Buscar

03. Economia e Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 3
Economia e Direito
►O Direito e a Teoria dos mercados: Defesa do consumidor e da concorrência.
Teoria dos mercados – Dois enfoques: Econômico: comportamento dos produtores e dos consumidores – Jurídico: agente das relações de consumo (consumidor e fornecedor).
Papel do empresário – Duas visões: econômica e jurídica. Econômica: papel do administrador na organização dos fatores de produção para minimizar custo e maximizar seu lucro – Jurídica: Direito Comercial, Pessoa Jurídica com capacidade de adquirir e exercer direitos e obrigações.
Intervenção do Estado – justificada pelas imperfeições de mercado: externalidades, informação imperfeita e poder de monopólio.
Externalidades- quando a produção e o consumo de um bem acarreta efeitos que não refletem nos preços de mercado. Base para criação de leis antipoluição, restrições de uso da terra, proteção ambiental.
Falhas de informação – Falhas nos agentes econômicos – Prazos de validade – normas de trânsito – ABNT – INMETRO.
Poder de monopólio – produtores ou grupos aumentam unilateralmente os preços (ou reduz a quantidade), ou diminui a qualidade ou a variedade para aumentar os lucros.
►Monopólio – situação de mercado em que a oferta é controlada por uma única empresa, dominando a oferta e os consumidores.
►Oligopólio – Situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de grandes empresas. EX: montadoras de veículos, indústrias de bebidas, indústria farmacêutica.
► Monopsônio - Situação de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços e insumos.
►Oligopsônio - Situação de mercado na qual existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores. EX: indústria de laticínios – Automobilística na compra de autopeças.
► Truste: resultado típico do capitalismo que forma um oligopólio que leva à fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.
► Cartel: Acordo entre empresas com o objetivo de eliminar a concorrência com aumento de preços, aumento do lucro dos concorrentes que agem coordenadamente.
►Holding – Sociedade gestora de participações sociais, criada com o objetivo de administrar um grupo delas. Visa melhorar a estrutura de capital da empresa ou como parte de parceria com outras empresas.
► Leis Antitruste
- Sherman Act 1890 – Proibiu-se monopólios e trustes
- Clayton Act 1914 – Impedir a concentração estrutural antes de sua consumação.
- Celler-Kefauver 1950 – Proibiu fusões de empresas por meio da compra de ativos, se fosse verificado que essas fusões reduziriam a concorrência. 
- BRASIL
- Lei nº 4137/62 – Criou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE)
- Lei nº 1521/51 – Define crimes contra a economia popular
- Lei Delegada nº4/62 - Define crimes contra o abastecimento
- Lei nº 8158/91 – Normas de defesa da concorrência
►Órgãos Públicos de proteção e defesa do consumidor:
-PROCONS – estaduais
- DECONS – Departamentos Estaduais de Polícia do Consumo
- Secretaria Nacional de Direito Econômico – Ministério daJustiça
- INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial
- Constituição Federal – Art. 170 – Ordem Econômica
►Arcabouço Jurídico das Políticas Macroeconômicas
- União – executa política monetária, de crédito, cambial e de comércio exterior
- Congresso nacional – dispõe sobre limites de emissão de moeda, montante da dívida mobiliária federal (dos estados e municípios) Art. 48 da CF.
- Atividade financeira do Estado – receita (obtenção de recursos) gestão (administra e conserva o patrimônio público) despesa (emprego dos recursos para fins do Estado).
►O Estado promovendo o bem-estar da sociedade
Art 170 da CF
- Soberania nacional – propriedade privada – função social da propriedade – livre concorrência – defesa do consumidor – defesa do meio ambiente – redução das desigualdades regionais e sociais – busca do pleno emprego – tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte.
► Normas jurídicas buscam regular as atividades econômicas para tornar os mercados mais eficientes (função alocativa) e buscar melhor qualidade de vida para a população como um todo (função distributiva).

Outros materiais