Buscar

PROVA DA UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UVA- UNIVERSIDADE VALE DO ACARAU
Exercício 
DATA:___/____/____ 
ALUNO:
ALUNO:
ALUNO: 
1-Sobre o conhecimento do senso comum e do senso crítico coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas. 
( V ) O Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).
( F ) O Senso comum são ideias que se desenvolvem em uma sociedade e faz parte da herança cultural de cada povo. São as tradições, costumes, conceitos, crenças, dogmas, superstições, religiões, gostos, modas, comportamentos e ideias que passam de geração em geração pela própria família ou pela sociedade. As ideias são aceitas pela população como VERDADES, com questionamento e com reflexão sobre os assuntos. Geralmente, essas ideologias são facilmente aceitas por causa da sensação de estarem com razão por fazerem parte da maioria. O Senso Comum geralmente está vinculado a grupos de pessoas com baixo grau de instrução ou que se submetem à alienação devido à manipulação pelos meios de comunicação em geral. Porém, não se pode ignorar ou ter pré-conceitos quanto ao Senso Comum, como se ele fosse totalmente errado e promotor de grandes mentiras na sociedade.
( F ) Senso Crítico é o principal fundamento da FILOSOFIA e significa a capacidade de QUESTIONAR e analisar de forma RACIONAL e INTELIGENTE. Através do Senso Crítico, o homem aprende a buscar a VERDADE QUESTIONANDO e REFLETINDO profundamente sobre cada assunto. É a capacidade de sair por aí criticando as pessoas, os gostos e as ideias dos outros.
 ( V )O estudo do conhecimento é a gnosiologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.
 ( F ) O conhecimento do senso critico é sistemático, organizado, metódico,tem rigor, porém o mesmo não se utiliza do pensamento do senso comum, pois o conhecimento ingênuo de nada contribui para constituição da criticidade humana.
( v ) Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria. É um conhecimento analítico, metódico, sistemático e organizado. 
( V ) O conhecimento científico surgiu da necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimento ao nosso redor.
2- A palavra “ética” vem do Grego“ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
 2.1 - Diante de muitos fatos sociais de caráter político e até pessoal é comum o uso da expressão: "as pessoas não possuem mais moral". Sobre essa afirmação está correto dizer que: (marque com um X o item correto. 
a)É falsa, porque no fundo toda pessoa tem boas intenções em suas atitudes pessoais e sociais, mesmo que isso não aprareça em seu comportamento.
b) É verdadeira, pois com a enorme quantidade de informação que as pessoas recebem os valores morais ensinados pela família são destruídos.
c) É verdadeira, pois revela a realidade em que vivemos com ausência de princípios norteadores do comportamento social.
d) É falsa, já que todo comportamento é movido por um conjunto de valores que se explica num contexto social e todos possuem moral.
e)É verdadeira, pois todos nascem com uma moral que vai sendo modificada e pode até ser anulada ao longo das vivências sociais.
2.2Tanto no sentido abstrato de TER VALOR quanto no sentido concreto de SER UM VALOR, a noção é a de um atributo das coisas que consiste em merecerem mais ou menos estima por parte de um indivíduo ou de um grupo (serem desejadas), ou que consiste em satisfazerem elas um certo fim (serem úteis), onde podemos concluir que:
a)O Valor é pessoal, cada um de nós tem uma percepção própria de Valor.
b)O Valor é pessoal, cada um de nós tem uma percepção coletiva de Valor.
c)O Valor é pessoal, cada um de nós tem uma percepção sobre o que é útil;
d)O Valor é individual, cada um de nós tem uma percepção própria de Moral.
e)O Valor é coletivo, cada sociedade possui uma percepção própria de Valor.
2.3A discussão sobre a relação entre ética e moral proporciona uma grande discussão registrada em uma longa lista de bons livros.Pode-se afirmar que tal relação resume-se da seguinte forma:
a)Tanto a ética como a moral tratam do mesmo problema, não havendo diferença entre ambas. A diferença consiste no falso entendimento que temos na atualidade.
b)A moral é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam e orientam a conduta humana, enquanto a ética retrata a conduta humana costumeira;
c) A moral sendo uma palavra de origem grega trata dos mesmos problemas que a ética enquanto termo próprio da civilização romana;
d)A ética preocupa-se com a cultura da mesma forma que a moral ocupa-se em investigar os valores da vida coletiva;
e)A moral retrata a conduta humana no marco dos costumes, ao passo que a ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam e orientam a conduta humana.
2.4. Os princípios éticos que orientam a conduta do indivíduo no ambiente de trabalho também fundamentam e solidificam a imagem de uma empresa confiável. Em relação à integridade profissional e pessoal compatível com os valores da empresa e busca por resultados, pode-se esperar as seguinte situação:
a)Atuar em defesa dos interesses exclisivamente pessoais.
b)Usar tecnologias, know-how, metodologias e informações de propriedade da instituição, para benefício de terceiros.
c)Manifestar-se em nome da empresa, mesmo quando julgar necessário, não estando autorizado ou não habilitado para tal.
d)Avaliar com autocrítica situações que podem caracterizar conflitos entre os seus interesses e os da empresa, para evitar futuros prejuízos à empresa.
e)Atuar em defesa dos interesses da empresa, mesmo em situações que refletem influência fraudulenta e coercitiva
3- O problema mais importante da Antropologia filosófica surge ao perguntarmos: o que é o homem? O que constitui sua essência? O que o diferencia dos outros seres? Esta problemática surge basicamente a partir de três fatores: o homem é capaz de observar os fenômenos que o envolvem; sente-se ameaçado de extinção por alguns destes fenômenos; questiona-se sobre o aparente absurdo do própria existência. Sobre o conceito do Homem no aspecto antropológico, organizacional e cultural coloque v para alternativa e f para alternativa falsa:
 ( V ) O Homem é um ser cultural, social, interage em sociedade, faz parte de um grupo social, é crítico e emotivo, esta é a natureza humana.
( F ) O homem é um ser social. No entanto, seu maior problema reside somente no fato de que ele ainda não aprendeu bem a viver em sociedade. Ainda está acordando para o fato de que conviver significa levar em consideração o semelhante com todas as suas características pessoais. 
( V )O homem é um se social por natureza, entretanto a sociedade precisa ser desenvolvida dentro da cultura.
( F) O homem é um ser de ação, diferente dos outros animais sua ação é consciente; finalista livre e responsável. No entanto este não intervém no curso da história , não renova e inova sua existência pessoal e coletiva.
( V ) A sociologia não vê o homem sozinho como homem, por definir este como umser estritamente social. A psicologia vê o homem como um ser autoconsciente enquanto a filosofia o define como um ser moral e racional como defendia Hegel18 . Para a teologia, o fato de ser espiritual o distingue de toda a criação. Até aqui temos visto uma antropologia mais culturalista, mais estruturalista, na consideração de que uma cultura seria um agrupamento ou um segmento social que se desenvolve a partir das ideias e influencia o homem. Não seria, portanto, o meio geográfico que determinaria a cultura, porém a dinâmica da cultura influenciaria o ser humano que estaria dentro dela, sendo o homem a célula menor. 
 ( V ) A Antropologia se pergunta pelo que é o homem com um objetivo: para que o mesmo possa chegar a desenvolver-se plenamente na concepção e na construção de sua existência. Do contrário, fica-se sujeito a situações que menosprezam sua dignidade. É o que acontece, por exemplo, na tendência de algumas pessoas de se pautar pela conduta animal para tentar se explicar. Ou ainda de compreender o que são os outros animais a partir de características humanas (inteligência, conhecimento, vontade). Ou seja, tanto é problema entender-se somente a partir da animalidade, quanto o é projetar-se nos animais as características que lhe são próprias.

Outros materiais