Buscar

POLUIÇÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

POLUIÇÃO AMBIENTAL
(resumo)
- Poluição: é um desequilíbrio causado pelo homem em um ecossistema.
existem 3 tipos de poluição:
*Poluição atmosférica;
*Poluição da água e 
*Poluição do solo.
- Poluição atmosférica: 
*ressalta-se que a maior parte da poluição atmosférica se dar pela queima de combustíveis fósseis (queima de gasolina e óleo diesel nos motores dos automóveis. E também pela queima de gás natural.)
Na poluição atmosférica temos:
aquecimento global e chuva ácida.
 Aquecimento Global: 
é causada pela emissão principalmente de (co2) justamente pela queima de combustíveis fosseis. O co2 retém calor, causando assim o chamado “efeito estufa”. O aquecimento global não se da apenas pela emissão do co2 mas também pelo metano que é eliminado pelo lixo e arroto dos ruminantes. 
 Chuva Ácida:
 a queima de combustíveis fosseis também emitem para a atmosfera os óxidos nitrosos e óxidos de enxofre que em contato com o vapor da água forma a chuva ácida e consequentemente estragam as plantações.
- Poluição da Água:
na poluição da água temos:
o assoreamento, a poluição térmica, a maré negra e a eutrofização.
 Assoreamento:
depósito de sedimentos nos rios, logos e lagoas diminuindo assim o volume d`agua. Por isso a importância das matas ciliares serem consideradas de preservação permanente, porque elas impedem o assoreamento dos rios, lagos, lagoas e etc.
Poluição Térmica:
quando uma indústria joga no rio uma água com temperatura elevada. Esta ação já da meio que de imediato uma fritada nos peixes quando cai no rio. A elevação da temperatura dos rios, lagos e lagoas faz com que a dissolução do oxigênio nesta água seja prejudicado, assim os organismos que precisam de oxigênio nessa água terão dificuldade para encontrar (respirar). 
Maré Negra:
é a poluição dos mares e zonas litorais por grandes manchas de hidrocarbonetos (petróleo e derivados). Quando isso ocorre forma uma camada superficial de óleo, logo essa camada impede a entrada de luz solar dificultando assim a fotossíntese feita por parte dos fitoplânctons. Assim com a diminuição dos fitoplânctons que é a base da cadeia alimentar, irá prejudica todo resto da cadeia alimentar naquele lugar.
Além disso essa capa de óleo impede a dissolução de oxigênio prejudicando assim aqueles organismos que precisam de oxigênio naquela região.
Eutrofização:
processo que consiste na gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos. Assim aumenta a quantidade de bactérias aeróbicas que se alimentam desta matéria orgânica e que por ser aeróbicas consomem a maior parte do oxigênio daquela região. E também aumenta a quantidade de algas na água, logo as algas e as plantas que ficam abaixo da superfície da água não recebe luz solar e morre prejudicando toda a cadeia alimentar da região. 
- Poluição do Solo:
quanto a poluição do solo dar-se principalmente por causa dos lixões.
lixão é o acumulo de lixo em uma determinada região que produz uma substância muito tóxica chamada chorume. Dentre as tecnologias que podemos usar para evitar esse acumulo temos:
a compostagem e a reciclagem de que impedem ou diminui os impactos dos lixões no solo.
Observação: A pesticida polui não só a água como também o solo e a atmosfera. Eles não são biodegradáveis e sim bioacumulativos.
Resumido a partir do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=utxzvj61WmI
Luan Wagner da Silva Azevedo
E-mail: luanwagner@outlook.com

Outros materiais