Buscar

Atividade Pedagógica Online 2 - ÉTICA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE e Introdução a Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL: Atividade Pedagógica Online 2
Disciplina(s): ÉTICA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE e Introdução a Economia
Questão 1/5
"Em decisão publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (06/01), a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade instaurou processo administrativo para investigar a prática de condutas anticompetitivas por parte da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT (PA nº 08700.009588/2013-04). 
A investigação teve início a partir de denúncia do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região – Setcesp, que alegou que os Correios estariam cometendo duas condutas anticompetitivas.
De acordo com o sindicato, a estatal estaria tentando estender seu monopólio legal sobre a entrega de cartas para outros produtos. Por meio de ações judiciais repetidas e sem fundamento objetivo, prática conhecida como sham litigation, a ECT estaria excluindo do mercado concorrentes que entregam tais produtos."
A respeito do monopólio como estrutura de mercado, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Monopólios decorrem de existência de barreiras à entrada de novas firmas no mercado, por diversos fatores, dentre eles por concessões do poder público (monopólio legal).
Rota de Aprendizagem 3. Videoaula 3. Livro-base da disciplina (TEBCHIRANI, F. R. Princípios de economia micro e macro. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 71-72.).
	
	B
	O monopólio legal é absolutamente proibido não apenas pela legislação brasileira, assim como pela teoria econômica.
	
	C
	Situação de monopólio é situação na qual uma empresa é dominante no mercado no consumo de determinado bem, mas não de determinado serviço.
	
	D
	O monopólio decorrente da controle de insumos básicos de consumo não é visto como um problema econômico, mas apenas como um problema social. Diferente do monopólio de insumos de serviços, considerado problema econômico e não social.
	
	E
	Monopólio legal e concorrência monopolística em razão da especialização da produção são sinônimos, motivo pelo qual são tratados igualmente pela teoria econômica.
Questão 2/5
Se entendermos que a ética empresarial é um processo de amadurecimento que vai sendo conquistada aos poucos, é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro, para quem existem cinco etapas para a evolução moral de uma empresa, a saber:
I. Corporação amoral.
II. Corporação legalista.
III. Corporação receptiva.
IV. Corporação ética que aflora.
V. Corporação ética.
As etapas mencionadas anteriormente são descritas de forma aleatória a seguir.
A. Apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduta que mais se parecem a produtos de departamentos legais. Busca adotar algumas posturas éticas apenas para evitar problemas legais.
B. Reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação.
C. Persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção. As companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais.
D. Interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não por ser o certo; possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.
E. Equilibra lucros e éticas tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, inclui problemas éticos na educação e dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
Assinale a alternativa que relaciona as etapas para a evolução moral de uma empresa com suas respectivas descrições.
	
	A
	I-C, II-D, III-A, IV-E, V-B.
	
	B
	I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
	
	C
	I-C, II-A, III-D, IV-B, V-E.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (CAP.2, p. 66-69), a corporação amoral persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção, e as companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais. A corporação legalista é apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduta que mais se parecem a produtos de departamentos legais; nessa etapa há uma busca por posturas éticas apenas para evitar normas legais. A corporação receptiva está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não por ser o certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética. A corporação ética que aflora reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação. A corporação ética equilibra lucros e ética, tão completamente, que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras; além disso, inclui problemas éticos na educação e dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
	
	D
	I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
Questão 3/5
Assinale a alternativa que descreve corretamente o princípio da responsabilidade mencionado no texto a seguir. 
Ao que se sabe, o universo da empresa se deixará sempre guiar pelos cálculos da eficácia e da rentabilidade. Agora, porém, sai ao encalço da alma, da business ethics (ética nos negócios), última moda nos meios empresariais. Mas o que seria essa alma que as empresas estão procurando? Seria uma busca espiritual ou um alinhamento a esta tendência pós-moderna que é a responsabilidade em relação às gerações futuras? Estariam as nossas empresas finalmente compreendendo o princípio da responsabilidade elaborado pelo famoso filósofo Hans Jonas ou querem apenas sobreviver diante de uma sociedade cada vez mais preocupada e exigente em relação às atitudes empresariais?
	
	A
	Não aja de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a  permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra.
	
	B
	Aja de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com  a permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra.
Você acertou!
De acordo com Alencastro ( CAP.2, p.59), Hans Jonas (1903-1993) foi o autor do famoso Princípio da Responsabilidade, literalmente: aja de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra.
	
	C
	Aja de modo a que os efeitos da tua ação não sejam compatíveis com a permanência de uma autêntica vida humana sobre a Terra.
	
	D
	Aja de modo a que os efeitos da tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma inautêntica vida humana sobre a Terra.
Questão 4/5
Se entendermos que a ética empresarial é um processo de amadurecimento e que vai sendo conquistado aos poucos, é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro, para quem existem cinco etapas para a evolução moral de uma empresa, a saber: corporação amoral, corporação legalista, corporação receptiva, corporação ética que aflora e a corporação ética. 
Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de evolução moral de uma empresa que corresponde ao trecho a seguir. 
 “Está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.”
	
	A
	Corporação legalista.
	
	B
	Corporação receptiva.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (CAP.2, p.66-69) a corporação amoral persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção, as companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais; a corporação legalista é apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduto que mais separecem a produtos de departamentos legais, nessa etapa há uma busca por posturas éticas apenas para evitar normas legais; a corporação receptiva está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética; a corporação ética que aflora reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação; e, a corporação ética equilibra lucros e ética tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, e engloba problemas éticos na educação, dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
	
	C
	Corporação ética que aflora.
	
	D
	Corporação amoral.
Questão 5/5
"Nas duas últimas décadas, o mundo industrial assistiu a uma crescente fragmentação e segmentação dos seus mercados, especialmente para o setor de bens de consumo duráveis. O resultado consiste na crescente dificuldade para a exploração das economias de escala 'tradicionais' por meio de equipamento altamente especializado e a produção de bens padronizados".
(SZWARCFITER, Cláudio; DALCOL, Paulo Roberto T. Economias de escala e de escopo: desmistificando alguns aspectos da transição. Prod.,  São Paulo ,  v. 7, n. 2, p. 117-129,  Dec.  1997 .)
Sobre economia de escala, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Economias de escala são rendimentos crescentes de produção obtidos por firmas no longo prazo, quando são flexibilizados todos os insumos (capital e trabalho).
TEBCHIRANI, F. R. Princípios de economia micro e macro. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 58-59.
	
	B
	Economias de escala são rendimentos decrescentes de especialização, nos quais são flexibilizados apenas os insumos de capital, mas não os de trabalho.
	
	C
	Economias de escala são produções especializadas por meio de curto prazo, baseados nos insumos de trabalho.
	
	D
	Economias de escala são aquelas nas quais se estipulam escopos e finalidades de produção de curto prazo.
	
	E
	Economias de escala são rendimentos necessários de insumos de trabalho e de capital, com vistas à estabilização da moeda.

Outros materiais