Buscar

APOL 4 gESTAO DA QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A preocupação com a qualidade deixou de ser uma estratégia de diferenciação e passou a ser uma necessidade para a sobrevivência das empresas no mercado. Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam produtos que atendam suas necessidades a baixo custo e no tempo desejado.   De acordo com o que estudamos sobre as características da NBR ISO série 9000, a norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção geral da organização. Dentro desta lógica, Maranhão, citado por Seleme e Stadler (2012), estabelece oito princípios de gestão da qualidade. Um deles é descrito abaixo.  
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio da qualidade descrito a seguir.  
“É o objetivo maior de qualquer organização. O bem ou o serviço é sempre prestado a ele, que, de forma direta ou indireta, é o motivo de existência das organizações.”
	
	A
	Liderança.
	
	B
	Engajamento das pessoas.
	
	C
	Abordagem por processos.
	
	D
	Foco no cliente.
Questão 2/5
A jornada empreendedora não é uma tarefa fácil, nem mesmo simples. O Sebrae (2004), em seu programa de formação de empreendedores, lista uma séria de desafios a quem deseja abrir o seu próprio negócio. Sobre esse tema analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta: I. O empresário deve atuar como um empregado, tendo horário para iniciar e para concluir a jornada de trabalho.
II. A compatibilização da vida pessoal com a vida de empresário se torna um grande desafio.
III. O resultado financeiro consistente de um negócio é conquistado com o tempo, dependendo de ações gerenciais, de competência técnica e, inclusive, de sorte.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 3/5
Quando se introduz o planejamento na ação empreendedora, o empreendedor se transforma em gestor do seu sonho, por isso precisa liar à motivação habilidades técnicas que permitam a gestão eficiente do negócio. Schneider e Branco (2012) propõem cinco passos que devem ser seguidos para que se efetive uma gestão empreendedora. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o que deve ser feito no primeiro passo.
	
	A
	Dar sentido ao negócio.
	
	B
	Identificar aonde se quer chegar.
	
	C
	Definir como os objetivos serão atingidos.
	
	D
	Definição das necessidades de recursos.
Questão 4/5
Além de atender a seus clientes e fornecedores, a organização deve atender, também, aos seus funcionários, investidores e à sociedade, de maneira eficaz e eficiente, transferindo para estes os diferenciais obtidos em seu desempenho. Para cumprir o atendimento proposto, é preciso responder às seguintes perguntas: 
Quais são os princípios de qualidade fundamentais para a organização? Porque devem ser seguidos? Os princípios dão uma direção às organizações naquilo que elas têm que cuidar de maneira especial? Os princípios permitem que a organização não disperse os seus recursos, gastando-os em algo que não traz resultados efetivos à organização. 
A partir dessas questões, estabelecem-se oito princípios da gestão da qualidade. Sobre estes princípios quando falamos no “objetivo maior de qualquer organização, que de forma direta ou indireta, é o motivo da existência das organizações”, estamos nos referindo a qual principio da gestão da qualidade? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Lucro.
	
	B
	Foco no Cliente.
	
	C
	Liderança.
	
	D
	Engajamento das Pessoas.
Questão 5/5
A pesquisa de mercado é um conjunto de técnicas destinadas a obter informação objetiva sobre os fatos de comercialização de um produto. Uma das formas de se fazer a pesquisa de mercado é utilizando técnicas qualitativas, com um número pequeno de respondentes. Sobre as técnicas qualitativas leia a descrição abaixo e identifique qual é a que está representada.
 “Levantamento feito por um profissional que experimenta produtos e serviços de uma empresa passando-se por um consumidor”.
	
	A
	Entrevista.
	
	B
	Cliente Oculto.
	
	C
	Grupo Focal.
	
	D
	Teste de Produtos.

Outros materiais