Buscar

APOL 3 Filosofia Politica e História da Filosofia Moderna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 3 : Atividade Pedagógica on-line 3- 
Filosofia Política e História da Filosofia Moderna 
(01/08 a 15/08/2016).
NOTA: 10,0
Questão 1/5
Leia o trecho abaixo:
“(...) Para Aristóteles, por exemplo, se forem observadas diversas araras e todas elas forem vermelhas, podemos chegar à conclusão por indução de que todas as araras são vermelhas. Para Bacon a coleta simples de informações como as das araras podem nos levar ao erro, pois a informação seguinte pode ser o conhecimento de uma arara azul (...)”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Francis Bacon (1561 - 1626). Disponível em: http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=69. Acesso em 13 de Junho de 2016.
A partir do trecho acima e dos conteúdos do livro-base, pode-se afirmar que os estudos do filósofo Francis Bacon se relacionam com o estudo de Aristóteles da seguinte maneira:
	
	A
	a partir da revisão dos escritos do filósofo clássico Bacon condenou totalmente os escritos aristotélicos
	
	B
	a partir da revisão dos escritos do filósofo clássico Bacon rejeitou especificamente o método empírico como meio para chegar-se ao conhecimento científico
	X
	C
	a partir da revisão dos escritos do filósofo clássico Bacon recepcionou parte da teoria e estabeleceu novos conceitos correta . CORRETA
	
	D
	a partir da revisão dos escritos do filósofo clássico Bacon reformulou os conceitos teológicos do Renascimento
	
	E
	a partir da revisão dos escritos do filósofo clássico Bacon inaugurou o movimento conhecido por racionalismo
Questão 2/5
Leia o trecho abaixo:
“(...) o empirismo defende que todos nós nascemos como uma página em branco, completamente vazia, e com o tempo vamos adquirindo experiências e são através destas que formamos nossos ideais e principalmente nossa personalidade. Então neste caso o ser humano seria fruto do meio em que vive (...)”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Empirismo – conheça essa doutrina filosófica. Disponível em: http://www.estudopratico.com.br/empirismo-conheca-esta-doutrina-filosofica/. Acesso em 13 de Junho de 2016.
A partir do fragmento acima e principalmente dos conteúdos do livro-base quanto ao empirismo, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  (  ) O filósofo Francis Bacon é um defensor do empirismo enquanto método de elaboração do conhecimento.
II. (  ) O empirismo defende que os sentidos (experiência) são preponderantes sobre a razão.
III.(  ) O empirismo acredita que a ciência deve ter por finalidade a produção teórico-filosófica.
IV. (  ) O empirismo foi um movimento que possuiu aceitação e produção intelectual na Inglaterra.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V-F-V-F
	
	B
	V-V-F-V CORRETA
	
	C
	V-V-V-F
	
	D
	F-F-V-F
	
	E
	F-F-F-V
Questão 3/5
Veja, abaixo, as imagens de Hobbes e Maquiavel, dois autores considerados clássicos da filosofia política moderna.
Com base na leitura do livro-base Filosofia Política, pode-se afirmar que Maquiavel e Hobbes:
	
	A
	Podem ser considerados adeptos da filosofia contratualista que vê no Estado a solução racional para o controle das paixões humanas e defesa dos direitos individuais fundamentais.
	
	B
	Opõe-se ao pensamento aristotélico que pensava a política como a felicidade humana e à filosofia medieval com sua perspectiva teocêntrica. CORRETA
	
	C
	Reafirmam o pensamento aristotélico sobre o homem ser um animal político, naturalmente adaptado à vida no espaço público.
	
	D
	Antecipam a visão de sociedade dividida em classes sociais antagônicas que será desenvolvida mais tarde com Marx e Engels.
	
	E
	São considerados os fundadores do liberalismo político que tem por base a divisão de poderes, os direitos individuais inalienáveis e a separação Igreja e Estado.
Questão 4/5
Leia atentamente o seguinte trecho do texto de  Rousseau:
“O homem rico [...] concebeu [...] o plano mais perspicaz que já passou pela mente humana: [...] empregar em seu favor as próprias forças que o atacavam, fazer de seus inimigos aliados [...] “Vamos nos unir”, “para proteger o fraco da opressão, refrear os ambiciosos, e garantir a todo o homem a posse do que lhe pertence”. Alegremente todos oferecem seu pescoço ao jugo, pensando que estavam protegendo sua liberdade". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROUSSEAU, J. J. Textos diversos. Apud NASCIMENTO, Milton Meire do. Rousseau: da servidão à liberdade. In WEFFORT, F. (org) Os Clássicos da Política (volume 1).. São Paulo: Ática,  2002.  
Com base nesse fragmento de texto e na sua leitura do livro da disciplina, Filosofia Política, está correta a afirmativa:
	
	A
	Rousseau considera o homem egoísta e ávido por lucro por natureza  pois, no Estado, o homem rico impõe ao homem pobre sua vontade, fazendo-a passar por vontade geral.
	
	B
	Semelhante a Hobbes, o estado de natureza é justamente tomado em sentido metafórico para discutir um contrato social: a seguridade da vida coletiva. Mas o estado de natureza foi destruído, em razão da propriedade privada.CORRETA
	
	C
	Rousseau afirma em sua teorização sobre a finalidade do Estado que a restituição da vida comunitária no estado de natureza é o ideal a ser perseguido por toda a sociedade.
	
	D
	Conforme expresso na citação acima, não existe pacto social se este é fundado na lei do mais forte. Rousseau, nesse sentido, representa uma ruptura com a teoria do contrato social.
	
	E
	A felicidade no estado de natureza é impedida pois nela vigora a lei do mais forte. É apenas na sociedade civil ou governo civil que esta felicidade baseada no bem comum pode prosperar.
Questão 5/5
Leia o comentário a seguir:
“O presente capítulo apresenta filósofos que defenderam o conhecimento científico obtido por meio da experiência e a partir da percepção dos sentidos (sensações); entre seus teóricos estão Thomas Hobbes, John Locke, George Berkeley e David Hume”.
Fonte: O autor (Prof. Filipe Pêgo Camargos)
A partir do comentário acima e da leitura do livro-base, pode-se afirmar que o capítulo em questão é o que se denomina...
	
	A
	O racionalismo
	
	B
	O movimento romântico e o idealismo alemão
	
	C
	O empirismo CORRETA
	
	D
	O criticismo kantiano
	
	E
	A filosofia no Renascimento e a revolução científica
_1532113744.unknown
_1532113748.unknown
_1532113751.unknown
_1532113752.unknown
_1532113749.unknown
_1532113746.unknown
_1532113747.unknown
_1532113745.unknown
_1532113740.unknown
_1532113742.unknown
_1532113743.unknown
_1532113741.unknown
_1532113736.unknown
_1532113738.unknown
_1532113739.unknown
_1532113737.unknown
_1532113732.unknown
_1532113734.unknown
_1532113735.unknown
_1532113733.unknown
_1532113730.unknown
_1532113731.unknown
_1532113729.unknown
_1532113728.unknown

Outros materiais