtual é associado a ideia de uma sociedade de curta duração.Mas alguns relacionamentos não ter tempo definido para terminar algumas alianças estratégicas persistem além da vida útil anteriormente prevista.Entretanto ,essa característica de temporalidade pode afetar a confiança usualmente associada relacionada a relacionamento a longo prazo. 
Questão 3/5
Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto. Com base nesse contexto, descreva a diferença entre criação de comércio e desvio de comércio.
Nota: 0.0
	Criação de comércio – Consiste em os países-membros deixarem de produzir certos bens na medida em que podem adquiri-los, com menores custos, com os outros países-membros do acordo, Isso era algo antes impensado  devido ao elevado protecionismo sobre esses setores para evitar a entrada de produtos do resto do mundo.
Desvio de comércio – consiste na substituição de importações  de fora dos membros da  zona a custo mais baixo por importações dos países-membros a custo mais altos. Isso pode ocorrer se um ou mais membros aceitam elevar a taxação sobre o bem em resposta à solicitação de outros países-membros produtores desse bem e não tão competitivos como os bens feitos fora do bloco.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010. p.121-12
Questão 4/5
A concepção de cluster pode ser usada para denominar regiões onde se aglomeram empresas industriais de mesma natureza ou para denominar regiões onde se concentram centros de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de ponta. São exemplos históricos de clusters as cidades norte americanas Petersburg (cidade do aço) e Detroit (cidade do automóvel). Cite as principais vantagens competitivas dos Clusters.
Nota: 20.0
	Basicamente as vantagens competitivas dizem respeito a três aspectos: sustentar uma rede de fornecedores especializados; acesso ao mercado de trabalho comum; fomentar o vazamento de conhecimento.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010, P.68
Resposta:Sustentar uma rede de fornecedores especializados,acesso ao mercado de trabalho comum e fomentar o vazamento de conhecimento.
Questão 5/5
A partir da segunda metade do século XVIII surgiram os debates sobre comércio internacional que influenciaram a teoria econômica moderna. Até aquela época, o conhecimento acerca do comércio exterior derivava apenas dos escritos da escola mercantilista, que justificavam o comércio internacional pela oportunidade que ele oferecia de se obter um excedente na balança comercial o objetivo era o superávit comercial, que deveria ser atingido a qualquer custo. Cite os principais modelos de comércio internacional.
Nota: 20.0
	Modelo de Vantagens Comparativas; Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H) ;Modelo de fatores específicos.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010, P.16-27
Resposta:modelo publicado na década de 70 por Samuelson determina que o pais aloque mais trabalho para o setor em que tem mais abundância do fator fator especifico ou fixo.pois a produtividade marginal do trabalho e maior devido a abundância relativa ao fator escasso .Considera que só existem fatores específicos que só podem ser usados para a produção de certo bem.

Outros materiais