Buscar

Apol 4 Relações Trabalhistas e Gestão de Cargos e Salários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 4 – Relações Trabalhistas e Gestão de Cargos e Salários
Questão 1/5
O décimo terceiro salário trata-se de uma gratificação natalina, foi instituída no Brasil pela Lei nº 4.090/62, garantindo que o trabalhador receba o correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. 
Referente ao décimo terceiro salário, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
O décimo terceiro salário deve ser pago até o dia 30 de dezembro e obriga que metade do valor seja paga entre os meses de fevereiro e abril de cada ano.
O décimo terceiro salário deve ser pago até o dia 20 de novembro e obriga que metade do valor seja paga entre os meses de janeiro e setembro de cada ano.
O décimo terceiro salário deve ser pago até o dia 10 de dezembro e obriga que metade do valor seja paga entre os meses de fevereiro e dezembro de cada ano.
O décimo terceiro salário deve ser pago até o dia 20 de dezembro e obriga que metade do valor seja paga entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano.
O décimo terceiro salário deve ser pago até o dia 20 de dezembro e obriga que metade do valor seja paga entre os meses de janeiro e novembro de cada ano.
Questão 2/5
Caso das Lojas Eletron
A Eletron é uma cadeia de lojas que atua no sul do Brasil, comercializa eletrodomésticos e eletrônicos diversos. Possui cerca de 1052 colaboradores, distribuídos em suas quatro lojas.
A Eletron implantou gestão por competências e pretende alinhar as estratégias de remuneração também por competências.
Você é o Analista de RH da Eletron, o Gerente da área de RH solicita a você que analise quais as ações devem ser seguidas para a implantação de remuneração por competências. Após uma avaliação detalhada, você apresenta um relatório contendo tais ações.
Identifique dentre os itens abaixo, quais são considerados ações para implantar remuneração por competências e, que portanto, devem fazer parte do relatório apresentado pelo Analista RH ao Gerente.
I - A Eletron deve desenvolver o modelo conceitual, o qual tem como objetivo a concepção da sistemática, da formatação do modelo e estabelecer as diretrizes para a remuneração por competências.
II - A Eletron deve conduzir explanações detalhada sobre o funcionamento da remuneração por competências para todos os colaboradores.
III - A Eletron deve adequar as descrições dos cargos, conduzindo-as por  processos, adequar as análises e as avaliações dos cargos  e a estrutura salarial, apoiando-as em competências.
IV - A Eletron deve elaborar  programas individuais de desenvolvimento e programas de treinamentos para a aquisição e melhoria de competências.
Assinale a alternativa correta.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Questão 3/5
É bem verdade que quando o trabalhador falta o trabalho sem que tenha justificado esta falta, poderá ter descontado o dia não trabalhado, além de outros prejuízos. Mas, o artigo 473 da CLT dispõe algumas situações em que mesmo faltando ao serviço, o empregado não terá qualquer prejuízo em relação ao seu salário. Sobre as faltas justificáveis, dispostas no art.473, CLT, analise as assertivas abaixo e, após, responda a alternativa correta. 
Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:
I. Até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge;
II. Até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento;
III. Por um dia, em caso de nascimento de filho no decorrer do primeiro mês;
IV. Por um dia, em cada mês de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
Todos estão corretos.
Somente I, II e III estão corretos.
Somente I e II estão corretos.
Somente I e III estão corretos.
Somente I está correto.
Questão 4/5
Para a fixação dos conteúdos, esta questão foi concebida visando contribuir com a estruturação de um pensamento sistematizado sobre tudo que foi analisado sobre implantar remuneração por competências em uma organização.
Para respondê-la você deve avaliar o quadro abaixo, o qual apresenta duas colunas. A coluna 1 contém aspectos importantes sobre remunerar por competências. A coluna 2 apresenta elementos que esclarecem os aspectos contidos na primeira coluna.
Você deve relacionar a primeira coluna de acordo com a segunda, distinguido os elementos que esclarecem os aspectos importantes sobre remunerar por competências de forma correta.
	Coluna 1 
Aspectos importantes sobre remunerar por competências
	Coluna 2
Elementos que esclarecem os aspectos importantes
	A- Finalidades da Remuneração por  competências
	I - Ajuda a direcionar melhor os investimentos em treinamento em desenvolvimento, oferece sustentação aos objetivos da organização e permite flexibilidade na alocação de pessoas.
	B - Vantagens de Remuneração por  competências
	II - Remunerar pessoas por competências é de difícil mensuração, requer que as estratégias sejam bem definidas, além de que, requer constante adequação, para que não se torne obsoleta.
	C - Fatores críticos de Remuneração por  competências
	III - Conduzir explanações detalhadas sobre o funcionamento da remuneração por  competências para todos os colaboradores. Adequar as descrições, as análises e as avaliações dos cargos e a estrutura salarial, apoiando-as em competências.
	D - Ações para a implantação de Remuneração por  competências
	IV - Motiva os profissionais a uma melhor capacitação. Quebra paradigmas tradicionais de hierarquia e remunera os colaboradores por suas características pessoas.
Assinale a alternativa correta.
A - III; B - II; C - I; D - IV.
A - IV; B - I; C - II; D - III.
A - II; B - IV; C - III - D - I.
A - I; B - III; C - IV - D - II.
A - II; B - III; C - I; D - IV.
Questão 5/5
Certa funcionária grávida em sua última semana de gestação interrompe seu contrato individual de trabalho para que possa ter uma tranquilidade maior na espera de seu parto.
O período pelo qual a gestante pode paralisar o seu contrato de trabalho, conhecido como licença-maternidade, tendo a garantia de salário e de emprego está previsto na Carta Magna/88, assim definido: 
Que será de 180 (cento e oitenta) dias.
Que terá duração mínima de 120 (cento e vinte) podendo se estender até 180 (cento e oitenta) dias, se assim entender o empregador.
Que deverá ser de 150 (cento e cinquenta) dias.
Que deverá ter a duração de 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser reduzido, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Que deverá ser de 120 (cento e vinte) dias.

Outros materiais