Buscar

exercicio origem dos elementos quimicos leves e pesados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA
Aluna: Amabily Janoca de Oliveira
PROBLEMA 1 - Entrega dia 06.06.2016 . 
A resolução deverá ser por escrito ou digitado
 A observação de que o universo está em expansão conduziu à visão atual de que cerca de 15 bilhões de anos o universo visível estava concentrado em um ponto que explodiu em um evento chamado de Big Bang. Acredita-se que as temperaturas imediatamente após o Bing Bang eram da ordem de 109 K, as partículas fundamentais produzidas na explosão tinham energia cinética demais para se unirem nas formas que conhecemos hoje. Entretanto, à medida que se expandia, resfriava-se e as partículas moviam-se cada vez mais lentamente. Dessa forma, elas logo começaram a se agrupar sob a influência de uma variedade de forças.
Descreva como ocorreu a origem dos elementos químicos leves e dos elementos químicos pesados.
 Os átomos dos elementos químicos mais leves, principalmente Hidrogênio (H) e Hélio (He), foram formados quando o Universo era jovem, denso e quente. Essa é a chamada Nucleossíntese Primordial. Os demais elementos têm sua origem no interior das estrelas e foram sintetizados por reações nucleares de fusão, em que núcleos mais leves resultam em núcleos mais pesados. Essa é a Nucleossíntese Estelar.
Descreva a visão moderna da estrutura atômica.
John Dalton nos deu a Teoria Atômica, para ele o átomo é a menor partícula da matéria que participa em uma reação química. A estrutura atômica moderna é baseada no experimento de dispersão das partículas alfa de Rutherford. Este experimento provou que o átomo é amplamente vazio e tem um corpo altamente carregado positivamente no centro. Para Rutherford, o átomo é constituído de duas partes: o núcleo e a parte extra nuclear. O átomo é composto por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons(partículas neutras),elétrons (com carga negativa). Os elétrons foram descobertos durante os experimentos do Raio Catodo por J. J. Thomson. Os prótons foram descobertos durante experimentos com Raio Anodo por E. Goldstein e os nêutrons foram descobertos por James Chadwick. Número atômico é o número de prótons no núcleo de um átomo. Número de massa pe a soma do número de prótons e nêutrons no núcleo.
Qual parte do vídeo “EM BUSCA DOS ELEMENTOS” mais lhe chamou atenção. Justifique sua reposta.
O vídeo é muito interessante e por isso foi difícil escolher uma parte que me chamou mais a atenção. No entanto como é necessário falar apenas uma, irei escolher a fabricação do sino. Eu nunca tinha pensando sobre como a química esta diretamente relacionado com nossos referenciais, quando ele fala do som do sino, me fez remeter de que todo som que eu identificava como o som do sino, não era nada mais do que o som do bronze(mistura de 80% de cobre mais 20% de estanho) devido a disposição de seus átomos, na qual o bronze dá uma maior rigidez e juntamente com o cobre forma o som que nós conhecemos. Isso é muito interessante porque no alumínio, o som tornou-se totalmente diferente, não remetendo aquela grandiosidade das igrejas católicas, ou a pequenas cidades interioranas que usavam o sino da igreja como referencia de horário.

Outros materiais