Buscar

APOL 1 SOCIOLOGIA GERAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL NOTA 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia, reflita e responda sobre a seguinte situação:
Reunidos na cidade de Rio de Janeiro, 300 parlamentares de 85 países se comprometeram em ajudar seus governantes a alcançar os objetivos estabelecidos nas conferências Rio+20 e Rio 92, assim como a utilizar a legislação para promover um crescimento mais verde e socialmente inclusivo para todos.
Após três dias de encontros na Cúpula Mundial de Legisladores, promovida pela GLOBE International – uma rede internacional de parlamentares que discute ações legislativas em relação ao meio ambiente –, os participantes assinaram um protocolo que tem como objetivo sanar as falhas no processo da Rio 92.
Em discurso durante a sessão de encerramento do evento, o vice-presidente do Banco Mundial para América Latina e o Caribe afirmou: ”Esta Cúpula de Legisladores mostrou claramente que, apesar dos acordos globais serem úteis, não precisamos esperar. Podemos agir e avançar agora, porque as escolhas feitas hoje nas áreas de infraestrutura, energia e tecnologia determinarão o futuro”.
                            Disponível em: <www.worldbank.or/pt/news/2012/06/20>
                                               Acesso em 22 jul. 2012 (adaptado)
O compromisso assumido pelos legisladores, explicitado no texto acima, é condizente com o fato de que:
	
	A
	Os acordos internacionais relativos ao meio ambiente são autônomos, não exigindo de seus signatários a adoção de medidas internas de implementação para que sejam revestidos de exigibilidade pela comunidade internacional.
	
	B
	A mera assinatura de chefes de estado em acordos internacionais não garante a implementação interna dos termos de tais acordos, sendo imprescindível, para isso, a efetiva participação do Poder Legislativo de cada país.
Todas as respostas tocam aspectos condizentes com o meio ambiente. Para responder é necessário ter informações e saber se na realidade os governos cumprem em sua totalidade, tudo o que é acordado nas diferentes reuniões de Cúpula sobre meio ambiente.
As alternativas: A, C, D e E não estão certas, pelas razões a seguir:
Acordos têm que ser comuns e adotados por todos com o cumprimento das respectivas medidas. Alternativa A
As metas não foram cumpridas e as medidas não foram plenamente adotadas. Alternativa C
Os acordos internacionais têm que ser respeitados pelos países signatários independentemente de quem assuma o governo ou seu mandato. Alternativa D
A lei vale para todos sem exceção, de acordo com os seus termos. Alternativa E
	
	C
	As metas estabelecidas na Conferência Rio 92 foram cumpridas devido à propositura de novas leis internas, incremento de verbas orçamentárias destinadas ao meio ambiente e monitoramento da implementação da agenda do Rio pelos respectivos governos signatários
	
	D
	A atuação dos parlamentos dos países signatários de acordos internacionais restringe-se aos mandatos de seus respectivos governos, não havendo relação de causalidade entre o compromisso de participação legislativa e o alcance dos objetivos definidos em tais convenções.
	
	E
	A Lei de Mudança Climática aprovada recentemente no México não impacta o alcance de resultados dos compromissos assumidos por aquele país de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, de evitar o desmatamento e de se adaptar aos impactos das mudanças climáticas.
Questão 2/5
Os pensadores das ciências humanas ficaram fascinados com os resultados e avanços das ciências naturais. Como ainda não tinham um método próprio para abordar seu objeto, resolveram adotar o método das ciências naturais. 
A respeito da distinção entre as ciências humanas, naturais e formais é correto afirmar:
I. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo.
II. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza.
III. Fazem parte das ciências naturais a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística.
IV. Entre as ciências humanas estão a física, a química e a biologia.
V. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
	
	A
	I, III e V
	
	B
	II, IV e V
	
	C
	I, II e V
Você acertou!
As afirmações corretas são a I, II e V. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo e abrangem a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza e contemplam a física, a química e a biologia. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica (p. 45).
 
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	Todas as afirmações estão corretas.
Questão 3/5
A socialização é o processo pelo qual o indivíduo adquire os padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis nos seus grupos sociais. Analise as seguintes proposições sobre o processo de socialização e assinale a alternativa correta:
I - É contínuo, começando no dia em que nascemos e terminando apenas no dia em que morremos.
II - Esse processo limita-se aos aspectos simbólicos e de personalidade, não tendo nenhuma influência sobre os processos físicos dos indivíduos.
III - Pode ser considerado uma imposição da sociedade.
IV - A maneira como comemos, por exemplo, pode ser considerada um elemento adquirido por meio do processo de socialização.
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Você acertou!
A afirmativa II está errada, pois a socialização também interfere em aspectos físicos, como aprender a andar e comer, por exemplo.
Questão 4/5
Assim como a Revolução Francesa, a Revolução Industrial ocasionou um grande número de transformações econômicas e sociais, intimamente ligadas às inovações tecnológicas e a novas formas de organizar o trabalho. Considere as seguintes afirmações sobre a Revolução Industrial:
I. Com ela se iniciou o processo de industrialização, e os artesãos, que antes produziam em suas casas com suas ferramentas, passaram a trabalhar sob as ordens do empresário capitalista e se sujeitaram a novas formas de conduta e relações de trabalho.
II. A produção, antes feita num ritmo fabril, passou a ser feita artesanalmente pelos mestres artesãos.
III. A máquina de fiar foi uma das primeiras invenções do período e era capaz de produzir quilos de fio de uma só vez sob os cuidados de um único trabalhador.
IV. A perda das propriedades, aliada à mecanização da agricultura, provocou um êxodo rural que contribuiu para o inchaço das cidades.
V. Houve a diminuição de alguns problemas como redução da prostituição, do alcoolismo, do suicídio, da criminalidade, e de doenças epidêmicas como tifo e cólera. 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
	
	A
	I, II e IV apenas.
	
	B
	I e V apenas.
	
	C
	II, III e V apenas
	
	D
	I, III e IV apenas
Você acertou!
as afirmações I, III e IV estão corretas. Os artesãos saíram de suas oficinas e foram trabalhar nas primeiras fábricas. A máquina de fiar foi uma das primeiras invenções do período. A Inglaterra passou de país com pequenas cidades e de população predominantemente rural para um país com grandes cidades e indústrias. (p. 27-29)
	
	E
	I apenas
Questão 5/5
O Cerrado, que ocupa mais de 20% do território nacional, é o segundo maior bioma brasileiro, menor apenas que a Amazônia. Representa um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial e é considerado uma das mais importantes fronteiras agrícolas do planeta.
Considerando a conservação da biodiversidade e a expansão da fronteira agrícola no Cerrado, avalie as afirmações a seguir:
I - O Cerrado apresenta taxas mais baixas de desmatamento e percentuais mais altos de áreas protegidas que os demais biomas brasileiros.
II - O uso do fogo é, ainda hoje, uma das práticas deconservação do solo recomendáveis para controle de pragas e estímulo à rebrota de capim em áreas de pastagens naturais ou artificiais do Cerrado.
III. Exploração excessiva, redução progressiva do habitat e presença de espécies invasoras estão entre os fatores que mais provocam o aumento da probabilidade de extinção das populações naturais do Cerrado.
IV - Elevação da renda, diversificação das economias e o consequente aumento da      oferta de produtos agrícolas e da melhoria social das comunidades envolvidas estão entre os benefícios associados à expansão da agricultura no Cerrado.
 
 É CORRETO apenas o que se afirma em:
 
	
	A
	I apenas.
	
	B
	II apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas
Você acertou!
As alternativas A, B, C e D não estão corretas.
Alternativa I. Pelo menos por enquanto, essas taxas não se constatam. Pelo contrário, há uma ocupação crescente do cerrado para atividades agrícolas e pecuárias.
Alternativa II. O uso do fogo não é uma prática racomendável, pois destrói boa parte da fauna e da flora do cerrado.
Alternativa III. Infelizmente assim é.
Alternativa IV. Esses são aspectos positivos, desde que o solo seja preservado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes