Buscar

exercícicios Logica molecular da vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LOGICA MOLECULAR DA VIDA E ÁGUA
1.O que distingue os seres vivos dos objetos inanimados?
R.:1° Os seres vivos possuem alto grau de complexidade química e organização. Já a matéria inanimada geralmente é composta por moléculas mais simples e/ou misturas de elementos simples.
2° Os seres vivos possuem a capacidade de extrair modificar e usar a energia disponível no meio ambiente, o que os torna capazes de realizar trabalho mecânico, químico, osmótico e outros, além de construir e manter suas próprias estruturas.
3° Capacidade de autorreplicação e montagem
2.Porque os seres vivos nunca estão em equilíbrio com o meio ambiente?
R.: Diz-se que os seres vivos nunca estão em equilíbrio com o meio, pois através da evolução biológica e do surgimento de uma membrana lipídica que envolveu as moléculas hidrossolúveis das células primitivas, fazendo com que a quantidade o os tipos de íons e moléculas no interior dos organismos ou das células sejam diferentes daqueles encontrados no meio ambiente.
3.Defina centro quiral?
R.: É denominado Centro Quiral um carbono assimétrico, ou seja, aquele que possuí as quatro ligações com ligantes distintos entre si.
4.Explique o que significa acoplamento metabólico.
R.: É o acoplamento de moléculas com finalidades metabólicas. Um exemplo de acoplamento metabólico é quanto uma proteína multimérica desencadeia processos sequenciais em determinada célula ou processo, aumentando a sua eficiência pela justaposição do espaço.
5.Porque o metabolismo é regulado para ser econômico e equilibrado?
R.: Os indivíduos sintetizam diversos tipos de compostos de acordo com sua necessidade para a homeostase. As enzimas-chave de cada via metabólica são reguladas de modo a garantir que a quantidade de produto seja exatamente igual a necessidade para o momento. Assim, altas concentrações de produtos podem inibir a ação da enzima-chave 
6. Porque a configuração de uma molécula e mudada somente com a quebra de sua ligação?
R.: A configuração molecular é dependente de dois fatores, a saber: a presença de ligações duplas (pois este tipo de ligação permite pouco ou nenhum movimento de rotação) e pela presença de centros quirais (nos centros quirais os grupos substituintes são arranjados em uma orientação específica). Dessa forma, os estereoisômeros não podem ser convertidos entre si sem que ocorra a quebra de pelo menos uma ligação covalente entre os centros quirais.
7. Qual o objeto de estudo da bioquímica?
R.: O objeto de estudo da bioquímica é o ser vivo, suas biomoléculas, estrutura, organização e funcionamento.
8. O que significa esterioespecificidade ?
R.: Estereoespecificidade é a capacidade de distinguir entre estereoisômeros. Esta é uma propriedade de enzimas e outras proteínas
9. Justifique a afirmativa: “A força da ligação está relacionada às propriedades dos átomos que dela participam”.
R.: A força de uma ligação química depende de (1) eletronegatividades relativas, (2) da distância dos elétrons que participam da ligação em relação a cada um dos núcleos, e (3) da carga nuclear de cada átomo. O número de elétrons compartilhado também influencia a força da ligação; ligações duplas são mais fortes que ligações simples. A energia de ligação é a quantidade de energia necessária para romper uma ligação ou quantidade de energia ganha pelo ambiente quando há formação de ligação.
10.Quais são os cinco tipos gerais de transformação química que ocorrem nas células?
R.: 1 – Oxidação-redução; 2 – Clivagem; 3 – Rearranjos internos; 4 – Transferência de grupos; 5 – Reações de condensação.
11. Em qual hipótese para o surgimento da vida no planeta você acredita? Justifique a sua resposta.
R.:

Outros materiais