Buscar

Aula 9 - ISO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 9
 ISO 14000, NBR 16000 e SA 8000 e OHSAS
Para implantar a Responsabilidade Social dentro da empresa é preciso, em primeiro lugar, vontade política da diretoria em realizá-la, pois causará impactos nos:
Objetivos
Missão
Valores
Cultura
Estratégias
Próprio significado da empresa
Existe uma série de certificações que levam a empresa a ser considerada realmente uma empresa que tenha responsabilidade social, dentre elas:
- ISO 14000
- certificação NBR 16000
- certificação SA 8000
ISO – Breve Histórico
Origem da ISO
Desde o início do processo de industrialização, há uma preocupação com a padronização, a produtividade e a qualidade. 
Ao estudarmos Administração, percebemos a contribuição de Taylor,  Fayol e outros que, ao longo da história, tiveram a preocupação de melhorar as condições de trabalho, aumentando a produtividade e mantendo a qualidade.
A preocupação com a qualidade levou ao surgimento, em 1947,  de uma entidade denominada InternationalOrganization for Standardiztion (Organização Internacional de Padronização). Sua sede fica na cidade de Genebra (Suíça). Ela é mais conhecida pela sua sigla ISO, que em grego significa "igualdade".
A principal atividade da ISO é elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho em várias áreas de conhecimento da sociedade.
O nome genérico ISO 9000 representa todo o conjunto de documentos relacionados à sistematização de atividade para garantia da qualidade.
A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas Empresas.
ISO 14000 – Meio Ambiente
Agora que você já está familiarizado com a ISO, podemos conversar um pouco sobre a ISO 14000, que é específica sobre o meio ambiente. ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental por parte das empresas, tanto privadas quanto públicas.  
Tais normas  foram elaboradas objetivando diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção.
A proposta é que as empresas sigam as normas ISO 14000, reduzindo significativamente os danos ao meio ambiente.
Tal certificação declara ao mercado que aquelas empresas têm Responsabilidade Social, pois se preocupam com a questão ambiental. 
Desta forma, seus produtos, serviços e marca são valorizados pela sociedade.
A empresa que tiver por objetivo a certificação ISO 14000 deve seguir rigorosamente a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para também seguirem as normas e diagnosticar os impactos ambientais das suas atividades, visando diminuir os prejuízos.
ABNT
A ideia da criação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) surgiu da necessidade de se elaborar normas técnicas brasileiras para a tecnologia do concreto, em substituição às inúmeras normas utilizadas pelos diversos laboratórios de ensaio do país. 
Esses laboratórios tinham leis muito discrepantes entre si. Estas foram relacionadas pela ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland - desde a sua fundação, em 1937.
NBR 16000
Objetivos da normalização:
Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos. 
Comunicação: Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.
Segurança: Proteger a vida humana e a saúde.
Proteção do consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.
Eliminação de barreiras técnicas e comerciais: Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial.
A NBR 16000 é uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), lançada em 2004, que contém critérios no que tange à proteção da criança, ao trabalhador em regime semiescravo, à saúde, à segurança e à discriminação, de maneira sistêmica e bem planejada. Determina que a empresa crie um sistema de gestão de Responsabilidade Social eficaz.
SA 8000, elaborada pela organização não governamental norte-americana Councilon Economic Priorities Accreditation Agency (Cepaa), atualmente Social Accountability International (SAI), foi o primeiro padrão passível de certificação elaborada por especialistas e representantes de stakeholders.
Baseia-se num sistema de gestão e estabelece requisitos baseados nas diretrizes internacionais de Direitos Humanos e da ONU, nas convenções da OIT e nas convenções da ONU sobre direitos das crianças.
É adotada mundialmente por organizações que desejam ser reconhecidas pela manutenção de condições dignas de trabalho e respeito aos direitos fundamentais do trabalho.
Tem sido utilizada principalmente por empresas que possuem unidades de produção ou fornecedores em países onde a fiscalização e o controle das condições de trabalho são precários.
Uma comparação entre a SA 8000 e a NBR 16000 evidencia que:
A SA 8000 é restrita à relação da empresa com seu público interno, isto é, para aquelas empresas que ainda têm preocupação em resolver questões internas de Responsabilidade Social.
A NBR 16000 é mais completa, sistematizada e bem planejada.
OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health andSafetyAssessment Services, cuja tradução é Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. O seu foco é a qualidade no que tange à saúde e à segurança no trabalho.

Outros materiais