Buscar

Atividade Pedagógica Online 1 ÉTICA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE e Introdução a Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL: Atividade Pedagógica Online 1
Disciplina(s): ÉTICA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE e Introdução a Economia
Questão 1/5
"A relação entre governo e mercado está presente, direta ou indiretamente, nas várias atividades econômicas. Conforme assinala Nelson (2002), é enganoso acreditar que existem estruturas governadas essencialmente pelo mercado. As interfaces público-privado podem se dar tanto no âmbito da oferta quanto no da demanda". (MEIRELLES, Dimária Silva e. Teorias de mercado e regulação: por que os mercados e o governo falham?. Cad. EBAPE.BR,  Rio de Janeiro ,  v. 8, n. 4, p. 644-660,  dez.  2010 .)A respeito da relação entre Estado e Economia, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Em algumas situações estratégicas, o governo pode interferir no funcionamento do mercado e no sistema de preços.
Rota de Aprendizagem 1, página 4.
	
	B
	Em situação alguma o Estado pode intervir na Economia, pois deve sempre prevalecer o livre mercado.
	
	C
	Dizer que  há livre mercado é dizer que a atividade estatal e a atividade mercadológica não possuem relação alguma.
	
	D
	O livre mercado é modelo econômico que funciona nos Estados Unidos, seu idealizador e precursor, mas que no Brasil não funciona.
	
	E
	O governo pode interferir no funcionamento do mercado e no sistema de preços apenas quando necessário para satisfação de seus interesses.
Questão 2/5
Leia atentamente o texto a seguir e assinale a alternativa que contém as palavras que completam corretamente as lacunas. 
As coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina de __________, ou seja, tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. __________ é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. A __________ engloba todo conhecimento que uma sociedade tem sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência.
	
	A
	ética – ética  – ética
	
	B
	comunidade – comunidade – comunidade
	
	C
	tribo – tribo – tribo.
	
	D
	cultura – cultura – cultura
Você acertou!
De acordo com Alencastro (CAP.1, p.29) As coletividades humanas dão origem ao que comumente se denomina de CULTURA, ou seja, tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. CULTURA é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. A CULTURA engloba todo conhecimento que uma sociedade em sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência.
Questão 3/5
Jean Piaget, a partir de uma pesquisa feita com crianças observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Assinale a alternativa que apresenta a etapa de formação da consciência moral dos indivíduos que corresponde ao trecho a seguir.
 É a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor.
	
	A
	Anomia.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (CAP.1, p.36-39) a ANOMIA é a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor; na HETERONOMIA a criança obedece às ordens para receber recompensa ou para evitar castigo; a SOCIONOMIA seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças; e, na AUTONOMIA a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
	
	B
	Heteronomia.
	
	C
	Socionomia.
	
	D
	Autonomia.
Questão 4/5
(Disponível em <http://ofertaydemanda0mv-015.blogspot.com.br/>. Acesso em 13.06.2106)
A figura representa uma situação de escassez, ou seja, de relação entre oferta e demanda. A respeito da demanda de mercado, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Demanda de mercado é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir num dado período.
Você acertou!
Rota de Aprendizagem 1, página 5.
	
	B
	Demanda de mercado é a quantidade de determinado produto que é aceito pelo consumidor, pelo qual o fornecedor paga um preço.
	
	C
	A demanda de mercado é construída pelo preço pago em determinado produto, calculado pelo seu valor que é o mesmo para todos os consumidores.
	
	D
	Demanda e oferta são relações sempre antagônicas e opostas; por isso que a figura acima não representa essa relação, mas apenas a demada.
	
	E
	A fugura retrata situação de livre comércio com desenho de vantagem comparativa.
Questão 5/5
Leia com atenção o parágrafo a seguir. 
As éticas que visam às consequências das nossas atitudes estão em sintonia com um tipo de racionalidade que caracteriza as atuais sociedades industriais capitalistas. Trata-se da orientação das ações humanas sempre de forma racional com o objetivo de se atingir certos fins pretendidos. Um importante sociólogo, Max Weber, ao estudar as motivações para a vida nas modernas sociedades industriais capitalistas, teria identificado esse modo de agir baseado no cálculo, na adequação de meios e fins, na lógica do mínimo de perda e da maximização dos resultados. Dessa forma, quem age inspirado por esse tipo de ética sintoniza suas convicções e princípios a uma conduta que considere prioritariamente os efeitos e consequências do que faz, de modo que seus atos não provoquem catástrofes ou resultados negativos a longo alcance. 
Assinale a alternativa que indica corretamente a abordagem ética discutida no parágrafo anterior.
	
	A
	Ética das virtudes.
	
	B
	Ética religiosa.
	
	C
	Ética da responsabilidade.
De acordo com Alencastro (CAP.1, p.45), pela “ética da responsabilidade” deve-se responder pelas previsíveis consequências de nossos atos. Dessa forma, quem age inspirado por esse tipo de ética sintoniza suas convicções e princípios a uma conduta que considere prioritariamente os efeitos e consequências do que faz, de modo que seus atos não provoquem catástrofes ou resultados negativos a longo alcance.
	
	D
	Ética do dever.

Outros materiais