Buscar

APOL 3 100% Eng. Econômica e Ética.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
ENGENHARIA ECONÔMICA
Para avaliarmos a rentabilidade de um investimento, vários métodos são utilizados, tais como: método da taxa mínima de atratividade, método do valor presente, método da taxa interna de retorno, entre outros. Esses métodos citados são empregados em qual do critério de análise de investimentos?
	
	A
	a)Técnico.
	
	B
	b)Econômico.
	
	C
	c)Social.
	
	D
	d)Financeiro.
Questão 2/5
Ao que se sabe, o universo da empresa se deixará sempre guiar pelos cálculos da eficácia e da rentabilidade. Agora, porem, sai ao encalço da alma, da business ethics [ética nos negócios], última moda nos meios empresariais. Mas o que seria essa alma que as empresas estão procurando? Seria uma busca espiritual ou um alinhamento a esta tendência pós-moderna que é a responsabilidade em relação às gerações futuras? Estariam as nossas empresas finalmente compreendendo o princípio da responsabilidade elaborado pelo famoso filósofo Hans Jonas ou querem apenas sobreviver diante de uma sociedade cada vez mais preocupada e exigente em relação às atitudes empresariais?   Assinale a alternativa que descreve corretamente o princípio da responsabilidade mencionado no texto anterior.
	
	A
	Deve agir de modo que os efeitos sejam compatíveis com a ação recebida, ou seja, olho por olho dente pó dente.
	
	B
	Aja de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra.
	
	C
	Na verdade é apenas uma teoria, pois nem sempre ocorre a causa e efeito, visto que muitos entram nas empresas, agem ilegalmente e saem com se nada tivesse acontecido.
	
	D
	A teoria do “aqui se faz, aqui se paga”, é apenas teoria, na prática funciona a Lei de Gerson, “Levar vantagem em tudo”.
Questão 3/5
Um processo de amadurecimento que vai sendo conquistado aos poucos é a Ética Empresarial, para isso é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro (2010), segundo ela existe cinco etapas para a evolução moral de uma empresa. Uma dessas etapas é descrita abaixo:   “Está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética”.  Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de evolução moral de uma empresa descrita acima.
	
	A
	CORPORAÇÃO RECEPTIVA.
	
	B
	CORPORAÇÃO LEGALISTA.
	
	C
	CORPORAÇÃO ÉTICA QUE AFLORA.
	
	D
	CORPORAÇÃO AMORAL.
Questão 4/5
As pressões que a sociedade exerce sobre as organizações, principalmente no que diz respeito às restrições de consumo que as chamadas empresas antiéticas vêm sofrendo ultimamente, é um fenômeno tão interessante que alguns estudiosos chegam a falar de uma “ética do consumidor”.  Assinale a alternativa que descreve corretamente a ética do consumidor.
	
	A
	A partir da ética do consumidor, o consumidor NÃO VOLTA-SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
	
	B
	A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA-SE A FAVOR das organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
	
	C
	A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA-SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES ILEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
	
	D
	A partir da ética do consumidor, o consumidor VOLTA-SE CONTRA as organizações pelas quais se sente lesado e promove toda sorte de AÇÕES LEGAIS, boicotes e campanhas de difamação, como forma de proteção e retaliação.
Questão 5/5
ENGENHARIA ECONÔMICA
Qual é a definição de um investimento para uma empresa?
	
	A
	a)Saída de capital para aquisição de novas máquinas, para melhorar as condições de trabalho dos operadores.
	
	B
	b)Transferência de parte dos lucros para a aquisição de bens e aumento de produção.
	
	C
	c)Gasto focando a melhoria do processo de produção.
	
	D
	d)Alocação do capital em bens físicos, na busca do estado de arte da manufatura.

Outros materiais