Buscar

NORMAS ABNT

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �20�
Material Normas: Direito 
Profa Dra Bernadete Lema Mazzafera
Obs: Material elaborado como roteiro de aula, favor não reproduzir ou postar sem autorização do professor. bernalema@gmail.com
1Trabalho de conclusão de curso: aspectos normativos.
 (Divididas em três grupos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais)
	
	Capa
	Elemento obrigatório. Contêm nome da instituição, nome do autor, título, subtítulo (se houver), local (cidade) e ano. 
	
	Folha de Rosto
	Elemento obrigatório, que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho. 
	
	Folha de aprovação
	Elemento obrigatório deve constar nome do autor do trabalho, título e subtítulo se houver, centralizados, além dos elementos essenciais para identificação do estudo.
	
	Dedicatória
	Elemento opcional, dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. 
	
	Agradecimentos
	Elemento opcional, dirigido àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. 
	
	Epígrafe
	Elemento opcional, onde o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria. (Deve relacionar-se ao conteúdo do trabalho)
	
	Resumo/
abstract
	Elemento obrigatório, que consiste na apresentação resumida dos pontos relevantes do texto. Em frases objetivas não deve ultrapassar 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho (palavras-chave- separadas por pontos) No abstract Key-words 
	
	Lista de ilustrações
	Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo número de página.
	
	Lista de abreviaturas e siglas
	Elemento opcional, que consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. 
	
	Lista de símbolos
	Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto.
	
	Sumário
	Elemento obrigatório, que consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho. 
	
	Introdução
	Constitui a parte inicial do texto, deve constar a delimitação do assunto tratado. 
	
	Desenvolvi-
mento
	Contempla revisão de literatura, (método, resultados, discussões- para trabalhos de campo) e conclusões do estudo.
	
	Referência
	Elemento obrigatório, que consiste em uma relação de referências bibliográficas das publicações citadas no texto. Segue um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento que permite sua identificação individual, conforme NBR 6023 (ABNT).
	
	Glossário
	Elemento opcional. Consiste em uma lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito, acompanhadas de suas definições.
	
	Apêndice
	Elemento opcional. Consiste em um texto elaborado pelo autor (ex: o questionário), a fim de complementar sua argumentação. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. 
	
	Anexo
	Elemento opcional, que consiste em um texto não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Ex: termo de consentimento, legislações.
2 aspectos gráficos em geral.
	Tipo de Letra
	Arial ou times new roman
	Tamanho da letra
	Recomenda-se tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações
	Papel 
	A 4 (21,0 x 29,7) - impressão é feita em laudas (usa-se um dos lados) sugere-se os dois lados (ABNT, 2011)
	Margem superior
	3,0 cm
	Margem inferior
	2,0 cm
	Margem esquerda
	3,0 cm
	Margem direita
	2,0 cm
	Espacejamento um e meio
	- Todo texto deve ser digitado com espaço um e meio (NBR 14724 de dezembro de 2005)
- Os títulos das seções devem começar na parte superior da folha e ser separados do texto por um espaço entrelinhas. O mesmo espaço deve ser aplicado a cada subtítulo.
	Espacejamento simples 
	Citação com mais de três linhas
 Notas explicativas, de rodapé
Referências para citações
Legenda para tabelas e ilustrações
No final do trabalho as referências têm espaço simples, mas entre elas devem ser separadas por um espaço simples (ABNT, 2011)
	Paginação
	As páginas são contadas a partir da folha de rosto (inclusive), mas numeradas a partir da introdução. Número arábico no canto superior direito a 2cm da borda e a 1cm da primeira linha
	Parágrafo
	Recomenda-se 1.5 cm a partir da margem esquerda. “ o projeto gráfico é de responsabilidade do autor” (ABNT,2005, p.8) Porém, fixado o tamanho do recuo obedecer em todo o texto. 
	Títulos de Seção
	 Todas as seções devem ser apresentadas usando indicativo numérico alinhado à esquerda (sem hífen, travessão); destacados tipograficamente (negrito/itálico, caixa alta etc)
Os títulos como: listas, sumário, resumo, referências devem aparecer centralizados sem indicativo numérico (ABNT, 2005)
Todas as seções principais do trabalho devem ser iniciadas em folhas separadas (ABNT, 2005)
3 Citações
Citações- é a inclusão no texto de informações extraídas de outra fonte. A função é sustentar, ilustrar ou esclarecer nossas ideias. Referenciadas com autor data ou numérico.
Curtas – até 3 linhas, entram no texto entre aspas
Longas – mais de 3 linhas, destacadas em espaço simples a 4 cm da margem esquerda sem recuo de parágrafo com fonte menor.
Citação indireta- não é cópia mas é quase : condensação – síntese de um texto maior, escrita sem aspas ou paráfrase – recomposição do texto com nossas palavras, escrita sem aspas. 
Exemplos de citações
Diretas Curtas – até 3 linhas, entram no texto entre aspas, arial 12, com aspas.
	 Por meio do raciocínio lógico e da argumentação produz-se conhecimento científico e, para qualquer forma de trabalho científico, deve-se ter como objetivo intrínseco, a demonstração e o desenvolvimento de um raciocínio lógico. “O homem usa o conhecimento para reagir ao meio e, se possível para transformar esse meio.” (MAGALHÃES, 2005, p. 16).
Diretas Longas – mais de 3 linhas, devem ser apresentadas em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, espaço simples, com fonte menor da utilizada no trabalho, no caso, arial 10 e sem aspas.
	No fim das contas, o conhecimento serve e só adquire sentido para a humanidade à medida que contribui para melhorar sua capacidade de fruir a vida e para diminuir o sofrimento humano [...]. Podemos, então, ver o conhecimento como fator de liberdade, como elemento para a felicidade (MAGALHÃES, 2005, p. 16)
Indireta – Consiste na reprodução das ideias de outro autor, sem transcrição literal. Não é cópia, mas é quase: condensação – síntese de um texto maior, escrita sem aspas ou paráfrase – recomposição do texto com nossas palavras, escrita sem aspas. 
Exemplo:
	 Para Lakatos (1991), todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos. Assim, método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo: conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do pesquisador.
 Citação de um autor: Segundo Freire (1970, p.98) ou “O texto trata........................” (FREIRE, 1970, p.98);
 Citação de dois autores: Para Oliveira e Santos (2000, p.24) ou “O texto trata.....................................” (OLIVEIRA; SANTOS, 2000, p.24); 
 Citação de mais de 3 autores: Cunha et al. (1994, p.12) ou “O texto trata...............................” (CUNHA et al., 2000, p.24). 
Citação de citação (in/apud): Quando se transcreve palavras textuais ou conceitos de um autor, dito por um segundo autor, ou seja, de “segunda mão”, utiliza-se a expressão in/apud (citado por / junto a).
Exemplos (opções):
	>Segundo Neuman (1997 apud HELLER, 1999, p. 127) “A dominação não tem poder, como tal, não inclui a dominação de outrosseres humanos.”
	>De acordo com Neuman (1997) “A dominação não tem poder, como tal, não inclui a dominação de outros seres humanos.” (apud HELLER, 1999, p. 127).
	>“A dominação não tem poder, como tal, não inclui a dominação de outros seres humanos.” (NEUMAN, 1997 apud HELLER, 1999, p. 127).
4 Referências 
Seguem exemplos das referências mais comuns:
2. 1Livro:
Autor, título em itálico, negrito ou sublinhado, subtítulo, número da edição (a partir da 2.ed.), local, editora, ano, número de páginas.
Muller, M. S., Cornelsen, J. M, Normas e padrões para Teses, Dissertações e Monografias. 5.ed. atual. Londrina: Eduel, 2003. 155p.
2.2 Capítulo de livro com autoria:
Autor do capítulo, título do capítulo, expressão In:, autor da obra, título da obra em itálico,negrito ou sublinhado, local, editora, ano, capítulo, número das páginas do mesmo.
GEWANDSZNAJDER, F. Ciência natural: os pressupostos filosóficos. In: Alves-Mazzotti, A. J.; Gewandsznajder, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 ed. São Paulo: Pioneira: 1999. p.10-64.
2. 3 Capítulo de livro sem autoria:
Autor do capítulo, título do capítulo, expressão In:,travessão com seis espaços, título da obra em itálico,negrito ou sublinhado, local, editora, ano, capítulo, número das páginas do mesmo 
MINAYO, M.C.S. Ciência, técnica e arte: o desafio da Ciência Social. In: ______. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 1994. p.9-30.
2.4 Trabalho de Conclusão de Curso, tese etc
Autor, título em itálico,negrito ou sublinhado,ano, número total de páginas seguido de p., a palavra tese,dissertação ou monografia etc, nível e área do curso, nome da instituição, local
MAZZAFERA, B. L. Discurso científico em fonoaudiologia: análise de pesquisas.2006. 206 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 
5. Acesso online
Autor, título em itálico, negrito ou sublinhado, subtítulo, número da edição (a partir da 2.ed.), local, editora, ano, número de páginas, expressão disponível em: endereço eletrônico entre os sinais< >, expressão Acesso em:, data do acesso (dia, mês abreviado e ano).
NONINO-BORGES, Carla Barbosa et al . Desperdício de alimentos intra-hospitalar. Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 19,  n. 3,  2006.  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000300006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22  Nov  2006. 
6.Publicação periódica
Autor do artigo (quando houver), título do artigo, título do periódico em itálico, negrito, local de publicação, número do volume (ou ano), número do fascículo, páginas, inicial e final, do artigo referenciado, data do fascículo.
ZANCAN, G. T. Educação científica: uma prioridade nacional. São Paulo Perspec., vol. 14, n.3, p.3-7, Jul. 2000.
8 Associações, entidades etc
INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL (Brasil).Classificação Nacional e patentes. 3. ed. Rio de Janeiro, 1979. v. 9.
9 Órgãos governamentais
Quando se tratar de órgãos governamentais da administração (Ministérios, Secretarias e outros) entrar pelo nome geográfico em caixa alta (país, estado ou município), considerando a subordinação hierárquica, quando houver.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional. Educação profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. Brasília: SEFOR, 1995. 24 p.
10 Constituições
PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Constituição (data de promulgação). Título. Local: Editor, Ano de publicação. Número de páginas ou volumes. Notas.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).
11Leis e Decretos
PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Lei ou Decreto , número, data (dia, mês e ano). Ementa. Dados da publicação que publicou a lei ou decreto. 
BRASIL. Decreto n. 89.271, de 4 de janeiro de 1984. Dispõe sobre documentos e procedimentos para despacho de aeronave em serviço internacional. Lex:
Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 48, p. 3-4, jan./mar.,1.
trim. 1984. Legislação Federal e marginalia.
BRASIL. Lei n. 9273, de 3 de maio de 1996. Torna obrigatório a inclusão de
dispositivo de segurança que impeça a reutilização das seringas descartáveis.
Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 60, p. 1260, maio/ jun., 3. trim.1996. Legislação Federal e Marginalia.
 12 Acórdãos, Decisões, Deliberações e Sentenças das Cortes ou Tribunais
AUTOR (entidade coletiva responsável pelo documento). Nome da Corte ou Tribunal. Ementa (quando houver). Tipo e número do recurso (apelação, embargo, habeas-corpus, mandado de segurança, etc.). Partes litigantes. Nome do relator precedido da palavra "Relator". Data, precedida da palavra (acórdão ou decisão ou sentença) Dados da publicação que o publicou. Voto vencedor e vencido, quando houver.
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Ação Rescisória que ataca apenas um dos fundamentos do julgado rescindendo, permanecendo subsistentes ou outros aspectos não impugnados pelo autor. Ocorrência, ademais, de imprecisão na identificação e localização do imóvel objeto da demanda. Coisa julgada. Inexistência. Ação de consignação em pagamento não decidiu sobre domínio e não poderia fazê-lo, pois não é de sua índole conferir a propriedade a alguém. Alegação de violação da lei e de coisa julgada repelida. Ação rescisória julgada improcedente. Acórdão em ação rescisória n. 75-RJ. Manoel da Silva Abreu e Estado do Rio de Janeiro. Relator: Ministro Barros Monteiro. DJ, 20 nov. 1989. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v.2, n. 5, jan. 1990. p.7-
Quadro 1 -Critérios de elaboração e avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso:
	Itens que deverão ser contemplados no trabalho:
	Sim
	Parcial
	Não
	Não se aplica
	1. QUANTO AO TÍTULO
	
	
	
	
	1.1 Indica o tema do estudo proposto no objetivo e finalizado na conclusão
	
	
	
	
	1.2 Evita abreviações
	
	
	
	
	2. QUANTO AO RESUMO
	
	
	
	
	2.1 Apresenta um resumo conciso do trabalho que contempla todos os itens do estudo.
	
	
	
	
	2.2 O resumo possui formatação apropriada e apresenta as palavras-chave, logo abaixo de seu texto.
	
	
	
	
	3. QUANTO À INTRODUÇÃO
	
	
	
	
	3.1 Apresenta uma justificativa para o estudo.
	
	
	
	
	3.2 Apresentam o(s) objetivo(s) gerais e específicos em sentenças afirmativas (apresenta-os ao final da introdução ou em capítulo à parte).
	
	
	
	
	3.3 Como último parágrafo apresenta todo o trabalho capítulo por capítulo.
	
	
	
	
	4. QUANTO A REVISÃO DE LITERATURA
	
	
	
	
	4.1 Discute a literatura sem revisões exaustivas.
	
	
	
	
	4.2 Cita somente trabalhos pertinentes ao assunto.
	
	
	
	
	4.3 Referencia todo o capítulo de revisão.
	
	
	
	
	5. MÉTODO (para pesquisa de campo)
	
	
	
	
	5.1 Descreve os participantes e respeita aspectos éticos da área.
	
	
	
	
	5.2 Descreve e referencia o material utilizado construído por outros autores.
	
	
	
	
	5.3 Descreve apropriadamente o material que foi construído especificamente para o estudo.
	
	
	
	
	5.4 O método pode ser replicado.
	
	
	
	
	5.5 Descreve como os dados serão analisados nos resultados .
	
	
	
	
	6. RESULTADOS (para pesquisa de campo)
	
	
	
	
	6.1 Descreve os resultados do estudo
	
	
	
	
	6.2 Descreve como analisou os dados
	
	
	
	
	7. DISCUSSÃO
	
	
	
	
	7.1 Discute os resultados confrontando-os com a literatura
	
	
	
	
	8. CONCLUSÃO
	
	
	
	
	8.1 Retoma ao objetivo
	
	
	
	
	9. REFERÊNCIAS
	
	
	
	
	9.1 Faz constar todas as citações nas referências
	
	
	
	
	10. NORMAS
	
	
	
	
	10.1 Respeita os aspectos normativos e tipográficos propostos pela instituição de ensino.Fonte: MAZZAFERA, B.L. (2013)
ADRIANO RODRIGUES DA SILVA
QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO AOS CLIENTES COM CONTRATOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA 
DE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA 
EM CLIMATIZAÇÃO DE AMBIENTE
Londrina
2013
ADRIANO RODRIGUES DA SILVA
QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO AOS CLIENTES COM CONTRATOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA 
DE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA 
EM CLIMATIZAÇÃO DE AMBIENTE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de .................. da Faculdade/Universidade/Centro Universitário como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em ..............
Orientador: Profa. Dra Bernadete Lema Mazzafera
Londrina
2013
adriano rodrigues da silva
QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO AOS CLIENTES COM CONTRATOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA 
DE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA 
EM CLIMATIZAÇÃO DE AMBIENTE
Trabalho de Conclusão de Curso de ...................apresentado à...................., como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em .........................., aprovado com nota final igual a ......... conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores:
_________________________________________________
Orientador: Profa Dra Bernadete Lema Mazzafera
Centro Universitário
_________________________________________________
Prof. 
_________________________________________________
 Prof. 
Londrina, Dia de Mês de 2013.�
DEDICATÓRIA (não se escreve no trabalho o título)
	
AGRADECIMENTOS
“A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade”. 
 (Immanuel Kant)
�
RESUMO
A argumentação jurídica é a materialização do discurso proferido pelos operadores do direito em atividades jurídicas. Existe um interesse crescente no conhecimento das teorias que possam respaldar um processo argumentativo jurídico, visto que argumentos como meios de sustentar ideias são utilizados na prática jurídica onde nada se faz sem explicação e fundamentação. Este estudo teve como objetivo descrever o processo de argumentação jurídica na petição inicial. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica. Foi possível verificar que a petição inicial denominada “documento indispensável à propositura da ação” apresenta argumentos, para que o cidadão reivindique, na justiça, um direito, construído por meio de uma organização racional das ideias, onde há a valorização do diálogo presente no processo, que respeita seu interlocutor e o contexto de suas colocações e se necessário incorpora outros campos do saber. O campo do direito atualmente se dá em termos de gradações, níveis e camadas, para além de uma visão lógica formal de existência de verdades absolutas e de “certo” e “errado”. A transformação do direito ao longo do tempo traz a marca do momento histórico vivido e representa a sociedade. A importância e os estudos da argumentação jurídica nos dias atuais representam e contribuem para a mudança do direito. 
Palavras – chave: Argumentação. Linguagem jurídica. Petição Inicial
�
ABSTRACT
�
SUMÁRIO
 Erro! Indicador não definido.1 INTRODUÇÃO	�
 Erro! Indicador não definido.2 REFERENCIAL TEÓRICO	�
Erro! Indicador não definido.2.1 Histórico do Surgimento do Direito do Trabalho	�
Erro! Indicador não definido.2.2 O Direito do Trabalho	�
 
 Erro! Indicador não definido.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
 Erro! Indicador não definido.REFERÊNCIAS	�
 Erro! Indicador não definido.APÊNDICE	�
�
Modelo de Introdução – 
1 Introdução
A argumentação jurídica é a materialização do discurso proferido pelos operadores do direito em atividades jurídicas. 
Existe um interesse crescente no conhecimento das teorias que possam respaldar um processo argumentativo jurídico, visto que argumentos como meios de sustentar ideias são utilizados na prática jurídica onde nada se faz sem explicação e fundamentação. 
 Não se formula um pedido a um juiz sem que se explique o porquê deste pedido, caso contrário diz-se que o pedido é desarrazoado, sem motivação e fundamentação. Da mesma forma, nenhum juiz pode proferir uma decisão sem explicar os motivos dela, e para isso constrói um raciocínio argumentativo (RODRIGUEZ, 2005). 
 A argumentação está presente na petição inicial, documento indispensável para a propositura da ação. Este estudo tem como objetivo descrever o uso da argumentação jurídica na petição inicial. Para responder à questão proposta realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Inicia-se o estudo com fundamentos teóricos da argumentação jurídica, destaca-se a nova retórica de Chaim Perelman. Além disso, são descritos conceitos referentes ao uso da linguagem no Direito e critérios para que se possa desenvolver uma boa argumentação na petição inicial.
Modelos de Introdução
TESE USP
Exemplo de Santos (2011) 
Por isso, o principal objetivo deste trabalho é o de qualificar juridicamente o “capital intelectual”, buscando mecanismos para sua proteção.

Outros materiais