Buscar

Metodologia Cientifica e Sistema de Ensino e Politicas Educacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto:
A introdução poderá ser esboçada no início do trabalho de pesquisa, mas só será concluída no final, quando o autor já tiver coletado todas as informações sobre o tema objeto de estudo.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FONSECA, Regina Célia Veiga da. Metodologia do trabalho acadêmico. Curitiba: IESDE, 2009.  (p. 70-71)
De acordo com o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, na introdução de um trabalho acadêmico devem constar alguns itens essenciais. Quais são eles? Liste, no mínimo, 3 itens.
Nota: 20.0
	A introdução de um trabalho científico deve indicar o tema tratado, o porquê de se pesquisar esse assunto, quais objetivos o pesquisador pretende alcançar com esse texto, o questionamento principal da problematização do tema, a metodologia utilizada para a realização do estudo e as partes que compõem o texto.
Resumidamente, a introdução deve abordar os seguintes assuntos: tema, justificativa, objetivos, metodologia e identificação da estrutura do trabalho. (p. 51)
Resposta:Na introdução de um trabalho acadêmico é necessária a definição correta e objetiva do tema abordado, fazer uma apresentação geral do assunto e justificar a escolha do tema e métodos empregados
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
O Plano de Metas é apresentado pelo MEC como uma possibilidade para inaugurar um novo regime de colaboração, fundado em diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, voltadas para a melhoria da qualidade da educação.
Em relação ao acesso e à permanência, quais são as quatro metas inseridas no Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação“ ?
Nota: 20.0
	O acesso e a permanência correspondem a quatro das metas:
“combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação” (Meta V);
“matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência” (Meta VI);
“ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular” (Meta Vil);
“garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas” (Meta IX). (p. 117)
Resposta:1- Matricular o aluno na escola mais próxima de sua casa/residência 2- Garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidade educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas publicas 3- Combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões de não frequencia do educando e sua superação 4- Ampliar as possibilidade de permanencia do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto: 
As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelam úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio. Tais citações são transcritas a partir das fichas de documentação, podendo ser transcrições literais ou então apenas alguma síntese do trecho que se quer citar. Em ambos os casos, é necessário indicar a fonte, transpondo os dados já presentes na ficha. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. (p. 174)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem, entre os tipos de citação, três modelos considerados principais: citações diretas, citações indiretas e citação da citação. No que consiste cada um desses modelos? Caracterize-os:
Nota: 20.0
	Entre os tipos de citação, podemos apresentar três modelos principais: i) citação direta — transcrição de trecho de texto de um autor consultado; pode ser um fragmento curto ou longo, ii) indireta — transcrição livre do texto do autor consultado e iii) citação de citação — transcrição direta ou indireta de um texto a cuja versão original não se teve acesso. (p.53—59).
Resposta:A CITAÇÃO DIRETA a explicitação de conceitos e ideias de outros autores por meio de citações diretas pode efetuar-se mediante citação curta ou citação longa. A CITAÇÃO INDIRETA consiste na transcrição, utilizando-se de palavras proprias das ideias de outros autores. No entanto, embora com palavras diferentes devemos apresentar o que o autor quis dizer em seu material, tendo sempre o cuidado, para não mudar a ideia original que lemos e citamos. CITAÇÃO DA CITAÇÃO é a citação direta ou indireta de um trecho de uma obra do qual não se teve acesso direto.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto : 
Em muitos cursos universitários, resumos e resenhas são frequentemente exigidos pelos professores. Ambos são formas de proporcionar ao estudante a prática da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que o incentivam a entrar em contato com conteúdos específicos das disciplinas de seu curso. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de sobrevivência universitária. 2 ed. Campinas: Papirus, 2008. (p. 59-60) 
O texto em questão toma como pressuposto o fato de que há trabalhos acadêmicos que muitas vezes se confundem. 
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, caracterize “resumo” e “resenha”, diferenciando-os:
Nota: 20.0
	Resumo é uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação. O resumo como parte de um trabalho técnico-científico é diferente do resumo como trabalho acadêmico. Enquanto o primeiro (seguido de palavras-chave, abstract e keywords) faz parte de uma estrutura textual, o segundo é um trabalho acadêmico propriamente dito, que, ao contrário do primeiro, não tem um número de palavras definido. (p. 105)
A resenha é um tipo de resumo crítico que permite comentários e opiniões relativos à obra estudada, pois inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância do estudo quando comparado a outros do mesmo gênero (ANDRADE, 2004, p. 61). (p. 108)
 
Resposta:O resumo é caracterizado, pela apresentação das ideias principais que o pesquisador tirou de um determinado texto, e com suas palavas apresenta-o atraves de um resumo, resume o texto lido apresentando as partes principais do texto e as ideias principais do autor Já a resenha é caracterizada pela apresentação das partes principais do texto lido, e que pode vira com a opinião do pesquisador, chamado de resenha critica (onde o pesquisador deixa seu parecer sobre o que leu, se gostou ou não)
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Considerando a família como célula básica da organização social, talvez tenha sido a dissolução familiar um dos fatores que mais sobrecarregou a escola no seu fazer pedagógico.[...]
Por esta razão, a escola, cada vez mais, tem incentivado a participação dos pais no seu cotidiano. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: VASCONCELLOS, Maria de Nazareth Machado de Barros. Gestão de sistemas educacionais. Curitiba: IESDE, 2009. (p. 69-70)
No contexto da efetivação das políticas públicas educacionais, como os familiares dos estudantes poderão participar?
Nota: 20.0
	OS Familiares DOS ESTUDANTES: os familiares são também sujeitos escolares, pois influenciam a vida escolar dos estudantes na proporção direta do estímulo e do provimento de condições de estudo. Também podem participar em diferentes níveis da gestão escolar, mas geralmente pressionam as escolas quanto à qualidade da educação ofertada e questionam as metodologias e práticas pedagógicas.
As concepções educacionais dos familiares podem variar. Alguns deles podem fazer exigências particularizadas para osseus filhos, ao passo que outros têm preocupações com a qualidade da instituição escolar como um todo. Alguns são partidários de metodologias mais conservadoras, outros desejam propostas pedagógicas mais flexíveis. Os familiares podem ser influenciados pelas notícias sensacionalistas sobre educação veiculadas nas mídias, o que pode provocar transtornos cm suas relações com as escolas. No entanto, o efetivo envolvimento dos familiares nos processos pedagógicos e de gestão tem se mostrado promotor de mudanças culturais nos âmbitos escolares. (p. 37)
Resposta:Poderão participar contribuindo com suas opiniões e participando do colegiado, aprovando o plano de aplicações que são propostas pela escola. Ajudando os seus filhos na educação juntamente com a escola. A participação dos pais é fundamental na vida escolar de seu filho, para assim alcançar um perfeito resultado junto a escola.

Outros materiais