Buscar

Metodologia Científica e sisema de ensino e politicas educacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Metodologia Científica
Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto: 
As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelam úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio. Tais citações são transcritas a partir das fichas de documentação, podendo ser transcrições literais ou então apenas alguma síntese do trecho que se quer citar. Em ambos os casos, é necessário indicar a fonte, transpondo os dados já presentes na ficha. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. (p. 174)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem, entre os tipos de citação, três modelos considerados principais: citações diretas, citações indiretas e citação da citação. No que consiste cada um desses modelos? Caracterize-os:
Nota: 20.0
	Entre os tipos de citação, podemos apresentar três modelos principais: i) citação direta — transcrição de trecho de texto de um autor consultado; pode ser um fragmento curto ou longo, ii) indireta — transcrição livre do texto do autor consultado e iii) citação de citação — transcrição direta ou indireta de um texto a cuja versão original não se teve acesso. (p.53—59).
Resposta:citações diretas: utiliza-se aspas, e as palavras do autor sem modifica-las sendo longas e curtas, quando longas deve conter fonte tamanho 10, recuo 4 a direita, indicando o autor, ano e pagina. citações indiretas: utiliza-se das ideias do autor descrevendo de forma clara sem modifica-las.tendo sempre o cuidado para não mudar a ideia que lemos e citamos pode aparecer de forma de paráfase ou de condensação, apresentando sempre autor ano e página. citação da citação e classificada pela apresentação do termo apud, menção a um documento que se utiliza de uma informação pertencente a outro trabalho. 
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Seguindo o preceito legal, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação implementaram, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), iniciativa no sentido de elaborar e estabelecer diretrizes curriculares nacionais para todos os níveis de ensino.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SOUZA, Rosa Fátima de. Escola e currículo. Curitiba: IESDE, 2008. (p. 79)
Os princípios norteadores para educação infantil previstos nas DCNEI são, segundo o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, os mesmo que servem de base para todas as etapas da educação básica. Nesse contexto, descreva as funções sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil:
Nota: 20.0
	A função sociopolítica e pedagógica da educação infantil: as propostas curriculares das instituições escolares de educação infantil devem garantir o cumprimento pleno da função sociopolítica e pedagógica, entendido como: condições c recursos para o acesso aos direitos civis, humanos e sociais; compartilhamento e “complementaridade de educação e cuidados entre escola e família”; possibilidade de convivência entre adultos e crianças; amplia-lo dc saberes e conhecimentos dc diversos tipos; promover “a igualdade dc oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais c às possibilidades de vivência da infância”; e consrn1ço dc “novas formas dc sociabilidade c de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta c com o rompimento dc relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa” (Resoiuçâo CNE/CEB n° 5/2009, art. 7). (p. 190)
Resposta:deve garantir o cumprimento pleno desta funcao entendido como condicoes e recursos aos direitos civis, humanos e sociais compartrilhando e complementariedade de educacao escola e familia, posibilitar uma convivencia entre adultos e criancas, ampliação de saberes e conhecimentos de diversos tipos. promover igualdade ao acesso das criancas independente de classe social ao ensino, bens culturais e as possibilidades de vivencia das criancas, construção de novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometimento com a ludicidade, a democracia a sustentabilidade do planeta, romper com questoes de dominios etarios, socioeconomico,etinico-racial, de genero, regional etc... 
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto : 
A parte textual é a seção do trabalho monográfico em que é exposta a matéria, sendo dividida em três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: POCCOLI, João J. Normalização para trabalhos de conclusão em Educação Física; 2 ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2006. (p. 35)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, no que consiste a conclusão de um trabalho acadêmico? Descreva-a.
Nota: 20.0
	Como o próprio nome indica, é o momento de expor as considerações finais às quais o autor chegou, de modo a verificar se o estudo atingiu o objetivo da pesquisa. Nessa parte do trabalho, são apresentadas, de forma sintética, as ideias essenciais do referencial teórico, da metodologia, dos resultados e da análise. São comparados os dados finais com o objetivo geral que norteou a pesquisa; além disso, é estabelecido e descrito o alcance do estudo em relação ao objetivo proposto.
É também nesse momento que o autor faz sugestões de futuros estudos e explicita suas reflexões finais. (p. 53).
Resposta:de forma sintetica apresenta as ideias essenciais do referencial teorico da metodologia dos resultados e da analise são comparados os dados finais como o objetivo geral que norteou a pesquisa, alem disso é estabelecido e descrito o alcance do estudante em relação ao objetivo proposto.o autor faz sugestoes de futuros estudos e explica suas reflexoes finais.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto:
A introdução poderá ser esboçada no início do trabalho de pesquisa, mas só será concluída no final, quando o autor já tiver coletado todas as informações sobre o tema objeto de estudo.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FONSECA, Regina Célia Veiga da. Metodologia do trabalho acadêmico. Curitiba: IESDE, 2009.  (p. 70-71)
De acordo com o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, na introdução de um trabalho acadêmico devem constar alguns itens essenciais. Quais são eles? Liste, no mínimo, 3 itens.
Nota: 20.0
	A introdução de um trabalho científico deve indicar o tema tratado, o porquê de se pesquisar esse assunto, quais objetivos o pesquisador pretende alcançar com esse texto, o questionamento principal da problematização do tema, a metodologia utilizada para a realização do estudo e as partes que compõem o texto.
Resumidamente, a introdução deve abordar os seguintes assuntos: tema, justificativa, objetivos, metodologia e identificação da estrutura do trabalho. (p. 51)
Resposta:deve indicar o tema tratado, o porquê deste assunto pesquisado, objetivos que deveria ou devem ser alçançado com o texto, questionamento principal da problematização do tema, a metodologia utilizada para o estudo e as partes que compõem o texto. deve ser clara e objetiva levando o pronto entendimento do leitor 
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto,ele está no livro: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 290)
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, o principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil?
 
Nota: 20.0
	O principal instrumento da vida de um país é a sua Constituição Federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a Constituição, irtináda a Lei no 9.394/1996, que fixa as Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBEN), que regula a educação escolar no país.
 
Resposta:a LDB lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LEI n°9394/1996, reune as principais orientações para a educação brasileira depois da Constituicao Federal

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes