Buscar

MODELO DE AVALIAÇÃO

Prévia do material em texto

MODELO DE AVALIAÇÃO
DIREITO CIVIL I
1. Julgue, fundamentadamente, os seguintes itens:
a) Considera-se válida a limitação voluntária ao exercício de direito da personalidade, desde que não seja genérica e perpétua. Esta afirmativa não coincide com o literalmente previsto em artigo do Código Civil.
b) A partir do momento em que se admitiu juridicamente o pagamento de indenização decorrente de danos morais por ofensa a direito da personalidade, a extrapatrimonialidade deixou de ser reconhecida como característica dos mencionados direitos.
c) Considerando que ambos decorrem do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, não há equívoco em afirmar que os direitos da personalidade coincidem integralmente com os direitos fundamentais.
d) Se o estatuto da fundação não for elaborado no prazo assinado pelo instituidor, ou, não havendo prazo, em cento e oitenta dias, a incumbência caberá ao Ministério Público. Em tais casos, caberá ao juiz o exame do estatuto.
2. Julgue, fundamentadamente, os seguintes itens:
a) Considerando as concepções sobre o patrimônio, a teoria personalista (também conhecida como teoria do patrimônio de afetação) tem desfrutado da preferência dos doutrinadores nacionais.
b) Quando insuficientes para constituir a fundação, os bens a ela destinados serão, se de outro modo não dispuser o instituidor, incorporados em outra fundação que se proponha a fim igual ou semelhante.
c) O ato de dotação, declaração unilateral de vontade proferida pelo instituidor de fundação, tem como conteúdo mínimo a indicação dos bens destinados à entidade, bem como a sua finalidade.
d) Determina o Código Civil que os associados devem ter iguais direitos, não podendo o estatuto instituir categorias com vantagens especiais. Assevere-se ainda, de acordo com o disposto na Constituição da República, que ninguém pode ser obrigado a se associar e em a ser associado. Também de acordo com a Constituição, a extinção de uma associação depende de decisão judicial com trânsito em julgado.
3. A proteção dos direitos da personalidade não se estende às pessoas jurídicas. Julgue, de acordo com o disposto no Código Civil, a presente afirmativa.
4. Como o Código Civil disciplina a possibilidade de transferência da condição de associado?
5. Sobre as pessoas jurídicas, responda:
a) De acordo com o Código Civil como é caracterizado o abuso da personalidade jurídica?
b) Quais são os requisitos para a constituição de uma pessoa jurídica?

Continue navegando