Buscar

prova avaliacao educacao e sociedade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Lei ao fragmento do texto :
 
[...] em 2004, com a Lei n° 10.861, foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o qual avalia as instituições a partir de indicadores inter-relacionados, dos quais destacam-se o ensino, a pesquisa, a extensão, a gestão, o desempenho discente, o corpo docente e a infraestrutura.
 
Fonte: DALMOLIN; A. M. T. Avaliação institucional e gestão democrática na educação superior brasileira, segundo dois periódicos da área da educação. IX Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, p. 1. Disponível em: < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Politica_de_Educacao_Superior/Trabalho/05_40_28_2956-7383-1-PB.pdf>Acesso em: 05 abr. 2015.
 
Apresente as condições que ajudam a dar consistência à avaliação institucional como processo:
Nota: 33.3
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 106)
A avaliação institucional necessita ser útil, beneficiando a todos os envolvidos.
A avaliação institucional precisa ser viável, principalmente em termos de possibilidade e viabilidade de execução.
A avaliação institucional deve ser exata, tendo em vista a necessidade de sua condução correta e do emprego de instrumentos adequados para obtenção de informações confiáveis.
Resposta:A avaliação necessita ser útil, beneficiando a todos os envolvidos, precisa ser viável e deve ser exata, tendo em vista a necessidade de sua condução correta e do emprego de instrumentos adequados para obtenção de informações confiáveis.
Questão 2/3
Leia o texto
 
A ação avaliativa mediadora está presente entre as tarefas dos alunos e consiste na análise dos seus entendimentos de forma educativa, favorecendo que a criança alcance um saber competente. Nessa concepção cada uma das tarefas significa um estágio de sua evolução, do seu desenvolvimento e, portanto, não há como somá-las para calcular uma média.
 
Fonte: MELO, E. S; BASTOS, W. G. Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 52, p. 180-203, maio/ago. 2012. Disponível em:< http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1735/1735.pdf> Acesso em: 12 abr. 2015.
 
Considerando os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, escreva um texto abordando:
A avaliação da aprendizagem e desempenho na escola ciclada.
Nota: 26.7
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 114):
A avaliação contínua e diagnóstica é um dos aspectos altamente considerados na escola em ciclos, tendo em vista o fato de esse sistema promover o incentivo ao bom desempenho e a consequente possibilidade de oportunizar a aprendizagem a todos os alunos.
O caráter contínuo e diagnóstico da avaliação não exime o professor da adoção das modalidades somativa e formativa. Enquanto as modalidades avaliativas contínuas e diagnósticas deixam entrever funções investigativas, as modalidades somativa e formativa demonstram preocupação de caráter formativo.
Resposta:Tem como objetivo democratizar o acesso de todas as crianças a escola, evitando a evasão e a reprovação escolar. Provoca a melhora da aprendizagem educacional em busca da melhoria da qualidade de ensino aprendizagem.
Questão 3/3
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
No princípio era o caos. Um dia o professor descobriu que podia mandar o aluno para fora da sala, que a instituição cuidava de ameaça-lo com a expulsão. Mais tarde um pouco descobriu que tinha em mãos uma arma muito mais poderosa: a nota. Começou a usá-la então para conseguir a ordem no caos. O caos se fez cosmos, o maldito cosmos da nota.
 
Fonte: VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 15 ed. São Paulo: cadernos Libertad, p. 15.   
 
Considerando as ideias apresentadas no texto acima, e de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, descreva um texto justificando o conceito de avaliação.
Nota: 33.3
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 27, 28):
A avaliação precisa ser entendida, principalmente por docentes, como elemento importante e fundamental para a tomada de decisões a respeito de questões do cotidiano escolar, mas sobretudo, quem avalia precisa ter pleno domínio sobre as concepções de caráter contínuo e cumulativo, bem como do caráter formativo e somativo em qualquer área do conhecimento, além de reconhecer que a avaliação visa redirecionar, realimentar e valorizar o papel do ensino em função da aprendizagem.
O objetivo maior da avaliação, não é identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprendeu os conteúdos, mas verificar os caminhos que o levaram a esse conhecimento.
Resposta:A avaliação precisa se entendida, principalmente por docentes, como elemento importante e fundamental para a tomada de decisões a respeito de questões do cotidiano escolar, mas sobretudo, quem avalia precisa ter pleno domínio sobre as concepções de caráter continuo e cumulativo, bem como do caráter formativo e somativo em qualquer área do conhecimento, alem de reconhecer que a avaliação visa redirecionar, realimentar e valorizar o papel do ensino em função da aprendizagem. O objetivo maior da avaliação, não é identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprendeu os conteúdos, mas verificar os caminhos que o levaram a esse conhecimento.

Outros materiais