Buscar

antropologia conceitos basicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 CONCEITOS BÁSICOS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
*
CULTURA
O conceito central e fundador da Antropologia Cultural
*
Os Primeiros Antropólogos 
(e o conceito de cultura) 
Edward Burnett Tylor (1832-1917)
Conceito de cultura marcado pelo evolucionismo: as culturas diferentes eram vistas como “primitivas” ou atrasadas. 
*
Edward Burnett Tylor (1832-1917)
"Cultura ou Civilização, tomada em seu amplo sentido etnográfico, é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade. A situação da cultura entre as várias sociedades da humanidade, na medida em que possa ser investigada segundo princípios gerais, é um tema adequado para o estudo de leis do pensamento e da ação humana. De um lado, a uniformidade que tão amplamente permeia a civilização pode ser atribuída, em grande medida, à ação uniforme de causas uniformes; de outro, seus vários graus podem ser vistos como estágios de desenvolvimento ou evolução, cada um resultando da história prévia e pronto para desempenhar seu papel na modelagem da história do futuro".
*
Os Primeiros Antropólogos 
(e o conceito de cultura) 
Franz Boas 
(1858 – 1942) 
Bronislaw Malinowski (1884 - 1942)
Uma nova forma de conceber a “cultura” abala a perspectiva etnocêntrica porque não usa a cultura do pesquisador para julgar a cultura do outro.
*
.
Bronislaw Malinowski (1884 - 1942)
*
POR QUE UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA?
Para ir a campo, o antropólogo deve conhecer profundamente a teoria. Deve operar com um conceito de cultura muito claro, instrumental e que não seja etnocêntrico. Para isso não servem as noções do senso comum nem conceitos vagos e imprecisos do tipo “são os hábitos e costumes de um povo”.
Cultura é muito mais do que isso. É um código compartilhado por um grupo social. A cultura é aprendida dentro desse grupo, portanto, não é biológica. Qualquer ser humano pode aprender qualquer cultura desde que seja socializado dentro dela ao nascer. Isso não tem nada a ver com genética. Ao sermos introduzidos numa cultura (por nascimento ou adoção) aprendemos um código uma maneira de agir e pensar que permite a comunicação e a vida em sociedade. 
*
CULTURA
A Cultura é um sistema de símbolos e significados e deve ser considerada como um “conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras e instruções (a que os técnicos de computadores chamam de ‘programas’) para governar o comportamento.” (Clifford Geertz, 1926 - 2006)
*
preconceito
Que tipo de atitude ajuda a nos relacionar com a diferença, de forma a favorecer a comunicação entre os “diferentes” e promover a inclusão?
*
A relação com a alteridade
ETNOCENTRISMO
É uma visão de mundo preconceituosa. Estamos sendo etnocêntricos quando usamos a nossa cultura como referencial para julgarmos (negativamente) a cultura do outro. O olhar etnocêntrico tende a colocar as culturas e diferenças culturais dentro da hierarquias: os mais atrasados, os “primitivos” e os civilizados. Essa visão legitima e perpetua o preconceito e a opressão e, geralmente, vítima grupos que já vivenciam historicamente a plena exclusão social ou ocupam status desprivilegiado em relação a outras grupos favorecidos.
RELATIVISMO
É uma forma de encarar as outras culturas ou as práticas culturais a partir do contexto onde elas acontecem, tentando entender a lógica do outro, do diferente. A diferença não é vista como “atraso”, procura-se evitar hierarquias e noções de “certo e errado”, o que há é diferença. O olhar relativista encara a diferença como riqueza. 
*
CULTURA, DIVERSIDADE CULTURAL
E PRÁTICA PEDAGÓGICA:
EXISTE UMA RELAÇÃO?
A diversidade cultural está em toda a parte: no Brasil (diferenças regionais), mas também em em nosso estado, nesta cidade, nesta sala de aula e no ambiente da cada um dos professores-alunos presentes.
É essa diversidade cultural que torna importante compreender a cultura, não só para o “antropólogo” mas para o professor. Uma boa discussão a respeito de cultura e um conceito de cultura adequado ajuda a lidar com a diversidade por não tratar a diferença como problema. 
*
RAÇA E CULTURA: UMA GRANDE CONFUSÃO!
Muitas vezes, o senso comum costuma naturalizar as diferenças entre as pessoas e os grupos sociais, atribuindo essas diferenças a aspectos biológicos. Especialmente a noção de raça tem sido usada historicamente para referir diferenças físicas, fenotípicas, hereditárias entre os vários grupos humanos estendendo essa tipologias a caracteres morais, aptidões e costumes. Parte daí a idéia errônea e racista de que uma raça possa ser, por exemplo, mais inteligente que outra ou que certo costume ou aptidão possa ser herdado geneticamente: “O samba está no sangue!” Não há nada mais equivocado. O samba como qualquer tradição cultural é aprendido, transmitido culturalmente.
*
ETNOGRAFIA
As diferenças entre os homens são diferenças culturais. Para entendermos cada cultura, é necessário conhecê-lo a fundo
Por isso, o Antropólogo desenvolve um extenso e minucioso trabalho trabalho de campo que dá base à etnografia.
	ETNOGRAFIA é a descrição detalhada da vida cotidiana de dada cultura ou grupo social baseada num conjunto de técnicas de pesquisa antropológica. Através da observação participante, o pesquisador conhece em profundidade culturas diferentes da sua e procura revelar, através da descrição dessas culturas, uma outra lógica cultural, um outro código que dá sentido às práticas observadas. A etnografia procura, portanto, descrever “os outros” mostrando o que são eles, o que pensam que estão fazendo em sua ações históricas e com que finalidade o fazem. Enfim, a etnografia nos permite entender o significado que cada prática cultural observada assume no contexto cultural em que ela ocorre 
*
Relativismo e inclusão
Nossas discussões sobre preconceito e relativismo foram profundamente inspiradas pelo filme Chocolate, que termina com o belo sermão do padre Henri acerca de preconceito e inclusão:
"Não podemos medir a nossa bondade por aquilo que não fazemos, por aquilo que resistimos e por quem excluímos. Penso que temos que medir a bondade por aquilo que abraçamos, criamos e por quem incluímos"

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais