Buscar

Aula 8 - Política e Responsabilidade Social em uma Empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 8
 Política e responsabilidade social em uma empresa
A Responsabilidade Social tem dois pilares básicos: preservação do meio ambiente e direitos dos consumidores. Isto porque envolve a sociedade como um todo. Nesta aula, veremos a importância e a formação de uma política social em uma organização.
O que é Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética transparente da empresa em relação a todos os públicos com que se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
O Terceiro Setor é constituído pelas Organizações não Governamentais (Ongs), associações voluntárias ou organizações sem fins lucrativos.
"Expressa uma alternativa para as desvantagens tanto do mercado, associadas à maximização do lucro, quanto do governo, com sua burocracia inoperante" Tavares Coelho
Peter Drucker foi quem melhor identificou o surgimento do novo Terceiro Setor, caracterizando-o como nova esfera econômica, denominada "economia social".
Terceiro setor 
Para Drucker, este foi o setor que mais cresceu e movimentou recursos, que mais gerou empregos e lucros nos EUA, nos últimos vinte anos. A economia neste setor é bem específica, com características próprias e gira em torno de indicadores socioeconômicos internos e externos. 
Segundo Francisco Neto e César Fróes, são seis as principais características deste setor emergente: 
Desenvolveu-se em decorrência da revolução na estrutura produtiva da sociedade, ocorrida No final do século passado, responsável pela fragmentação das cadeias produtivas de diversos setores e, consequentemente, pelo deslocamento das grandes unidades produtivas e suas indústrias e fornecedores-satélites;
Tem nas empresas socialmente responsáveis o seu principal agente social; 
Impulsiona grande mobilização do trabalho voluntário; 
Apresenta foco no desenvolvimento sustentável das localidades e regiões; 
Requer adoção do modelo de parceria envolvendo governo local, empresas, Ongs e demais entidades da sociedade civil, constituído pela formação de redes sociais; 
Gera produção de capitais sociais distintos.
O campo de atuação da RSE foi muito ampliado, passando a ser um espaço de exercício da Responsabilidade Social não apenas corporativa, mas também comunitária e individual, a partir dos valores éticos e de condutas organizacionais difundidas pelas empresas-cidadãs. 
Este processo de difusão da cidadania social é feito com a mediação das empresas, e não mais do Estado, através da formação de redes de emprego e trabalho, estímulo à criação de cooperativas, micros ou pequenas empresas. 
Outra característica deste novo Terceiro Setor é a capacidade de gerar novos conhecimentos e contribuir para o aumento da empregabilidade e a capacitação profissional de pessoas residentes na comunidade. 
Há uma nova visão e ação efetiva. Ao invés de se preocupar com a exclusão do cidadão, a preocupação agora é descobrir, buscar novas formas de inclusão e a integração social do modelo econômico vigente.
Indubitavelmente, a Responsabilidade Social começou com ações filantrópicasmas avançou bastante. Via de regra, a filantropia desenvolve-se através das atitudes e ações individuais de empresários. Já a Responsabilidade Social diz respeito à consciência social e ao dever cívico. 
Assim, a ação de Responsabilidade Social não é individual, mas coletiva. Reflete a ação de uma empresa em prol da cidadania. A prática da RSE demonstra uma atitude de respeito à cidadania corporativa; consequentemente, existe uma associação direta entre o exercício da Responsabilidade Social e o exercício empresarial. 
A filantropia é assistencialista, procura auxiliar os pobres, os menos favorecidos, os excluídos etc. Já a Responsabilidade Social é mais substancial e abrangente, buscando estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva.
Suas ações são extensivas a todos que fazem parte da sociedade: indivíduos, governo, empresas, grupos sociais, movimentos sociais, igreja, partidos políticos etc.Ações de Responsabilidade Social exigem periodicidade regular, método, sistematização e, principalmente, gerenciamento efetivo por parte das empresas-cidadãs.
Diferenças entre Responsabilidade Social e Filantropia:
	Responsabilidade Social
	Filantropia
	Ação coletiva.
	Ação individual e voluntária.
	Fomento de cidadania.
	Fomento de caridade.
	Base estratégica.
	Base assistencialista.
	Extensiva a todos.
	Restrita a empresários, filantrópicos e abnegados.
	Demanda gerenciamento.
	Prescinde de gerenciamento.
	Decisão consensual.
	Decisão individual.
A ética é a base da Responsabilidade Social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há Responsabilidade Social sem ética nos negócios. É importante haver coerência entre ação e discurso (Ethos). A empresa que deseja ser cidadã precisa adotar atitudes diferenciadas que a façam ser vista no mercado como tal.

Outros materiais