Buscar

SIMULADO DISCURSIVA - RESPONSABILIDADE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO DISCURSIVA – RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL ADM - UNINTER
Questão 1/5
A partir das reflexões sobre a Responsabilidade Social Empresarial e suas dimensões, faça uma análise da imagem, responda à seguinte questão: (imagem)
Considerando as quatro dimensões da Responsabilidade Social e Empresarial de Carroll (1979), quais stakeholders têm sido prejudicados com a falta de responsabilidade social de gestores e organizações?
Resposta: 
- Clientes
 - Consumidores
 - Comunidades locais
 - Meio Ambiente 
- Fornecedores
Questão 2/5
Cite as diferenças entre as organizações do Primeiro Setor, do Segundo Setor e do Terceiro Setor.
Resposta: 
Primeiro Setor: prefeituras municipais, governos dos estados e a presidência da república, além das entidades a estes entes ligados. 
Segundo Setor: empresas que exercem atividades privadas com fins lucrativos. 
Terceiro Setor: organizações sem fins lucrativos, buscando o bem-estar social da população.
Questão 3/5
Considerando a relação entre tecnologia e progresso, explique como o avanço tecnológico tem impactado no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Cite ao menos dois exemplos.
Resposta: 
A inovação tecnológica voltada à preservação do Meio Ambiente busca internalizar as externalidades negativas ou pelo menos minimizá-las, e podemos ver um grande avanço em relação às tecnologias de cunho ambiental, como as ”tecnologias de limpeza” (setores de tratamento de água e efluentes, gerenciamento de resíduos, controle da qualidade do ar, etc) e as "tecnologias limpas" (energia eólica, biomassa, separação e reciclagem de materiais, etc). 
Exemplos de como esse avanço tecnológico tem impactado no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis:
 - Biobateria: Na Alemanha, usinas de biogás são usadas para substituir definitivamente as usinas nucleares.
 - Captura de Carbono: pesquisadores internacionais desenvolveram uma tecnologia que captura o carbono que sai das grandes termoelétricas e das fábricas, de forma sustentável.
Questão 4/5
Considerando a visão de Milton Friedman sobre a função das empresas, você concorda o discorda do economista? Posicione-se claramente e justifique.
Resposta: RESPOSTA PESSOAL
Questão 5/5
O que é o Terceiro Setor e quais as características das organizações que o compõe?
Resposta: O Terceiro Setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. É uma mistura de princípios públicos e privados e, portanto constitui outro mecanismo redistribuidor de riqueza. As ações do terceiro setor partem da sociedade civil e obedecem à lógica do altruísmo, da filantropia, da reciprocidade, dos costumes e tradições, das concepções morais e religiosas, etc.

Outros materiais