Buscar

Apol Nota 100 Fundamentos Históricos da Educação

Prévia do material em texto

01 Leia o fragmento de texto:
“Procriar e constituir família são aspectos altamente valorizados em sociedades como a em que vivemos – e em quase todas as sociedades humanas a infertilidade é repudiada como um infortúnio.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: CORRÊA, M. Ética e reprodução assistida: a medicalização do desejo de filhos. Revista Bioética, v. 9, n. 2, 2009. (p. 72) 
Leia as afirmativas abaixo sobre a relação entre técnicas reprodutivas e família, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) Com as técnicas reprodutivas temos novas relações de parentesco na sociedade.
( V ) As novas relações de parentesco ensejadas pelas técnicas reprodutivas separam-se da célula conjugal enquanto instituição.
(  F ) As tecnologias reprodutivas não alteram a concepção de família nem de parentesco.
(  F ) As tecnologias reprodutivas alteram a família, mas não as relações de parentesco.
A sequência correta é:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	F – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – V – V – F
 
	02 Leia o fragmento de texto:
“Contemporaneamente, portanto, o termo quilombo não se refere a resíduos ou resquícios arqueológicos de ocupação temporal ou de comprovação biológica. Também não se trata de grupos isolados ou de uma população estritamente homogênea. Da mesma forma, nem sempre foram constituídos a partir de movimentos insurrecionais ou rebelados (...).”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA, D. A. da. O passeio dos quilombolas e a formação do quilombo urbano. Tese de doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2005.
Sobre as comunidades quilombolas, é correto afirmar que:
	
	A
	a definição do que é um quilombo é arbitrária, uma vez que não depende mais da comprovação biológica.
	
	B
	para que possamos falar em quilombo é necessário que esta comunidade tenha permanecido isolada do mundo que a cerca.
	
	C
	o conceito de quilombo foi alterado no decorrer do tempo, e atualmente está relacionado a direitos socioculturais, à noção de identidade étnica, e a pleitos políticos.
	
	D
	comunidades quilombolas são aquelas que descendem de quilombos formados por fugitivos da escravidão, sendo que outros agrupamentos de negros e ex-escravos não podem ser enquadrados nesta tipologia.
	
	E
	é impossível falar em quilombo urbano, já que este é um fenômeno rural por excelência.
	
	
	
03 Leia o fragmento de texto a seguir:
“A História Nova, inspirada na Escola dos Annales, compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre, e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 9. 
Leia as afirmativas, observando as que apresentam os pontos que permitem visualizar os pressupostos da “Nova história”: 
I. Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica diálogo com outras áreas de conhecimento.
II. Ressaltar o tema política e conhecimentos gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV. Compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III apenas.
	
	
	
	
04 Lei o fragmento de texto:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
Para compreender a importância da história da educação é necessário reconhecer que a construção histórica, em suas especificidades, traz tensões, conflitos, dilemas e desafios no âmbito das práticas e cultura escolar.
Sobre essas especificidades no período Medieval e no Renascimento (início da Idade Moderna), enumere na ordem sequencial, as concepções referentes a cada momento histórico  e suas características.
1 – Período Medieval
2 – Renascimento
( 1 ) As escolas elementares tiveram significativa expansão.
(1  ) Uma das características mantida pelo método escolástico era a permanência da oralidade e a memorização das obras estudadas.
( 2 ) A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
( 2 ) As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2
	
	B
	2 - 1 - 1 - 2
	
	C
	2 - 2 -  1 -  2
	
	D
	1 - 1  - 2 - 2
	
	E
	2 - 2 - 1 - 1
	
	
	
	
	
05 Leia o fragmento de texto:
“Nos Estados Unidos da América a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: MARTINS, S. da S. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos Feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996.
Sobre as políticas afirmativas nos EUA, marque as asserções verdadeiras com V e as falsas com F, e depois assinale a alternativa com a sequência correta.
I.( F ) A política de cotas esteve presente desde a independência americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II.(V  ) Nos EUA, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.( V ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV.(V ) As políticas afirmativas nos EUA foram influenciadas por medidas semelhantes adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África.
 
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – F – F – V
	
	E
	V – V – F – F
	
	
	
	
	
	
	
06 Leia o fragmento de texto: 
“As novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática, o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados. Desta forma os PCNs e a LDB, nos faz pensar, qual é o verdadeiro papel da escola para a sociedade. É neste ponto que temos grandes debates, pois há uma grande problemática no que é cultura e memória e história de uma nação, e como isso deve ser ensinado”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 29)
A sociedade, a cultura e o momento histórico que envolvem a ação educativa ainda são muito discutidos e para compreendê-los é importante compreender os fundamentos históricos da educação no Brasil. Nesse contexto, qual é o papel da história para a sociedade?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	A história é resultado de uma construção coletiva e individual seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial no mundo das ideias.
	
	B
	A história tem em seu papel a responsabilidade de identificar as mudanças ocorridas nos diferentes tempos e espaços exatamente como elas aconteceram.
	
	C
	A história é uma crescente construção de fatos e acontecimentos que foram registrados desconsiderandoa totalidade da sociedade.
	
	D
	A história e seu arcabouço de registros e documentos contribui para a  exposição nos livros didáticos dos principais acontecimentos e fatos.
	
	E
	A história tem seu papel na sociedade para informar nomes de datas importantes dos fatos históricos ocorridos.
	
	
	
	
	
	
	
	
07 Leia o fragmento de texto:
O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez ( faz) é subjuga-lo, e quando resiste, massacrá-lo.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 23)
As ações educativas dos jesuítas surgiram no Brasil a partir da contrarreforma. Quais foram as ações e práticas educativas significativas dos jesuítas? Analise as afirmativas a seguir:
I. As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância das leis e formalidade pedagógica.
II. A educação jesuítica aos poucos ganhou espaço nas cidades comerciais, pois o ensino enfatizava o diálogo e a disciplina.
III. As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas.
IV. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II, III e IV apenas
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas
	
	D
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	E
	Afirmativas I e II apenas
	
	
	
	
	
	
	
	
	9
08 Leia o fragmento de texto:
“Gilberto Freyre é, talvez, o mais complexo, difícil e contraditório entre nossos grandes pensadores. Sua obra tem permanecido um desafio constante aos comentadores, (...) e a vitalidade de seu pensamento se mostra no crescente interesse por sua obra. Ele é, talvez, o mais moderno entre os clássicos do pensamento social brasileiro e suas questões ganham ao invés de perderem em atualidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: SOUZA, J. Gilberto Freyre e a singularidade cultural brasileira. Tempo social, v. 12, n. 1, 2000.
Sobre o pensamento de Gilberto Freyre no que tange às “raças” no Brasil, é correto afirmar:
	
	A
	A miscigenação é a causa do conflito entre as “raças”.
	
	B
	Atraso e degeneração populacional é o que acontece no Brasil.
	
	C
	Reforça a visão negativa sobre o arranjo racial brasileiro, concordando com os autores que o precederam.
	
	D
	A harmonia entre as raças é fruto de sua mistura.
	
	E
	O preconceito racial é marcante no “caráter brasileiro”.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	10
09 Leia o fragmento de texto a seguir:
“(...) é mais fácil dizer que o Brasil foi formado por um triângulo de raças (...) do que assumir que somos uma sociedade hierarquizada, que opera por meio de gradações e que, por isso mesmo, pode admitir, entre o branco superior e o negro pobre e inferior, uma série de critérios de classificação. (...) podemos situar as pessoas pela cor da pele ou pelo dinheiro. Pelo poder que detêm ou pela feiura de seus rostos. Pelos seus pais e nome de família, ou por sua conta bancária”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro:DA MATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984. p. 31-32 
Em relação a estas formas complexas com que se articula o preconceito e a discriminação racial no Brasil, e considerando o pensamento de Roberto Da Matta, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
(F ) No Brasil o sistema de segregação racial é explícito e direto.
(   V) A hierarquia das posições sociais camufla a segregação racial no Brasil.
(   V) No modelo de exclusão racial brasileiro o critério racial nem sempre está evidente.
(  F ) O “fábula das três raças” é usado por Da Matta para explicar a ausência de preconceito no Brasil.
A sequência correta é:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – V – F – F
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8.
O estudo da História, historiografia e história da educação e suas relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Paradigma Tradicional
2 – Nova História
(  1) Interesse essencial pelo tema política e pela história mundial.
( 1 ) História compreendida como uma narrativa dos acontecimentos, factual e linear.
(2  ) Interesse por toda a atividade humana, daí a expressão história total, relacionada aos Annales.
(2 ) Preocupa-se em realizar análise das estruturas que envolvem as permanências, mudanças e transformações históricas.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1 
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 –  2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
	1(?)
	2

Outros materiais