Buscar

Aula (Abertura de Empresa) Constituição de Empresa (Prática 1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ABERTURA
DE
 EMPRESA 
*
*
Org. da Soc. Civil de Interesse Público (OSCIP).
 OSCIPs pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, instituídas por iniciativas de particulares, para desempenhar serviços sociais não exclusivos do Estado, com incentivo e fiscalização do Poder Público, mediante vínculo jurídico instituído por meio de termo de parceria. 
OSCIP é a palavra de ordem hoje, quando se fala em terceiro setor. Instituições do setor, estão sendo orientadas para se constituírem nas exigências da Lei 9790/99 e já sendo a documentação encaminhada para receber a referida qualificação. 
*
*
DECRETO No 3.100, DE 30 DE JUNHO DE 1999.
Regulamenta a Lei no 9.790, de 23 de março de 1999,
Art. 1o  O pedido de qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público será dirigido, pela pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos que preencha os requisitos, ao Ministério da Justiça por meio de requerimento escrito e apresentação de cópia autenticada dos seguintes documentos:
        I - estatuto registrado em Cartório;
        II - ata de eleição de sua atual diretoria;
        III - balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício;
        IV - declaração de isenção do imposto de renda; e
        V - inscrição no Cadastro Geral de Contribuintes/Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CGC/CNPJ).
*
*
Prestações de Contas
§ 1o  As prestações de contas anuais serão realizadas sobre a totalidade das operações patrimoniais e resultados das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.
§ 2o  A prestação de contas será instruída com os seguintes documentos:
        I - relatório anual de execução de atividades;
        II - demonstração de resultados do exercício;
        III - balanço patrimonial;
        IV - demonstração das origens e aplicações de recursos;
        V - demonstração das mutações do patrimônio social;
        VI - notas explicativas das demonstrações contábeis, caso necessário; e
        VII - parecer e relatório de auditoria nos termos do art. 19 deste Decreto, se for o caso.
*
*
Art. 19 do Dec.
Art. 19.  A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público deverá realizar auditoria independente..
        § 1o  O disposto no caput aplica-se também aos casos onde a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público celebre concomitantemente vários Termos de Parceria com um ou vários órgãos estatais e cuja soma ultrapasse aquele valor.60.000,00
        § 2o  A auditoria independente deverá ser realizada por pessoa física ou jurídica habilitada pelos Conselhos Regionais de Contabilidade.
        § 3o  Os dispêndios decorrentes dos serviços de auditoria independente deverão ser incluídos no orçamento do projeto como item de despesa.
        § 4o  Na hipótese do § 1o, poderão ser celebrados aditivos para efeito do disposto no parágrafo anterior.
        Art. 20.  A comissão de avaliação de que trata o art. 11, § 1º, da Lei nº 9.790, de 1999, deverá ser composta por dois membros do respectivo Poder Executivo, um da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e um membro indicado pelo Conselho de Política Pública da área de atuação correspondente, quando houver.
*
*
empresas públicas
As empresas públicas e as sociedades de economia mista são EMPRESAS ESTATAIS, isto é, sociedades empresariais que o Estado tem controle acionário e que compõem a Administração Indireta. 
Empresa pública é Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital exclusivamente público, aliás, sua denominação decorre justamente da origem de seu capital, isto é, público, e poderá ser constituída em qualquer uma das modalidades empresariais. 
*
*
Economia Mista
Sociedade de Economia Mista é Pessoa Jurídica de Direito Privado capital público e privado, por isso ser denominada como mista. A parte do capital público deve ser maior, pois a maioria das ações devem estar sob o controle do Poder Público. Somente poderá ser constituída na forma de S/A. Ambas, como regra, têm a finalidade de prestar serviço público e sob esse aspecto serão Pessoas Jurídicas de Direito Privado com regime jurídico muito mais público do que privado, 
*
*
empresa pública, sociedade de economia mista 
Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição , a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo,  somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista 
*
*
diferenças supramencionadas 
a)      São pessoas jurídicas de direito privado, voltadas para a exploração de atividade econômica ou para prestação de serviços públicos;
b)      A criação de ambas depende de lei específica autorizativa. Tal lei autoriza o Poder Executivo a, por ato um decreto proceder à instituição da entidade;
Foram três as diferenças supramencionadas, porém se faz necessário ressaltar que as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista possuem vários traços em comum veja abaixo alguns:
c)      O objeto das duas é o mesmo, a priori o objetivo é o de permitir ao Estado a exploração de atividades de caráter econômico, porém há Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista prestam serviços públicos;
d)     Os empregados de ambas são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), mas segundo o art.37, II, da CF.se faz necessária a realização de concurso público de provas ou de provas e títulos para a contratação de seus empregados públicos, com exceção dos seus dirigentes que são investidos em seus cargos na forma que a lei ou seus estatutos estabelecerem.   
  
*
*
artigo 173 da Constituição Federal
Diz o artigo 173 da Constituição Federal: 
“Ressalvados os casos previstos nesta constituição, a exploração direta de atividade 
econômica pelo estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança 
nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definido em lei”. 
*
*
características de uma empresa pública 
autonomia administrativa, liberdade de atuação mercantil na prática de atos do comércio, a contabilidade privada específica, o controle, a fiscalização limitada, a responsabilidade social perante a terceiros e a execução da garantia patrimonial As Empresas públicas seguem as diretrizes traçadas pelo governo bem como
programas de metas fixadas dentro do planejamento geral de suas realizações, mas assim como uma empresa privada, as Empresas Públicas devem sempre utilizar as formas mais práticas e eficientes de se atingir os seus objetivos. 
*
*
regime jurídico
A empresa pública também se submeterá ao regime jurídico privado, estando delineada no inciso II do artigo 5º do Decreto-lei 200/67, devendo possuir, da mesma forma, lei autorizando a sua criação. seu capital deverá ser eminentemente público, Não será unipessoal, podendo dois entes federativos associar-se. estará livre para constituir-se sob qualquer um dos modelos societários existentes,
*
*
 Regime Jurídico de Direito Privado
A atuação estatal pode se desenvolver pela forma direta, integrando a chamada, administração pública direta, integrada pela: União, Estados, Distrito Federal e Municípios; 
ou pela forma indireta, que engloba: autarquias, fundações, sociedades de economia mista e 
empresas públicas. 
*
*
O que é o Terceiro Setor?
O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público. 
*
*
Tamanho 
O terceiro setor possui 12 milhões
de pessoas, entre gestores, voluntários, doadores e beneficiados de entidades beneficentes, além dos 45 milhões de jovens que vêem como sua missão ajudar o terceiro setor. 
*
*
Entidades Beneficentes 
cuidam dos carentes, idosos, meninos de rua, drogados e alcoólatras, órfãos e mães solteiras; protegem testemunhas; ajudam a preservar o meio ambiente; educam jovens, velhos e adultos; profissionalizam; doam sangue, merenda, livros, sopão; atendem suicidas às quatro horas da manhã; dão suporte aos desamparados; cuidam de filhos de mães que trabalham; ensinam esportes; combatem a violência; promovem os direitos humanos e a cidadania; reabilitam vítimas de poliomelite; cuidam de cegos, surdos-mudos; enfim, fazem tudo. 
*
*
Fundos Comunitários  
Community Chests são muito comuns nos Estados Unidos. Em vez de cada empresa doar para uma entidade, todas as empresas doam para um Fundo Comunitário, sendo que os empresários avaliam, estabelecem prioridades, e administram efetivamente a distribuição do dinheiro. Um dos poucos fundos existente no Brasil, com resultados comprovados, é a FEAC, de Campinas. 
*
*
Entidades Sem Fins Lucrativos  
lnfelizmente, muitas entidades sem fins lucrativos são, na realidade, lucrativas ou atendem os interesses dos próprios usuários. Um clube esportivo, por exemplo, é  sem fins lucrativos, mas beneficia somente os seus respectivos sócios. Muitas escolas, universidades e hospitais eram no passado, sem fins lucrativos, somente no nome. Por isto, estes números chegam a 220.000. 
*
*
ONGs Organizações Não Governamentais  
Nem toda entidade beneficente ajuda prestando serviços a pessoas diretamente. Uma ONG que defenda os direitos da mulher, fazendo pressão sobre nossos deputados, está ajudando indiretamente todas as mulheres.Nos Estados Unidos, esta categoria é chamada também de Advocacy Groups, isto é, organizações que lutam por uma causa. Lá, como aqui, elas são muito poderosas politicamente.
*
*
Empresas Juniores Sociais 
Nossas universidades pouco fizeram para o social, apesar de serem públicas. É raro encontrar um professor universitário assessorando uma ONG com seus conhecimentos. Nos últimos anos, os alunos criaram Empresas Juniores Sociais, nas quais os alunos das escolas de Administração ajudam entidades. Algumas das mais atuantes são a FEA-Júnior da USP, a Júnior Pública da FGV, e os ex-alunos do MBA da USP.
*
*
isenção
De acordo com o artigo 31 da Lei n° 12.101/2009 “O direito à isenção das 
contribuições sociais poderá ser exercido pela entidade a contar da data da publicação da concessão de sua certificação”. Seguem alguns exemplos: 
1. CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
2. COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social 
3. PIS/PASEP 
4. INSS – parte patronal da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento 
*
*
TERCEIRO SETOR: IMUNIDADES E ISENÇÕES TRIBUTÁRIAS 
As entidades sem fins lucrativos são beneficiadas por regulamentações legais 
específicas que lhes concedem imunidades e isenções tributárias e previdenciárias. 
 A imunidade se caracteriza como proibição constitucional a entes políticos para 
tributar atos, fatos ou determinadas pessoas, enquanto que isenção é renúncia ou 
favor legal do Estado configurado pela desobrigação de pagamento de determinado 
tributo, observados os requisitos normativos de legislação específica. As diferenças 
*
*
1-IMUNIDADE 2-ISENÇÃO
1-Prevista na Constituição Federal.
2-Determinada, legislação infraconstitucional
1-Não pode ser revogada.
2-A qualquer tempo poderá ser revogada.
1-Inexiste fato gerador de obrigação tributária
2-A obrigação tributária ocorre, porém a entidade é dispensada de sua quitação
1-Inexiste direito de cobrar tributos.
2-Há o direito de cobrar tributos; no entanto por 
disposição legal, não é exercido.
*
*
Código Civil (art.966)
“Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços”
Empresário é o titular da Empresa, ou seu sujeito, portanto, aquele que tem iniciativa da empresa e que a dirige, juridicamente o sujeito de direito, em termos de representação.
Código Civil (art.966)
*
*
Natureza
NATUREZA DAS EMPRESAS
1. Divisão anterior ao Código Civil - 2003
 Atividade mercantil – comércio e indústria (Junta Comercial).
 Atividade civil – prestação de serviços (Cartório de Registro Civil das PJ).
2. Divisão após o Código Civil – 2003
Empresário.
Sociedade empresária.
Sociedade simples.
*
*
Jurisprudência
PESSOAS JURÍDICAS
1. Direito público interno
 A União.
 Os Estados, o Distrito Federal e os Territórios.
 Os Municípios.
 As Autarquias, inclusive as associações públicas.
 Outras criadas por lei.
PESSOAS JURÍDICAS
2. Direito privado
 As Associações.
 As Sociedades.
 As Fundações.
 As Organizações Religiosas.
 As Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada.
*
*
NATUREZA DAS EMPRESAS
NATUREZA DAS EMPRESAS
1. Divisão anterior ao Código Civil - 2003
 Atividade mercantil – comércio e indústria (Junta Comercial).
 Atividade civil – prestação de serviços (Cartório de Registro Civil das PJ).
2. Divisão após o Código Civil – 2003
Empresário.
Sociedade empresária.
*
*
NASCIMENTO DAS PESSOAS JURÍDICAS
Art. 45. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo
*
*
Art.1.039 a 1.092, Art.1.142
Empresário Individual, pessoa Física, exerce em seu próprio nome e sob forma de firma, atividade empresarial.
Empresário Coletivo, sob a forma societária, denominada sociedade empresarial.
Estabelecimento Empresarial, Complexo de bens organizado materiais e imateriais para o exercício da Empresa. 
*
*
Instituições Entes
ASSOCIAÇÕES
Art. 53. Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos.Parágrafo único. Não há, entre os associados, direitos e obrigações recíprocos.
FUNDAÇÕES
Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.
Parágrafo único. A fundação somente poderá constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência.
Empresário – (antiga Firma Individual)
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
*
*
Firmas Individual
Empresário – (antiga Firma Individual)
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Autônomo – quem não é considerado empresário. Profissionais que atuam individualmente (sem sócios) são “autônomos” e, assim devem ser registrados.
Não se considera empresário: Aquele que exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. (parágrafo único do art. 966)
O elemento empresa refere-se à atividade desenvolvida pela organização, isto é, faz parte do seu objeto social, e de como ela está organizada para atuar.
*
*
Art.44 do Código Civil
Personalidade Jurídica do Est. Empresarial.
O estabelecimento não pode ser visto como sujeito de Direito.
Sujeito de Direito é o empresário, individual ou coletivo.
O estabelecimento é parte integrante do patrimônio social.
*
*
Distinção – Emp.e Estabelecimento
Empresa é um complexo de valores inclusive humanos, com atividade econômica organizada.
Estabelecimento, é o instrumento de que
se vale o empresário para a consecução da finalidade empresarial.
À luz da nova nomenclatura, o estabelecimento Comercial é agora denominado estabelecimento empresarial – Art. 1.142 do Código Civil.
À lu
*
*
Estab. Princi., Sucursal, Filial, Agência /Virtual
Estab. Principal, é o local onde emanam as diretrizes do Empresário.
Os outros são secundários. Sucursal, Filial e Agência.
Estab. Virtual, existem fundamentos doutrinários que contrapõem ao estab. Virtual, como uma realidade jurídica, por constituir-se o site em mais um elemento passiveis do fundo de empresas.
*
*
Estab. Patrimônio separado/Empre.Individual
O Patrimônio da sociedade é inteiramente autônomo do patrimônio dos seus sócios, e a estes não pertence.
Na Empresa Individual, vai haver a distinção entre patrimônio civil e patrimônio comercial, este ultimo não se reflete no plano jurídico, em razão da unidade patrimonial.
*
*
Autonomia
Considera autônomo aquele que atua, por conta própria (sem sócios) como profissional liberal (advogado, dentista, médico, engenheiro, arquiteto, contabilista etc.), que, na verdade, vendem serviços de natureza intelectual, mesmo que contém com o auxílio de empregados.
Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.
*
*
Diferença de Sucursal e Filial
A filial tem dependência da empresa mãe.
Filial é uma empresa “filha” ligada a outra empresa chamada “mãe”.
Sucursal é o estabelecimento ou representação comercial, de uma determinada empresa, sendo a sucursal desprovida de personalidade jurídica, e desenvolve na sucursal as atividades inerentes à empresa que ela representa.
Ou seja, filial é uma empresa que apesar de ser “filha” da empresa “mãe, tem personalidade jurídica e autonomia em suas ações.
E a sucursal além de não ter personalidade jurídica, desenvolve as atividades da empresa principal.
*
*
Agência
A empresa que agencia mão-de-obra temporária age como intermediária entre o contratante da mão-de-obra e o terceiro que é colocado no mercado de trabalho. A intermediação implica o preço do serviço que é a comissão, base de cálculo do fato gerador consistente nessas" intermediações ". O implemento do tributo em face da remuneração efetivamente percebida conspira em prol dos princípios da legalidade, justiça tributária e capacidade contributiva  
*
*
Alienação
Alienação tem diversos significados, pode ser uma cessão de bens, transferência de domínio de algo ou uma perturbação mental.
A alienação do estabelecimento empresarial foi pensada como importante mecanismo de manutenção da atividade empresarial e de preservação do interesse social da empresa, isto porque o trespasse do fundo de empresa se apresenta como solução a evitar a paralisação da sociedade empresária, mantendo-se os postos de trabalho, a produção de riquezas e a contribuição com o desenvolvimento econômico e social do país. 
*
*
DOAÇÃO COM RESERVA DE USUFRUTO.
O usufruto de bens é muito falado nas práticas comerciais e imobiliárias, mas poucos interpretam da maneira adequada este instituto jurídico. Quem nunca ouviu dizer acerca da famosa “doação com reserva de usufruto”, que os pais costumeiramente fazem para filhos? 
*
*
Usufruto
É um direito real de gozo ou desfruto de uma coisa alheia.O usufrutuário possui a coisa mas essa coisa não é dele, isto é, tem a sua posse, mas não a sua propriedad.
O Código Civil também estatui em seu artigo 1.391 que "o usufruto de imóveis, quando não resulte de usucapião, constituir-se-á mediante registro no Cartório de Registro de Imóveis". 
*
*
Arrendamento
O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização 
*
*
Arrendamento
Numa expressão popular, muda de dono, passando a integrar o patrimônio de outra empresa. Na cessão de quotas exclusivamente o quadro de a titularidade do estabelecimento permanece a mesma, alterando-se o quadro de sócios ou membro da sociedade. O trespasse é feito por meio de contrato escrito, providência indispensável para que produza efeito. Art. 1.144 do Cod.Civil.
*
*
Arrendamento Empresarial
O arrendamento de uma empresa é a operação pela qual o proprietário de um Estabelecimento empresarial (neste caso o arrendador) transfere para terceiro (arrendatário) o uso temporário desse estabelecimento mediante o pagamento de um valor previamente combinado.Segundo o referido artigo 1.144, para que o arrendamento tenha validade perante terceiros (fornecedores, clientes, órgãos de fiscalização, entre outros), é necessário a elaboração de um contrato escrito, que deve ser registrado na Junta Comercial e também publicado na Imprensa Oficial.  
*
*
Precauções 
Constituição da empresa – precauções iniciais:
Ao definir o endereço da atividade, verificar na prefeitura:
a) se o imóvel está regularizado e se possui HABITE-SE;
b) se as atividades a serem desenvolvidas no local, respeitam a Lei de Zoneamento do Município;
c) os pagamentos do IPTU referente ao imóvel;
d) no caso de serem instaladas placas de identificação do estabelecimento será necessário verificar o que determina a legislação local sobre o licenciamento das mesmas.
*
*
Precauções
Verificar junto à Vigilância Sanitária Estadual e Municipal se o estabelecimento e a atividade pretendida – relacionado à saúde - (bar, restaurantes, farmácias etc.), atende as exigências para funcionamento;
 Verificar junto aos órgãos do Meio Ambiente e de Controle de Atividades Poluentes (Estadual e Municipal), a possibilidade de estabelecer-se na localidade;
 Verificar as exigências do Corpo de Bombeiros;
 Tratando-se de imóvel alugado, negocie o preço do aluguel, data de pagamento, prazo de locação e demais cláusulas com o locador, na forma e condições compatíveis com o empreendimento;
 O contrato de locação deverá ser registrado no Registro de Títulos e Documentos
*
*
Tipos de Sociedades
Escolha do tipo de sociedade:
 Sociedade em Nome Coletivo;
 Sociedade em Comandita Simples;
 Sociedade em Comandita Por Ações;
 Sociedade Anônima;
 Sociedade Limitada.
*
*
Tipos de Sociedade
Escolha do tipo de sociedade:
 Sociedade em Nome Coletivo;
 Sociedade em Comandita Simples;
 Sociedade em Comandita Por Ações;
 Sociedade Anônima;
 Sociedade Limitada.
*
*
Restrições
Restrições:
A Sociedade Simples possui regras próprias que a regulamenta. Não pode ser constituída como Sociedade Anônima e Sociedade em Comandita por Ações.
A Sociedade Empresária, não possui regras próprias, devendo, necessariamente, adotar um dos tipos mencionados. 
*
*
Restrições
Nome da empresa (denominação social ou firma):
A sociedade limitada pode adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final “limitada” ou a sua abreviatura.
 
A firma será composta com o nome de um ou mais sócios, desde que pessoas físicas, de modo indicativo da relação social.
 
A denominação é formada com palavras de uso comum ou vulgar na língua nacional ou estrangeira e ou com expressões de fantasia, com a indicação do objeto da sociedade.
*
*
Restições
Nome da empresa (denominação social ou firma):
A sociedade anônima opera sob denominação designativa do objeto social, integrada pelas expressões “sociedade anônima” ou “companhia”, por extenso ou abreviadamente.
 
Pode constar da denominação o nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom êxito da formação da empresa.
*
*
Restrições
Nome da empresa (denominação social
ou firma):
A sociedade anônima opera sob denominação designativa do objeto social, integrada pelas expressões “sociedade anônima” ou “companhia”, por extenso ou abreviadamente.
 
Pode constar da denominação o nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja concorrido para o bom êxito da formação da empresa.
*
*
Restrições
Nome da empresa (denominação social ou firma):
O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero de atividade.
*
*
Documentos
Documentos necessários:
 Fotocópia do IPTU do imóvel;
 Contrato de locação registrado no Registro de Títulos e Documentos (se o imóvel for alugado);
 Fotocópia autenticada do RG dos Sócios;
 Fotocópia autenticada do CPF/MF dos Sócios;
 Fotocópia autenticada do comprovante de endereço dos Sócios;
 Se a atividade envolver prestação de serviços cuja profissão seja regulamentada, veridicar as exigências e formalidades do Conselho Regional quanto à elaboração do Contrato Social, formação societária e responsabilidades técnicas.
*
*
Obrigatoriedades
Cláusulas obrigatórias no Contrato social:
 tipo societário;
 qualificação completa dos sócios;
 nome empresarial (firma ou denominação social);
 objeto social;
 capital social;
 a quota de cada sócio no capital social;
 responsabilidade dos sócios (Sociedade Limitada);
 se os sócios respondem ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais (se for Sociedade Simples);
*
*
Obrigatoriedade
Cláusulas obrigatórias no Contrato social:
 nomeação do administrador e seus poderes (em contrato ou em ato separado);
 a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;
 sede e foro;
 prazo de duração.
*
*
Registro
Registro (constituição):
Junta Comercial (sociedade empresária):
Escolhido o tipo de sociedade, o próximo passo consiste em escolher o nome da empresa (firma ou denominação social) e fazer o pedido de busca na Junta Comercial. Esta busca é realizada mediante o pagamento de uma taxa.
 
 Em seguida, elaborar o Contrato Social em 3 (três) vias, todas as folhas deverão ser rubricadas e a última folha deverá ser assinada pelos sócios e advogado. Este contrato deverá ser entregue na Junta Comercial juntamente com os demais documentos exigidos pelo órgão.
*
*
Registro
Registro (constituição):
Receita Federal (sociedade empresária):
Todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas (empresário e pessoa física equiparada à pessoa jurídica), estão obrigadas a se inscrever na Receita Federal a fim de obter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ.
 
 Todas as informações sobre os procedimentos e documentação necessárias ao cadastro podem ser obtidas no site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br.
*
*
Regiatro
Registro (constituição):
Receita Estadual (sociedade empresária):
O registro na Secretaria da Fazenda é obrigatório aos contribuintes do ICMS, de modo que possam obter a Inscrição Estadual – IE. Contribuinte do ICMS é qualquer pessoa, natural ou jurídica, que de modo habitual ou em volume que caracterize intuito comercial, realize operações relativas à circulação de mercadorias ou preste serviços de transporte interestadual ou intermunicipal ou de comunicação.
 
O registro é feito, inicialmente, por via eletrônica (FAC – eletrônica), no site da Receita Estadual, www.receita.pb.gov.br
*
*
Registro (constituição):
Prefeitura Municipal (sociedade empresária):
Basicamente todas as atividades necessitam de autorização da Prefeitura Municipal (Alvará de Localização). O registro é feito através de requerimento.
 Na Junta Comercial existe “repartições” de todos os órgãos, o que permite que o processo de constituição seja realizado, integralmente, na própria Junta.
*
*
Registro
Registro (constituição):
Sociedade Simples:
Arquiva o contrato social no Cartório de Títulos e Documentos das Pessoas Jurídicas.
Documentos que acompanham o contrato social:
 Três vias do contrato social, com todas as folhas autenticadas pelos sócios, devendo a última ser assinada por todos os sócios e por advogado, com todas as firmas reconhecidas.
 Cópia do R.G. e CPF dos sócios.
 Cópia do comprovante de residência dos sócios.
 Pagar taxa de Constituição da sociedade (conforme capital social).
*
*
Registro
Registro (constituição):
Sociedade Simples:
Junto à Receita Federal e à Prefeitura Municipal, a Sociedade Simples segue os mesmos passos que a Sociedade Empresária.
*
*
INTRODUÇÃO
 Abertura de uma empresa não requer apenas técnica e capital, há todo um trâmite legal a ser seguido. Ele se refere à parte burocrática necessária para abertura formal do empreendimento.As orientações que você vai ver abaixo foram atualizadas, observando as regras impostas pelo novo Código Civil Brasileiro, que entrou em vigor no dia em 11 de janeiro de 2003. Elas também seguem as normalizações estabelecidas pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC).Ressalta-se, ainda, que as empresas constituídas com base na legislação anterior tinham prazo até 10 de janeiro de 2004 para se adequarem ao Novo Código Civil.Esse prazo foi prorrogado por duas vezes, no entanto as empresas constituídas a partir de janeiro de 2003 já deverão respeitar o disposto no referido código, bem como as empresas em processo de alteração ou encerramento de atividades.
*
*
INTRODUÇÃO
 Abertura de uma empresa não requer apenas técnica e capital, há todo um trâmite legal a ser seguido. Ele se refere à parte burocrática necessária para abertura formal do empreendimento.As orientações que você vai ver abaixo foram atualizadas, observando as regras impostas pelo novo Código Civil Brasileiro, que entrou em vigor no dia em 11 de janeiro de 2003. Elas também seguem as normalizações estabelecidas pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC).Ressalta-se, ainda, que as empresas constituídas com base na legislação anterior tinham prazo até 10 de janeiro de 2004 para se adequarem ao Novo Código Civil.Esse prazo foi prorrogado por duas vezes, no entanto as empresas constituídas a partir de janeiro de 2003 já deverão respeitar o disposto no referido código, bem como as empresas em processo de alteração ou encerramento de atividades.
*
*
1º Passo - Consulta prévia de Local para fins de Alvará de Funcionamento
Consulta inicial às entidades envolvidas no processo de registro de empresa para verificar-se existem pendências ou restrições que impeçam a constituição da empresa no endereço pretendido. Verifica-se se a atividade pretendida é compatível com a lei de zoneamento. O interessado deve fornecer endereço e a atividade empresarial para análise da administração regional ou prefeitura municipal. Para isso, é preciso observar:- Inscrição cadastral anterior do imóvel, constante no carnê do IPTU ou em outro documento municipal;- Endereço oficial completo constante no carnê do IPTU ou em outro documento municipal;- Metragem aproximada da área a ser utilizada;- Nome da firma ou de um dos sócios ou do requerente, quando autônomo;- Descrição detalhada do ramo de atividade;- Habite-se do imóvel.
*
*
2º Passo - Busca de nome empresarial idêntico ou semelhante:
Por lei, não pode haver duas empresas com nomes idênticos no mesmo ramo de atividade dentro do Estado.Para a consulta prévia do nome, escolha até 3 (três) nomes alternativos e verifique, no órgão competente (Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas),se você poderá utilizar o nome que deseja.É importante destacar que o registro de nome não garante o direito de uso da marca. A marca, para ter amparo legal, deverá ser registrada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
*
*
Registro da empresa e proteção ao nome empresarial
Com o nome da empresa e o endereço aprovados, procede-se à proteção ao nome empresarial, que decorre, automaticamente, do arquivamento dos atos constitutivos
de firma empresário (antiga firma individual) e de sociedades, ou de suas alterações, tendo validade em todo o território do Estado, sem pagamento de taxa específica.- Requerimento de empresário (antiga declaração de firma mercantil individual);- Requerimento da junta comercial;- Capa de Processo;- 4 vias requerimento de empresário;- CPF e Carteira de Identidade do titular, autenticada pelo cartório;- DARF em 2 vias.OBS.: Se for enquadrar como ME ou EPP, apresentar 3 vias da declaração de ME ou EPP,assinadas pelo titular, em capa processo separado.
*
*
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
*
*
EMPRESÁRIO INDIVIDUAL
Requerimento de Empresário (3 vias)
Enquadramento de ME (Opcional 3 vias)
 Capa de Processo (02 unidades)
Caso a empresa não for do fácil, capas da internet
 Darf (Valor (R$ 10,00) código 6621)
 Xérox da carteira de identidade, CPF (autenticadas)
Requerimento de busca
*
*
SOCIEDADE EMPRESÁRIA
 
 Contrato Social (3 vias)
 Capa de processo ( 1 unidade )
 Darf (Valor (R$ 21,00) código 6621)
Xérox da carteira de identidade, CPF (autenticadas).
Requerimento de busca
*
*
RECEITA FEDERAL
 http://www.receita.fazenda.gov.br/
 Preencher a solicitação no programa CNPJ
 Fazer a opção para ser deferido pela Junta Comercial
 Preencher cuidadosamente para não ser indeferido pela RE
 Enviar via internet
 Imprimir DBE
 Assinar e reconhecer firma do responsável pelo CNPJ
*
*
RECEITA ESTADUAL
 http://www.receita.pb.gov.br/index.php - FAC Eletrônica
 Docs. Conforme port. 093/GSER/2008
 Requerimento devidamente assinado pelo sócio ou
Responsável legal – ( Reconhecer Firma )
 FAC assinada pela mesma pessoa que assinou e requerimento
 Uma via do (contrato social ou requerimento de empresário )
 Notificação para aquisição do ECF, também assinada pela
mesma pessoa responsável pelo requerimento
 Termo de responsabilidade do contador – com firma
Reconhecida
 Certidão de regularidade profissional do contador
Taxa atualizada pela UFR gerada no site em "Emissão de DAR"
 
*
*
PREFEITURA MUNICIPAL JP – SEFIN / SEPLAN
Requerimento Alvará ( pessoa jurídica ) (Download no site da Jucep no link "Formulários")
Requerimento alvará (profissionais autônomos ) (Download no site da Jucep no link "Formulários")
*
*
4º Passo - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ 
CNPJ (antigo CGC) e Secretaria da Receita Federal (SRF):A inscrição, alteração de dados cadastrais e o cancelamento no CNPJ serão formalizados por meio do Documento Básico de Entrada do CNPJ, da Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ), do Quadro de Sócios ou Administradores (QSA), e da Ficha Complementar (FC), os quais poderão ser preenchidos por meio de software fornecido pelo site Secretaria da Receita Federal.A Ficha Complementar não deverá ser preenchida a não ser que o Estado ou Município do seu domicílio fiscal seja conveniado ao CNPJ.Não será emitido cartão CNPJ, inclusive em substituição ao antigo cartão CGC, caso haja:- Ausência do código da CNAE-Fiscal (Classificação Nacional de Atividades Econômicas -Fiscais);- Sócios ou responsável da pessoa jurídica, com inscrição cancelada ou inexistente no CPF;- Sócio ou responsável de pessoa jurídica vinculado à empresa inapta ou suspensa no CNPJ;- Omissão de declaração(es) DIPJ (Declaração de Informações da Pessoa Jurídica).
*
*
5º Passo - Alvará de licença e funcionamento
Geralmente, é retirado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. No entanto,pode haver variações de acordo com a legislação de cada município.Para requerer Licença para Localização e Funcionamento, o requerente deverá dirigir-se à secretaria competente e apresentar os seguintes documentos:- Requerimento “Licença para Localização e Funcionamento e Cadastro, Alteração e Baixa de Pessoa Física e Jurídica”;- Consulta prévia (PDU);- Cópia do Contrato Social ou Declaração de Firma Mercantil Individual ou Estatuto e Ata de Assembléia, registrados em cartório do município ou na Junta Comercial do Estado;- Cópia do cartão do CNPJ (Cadastro Nacional Pessoa Jurídica);- Cópia do CPF e Carteira de Identidade do Titular ou de cada sócio;- Certidão do Corpo de Bombeiros;- Nada Consta de Débitos da Pessoa Jurídica;- Nada Consta de Débitos do titular ou dos Sócios;- Cópia da folha de rosto do carnê do IPTU do imóvel onde a Pessoa Jurídica irá selo calizar e funcionar;
*
*
6º Passo - Inscrição na Previdência de Seguridade Social (INSS)
Toda empresa deve se inscrever no INSS. A matrícula da empresa será feita:- Simultaneamente com a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);- Ou perante o INSS, no prazo de 30 dias contados do início de suas atividades, quando não sujeita à inscrição no CNPJ.Independentemente do exposto, o INSS procederá à matrícula:- De ofício, quando ocorrer omissão.- De obra de construção civil, mediante comunicação obrigatória do responsável por sua execução, no prazo de 30 dias.A unidade matriculada perante o INSS, seja por não estar obrigada à inscrição no CNPJ,seja em qualquer caso de ofício ou de obra de construção civil, receberá “Certificado de Matrícula” com número cadastral básico, de caráter permanente.O não cumprimento da obrigatoriedade de matrícula da empresa perante o INSS, quando não obrigada à inscrição no CNPJ, bem como, em qualquer caso, de obra de construção civil, no prazo de 30 dias, sujeita o responsável à multa de R$ 636,17 a R$ 63.617,35,conforme julgada a gravidade da infração.
*
*
7º Passo - Inscrição no Sindicato Patronal
A Empresa deverá se inscrever no sindicato patronal da categoria em que se enquadra o seu ramo de atividade e passar a pagar a Contribuição Sindical Patronal.
*
*
 Inspeções, registros e licenças em outros órgãos públicos:
 Exigido registro, conforme a atividade e dependendo das características da empresa, como Departamento de Vigilância Sanitária,Secretaria da Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, entre outros.Nome Empresarial Todo empreendedor, ao formalizar seu negócio, tem que indicar o nome empresarial que pode ser de duas espécies:Firma: é o nome utilizado pelo empresário individual, pelas sociedades em nome coletivo, de capital e indústria e em comandita simples. Em caráter opcional, pode ser utilizado pelas sociedades limitadas e Denominação:
*
*
REFERÊNCIAS
 RUSSO, Luiz R. R. Como Abrir Sua Empresa Comercial. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2003.RUSSO, Luiz R. R. Como Abrir Sua Empresa de Prestação de Serviços. 2.ed. São Paulo:Atlas, 2003.CORDEIRO, Paulo Roberto. Como Abrir uma Empresa, Autos para Registro e Arquivamento. São Paulo: Omega
Junta Comercial da Paraíba. www.jucep.gov.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais