A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
apol ed especial e ed, fisica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Conhecer o continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até no mesmo país, ao longo do tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 112.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial e com os conhecimentos adquiridos, sabemos que existe a possibilidade de transformar em prática os discursos que propõem educação para todos, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
I. ( ) É necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os alunos;
II. ( ) Na escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.
III. ( ) Contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.
IV. ( ) A escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão crítica.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	V – F – V – F
Questão 2/10
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Num passado não muito distante, a negação do esporte era praticamente um pré-requisito para discutir e definir a identidade da Educação Física Escolar. Ao esporte foram atribuídos características e valores não compatíveis com as finalidades educacionais. Foi à época da Guerra Fria entre Educação física e o Esporte. Recentemente, tem se observado um movimento inverso, procurando resgatar as relações entre ambos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PEREIRA, J.M. A formação do bacharel em educação física e esporte: em contexto, as disciplinas de voleibol. Rio Claro: universidade estadual paulista, 2004. p. 24.
Considerando os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação sobre o esporte como manifestações e possibilidades educacionais pedagógicas, analise as afirmativas a seguir:
I. O esporte é a forma mais rica e adaptada ao nosso tempo, permite construir pela prática e pela reflexão, uma ética de saúde global.
II. O esporte é atividade de cultura, ao mesmo tempo em que há possibilidade de desenvolvimento pessoal e participação numa prática social significativa.
III. O esporte é o fenômeno sociocultural.
IV. O esporte é usado nas escolas como prática pedagógica para passar o tempo dos alunos em aulas ociosas.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As adaptações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidade especiais. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares; secretaria de educação fundamental. Brasília: MEC; SEF; Seesp, 1998. p. 34.
Considerando o livro-base Fundamentos da Educação Especial, sabemos que as adaptações curriculares são respostas educativas que devem favorecer a todos os alunos opções através do sistema educacional. Analise as afirmativas a seguir e assinale as que contemplam esses fatores:
I. O acesso ao currículo.
II. A participação parcial, efetiva e bem-sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível.
III. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar.
IV. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Plano Municipal da Educação e do Projeto Pedagógico da Unidade escolar.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, III e IV apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	I e II apenas.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Principalmente a partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar passou a ser amplamente disseminado não apenas com base na questão sobre como realizar intervenções diretamente voltadas para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas principalmente, sobre como a sociedade pode ser reestruturada de modo a permitir a participação plena dessas pessoas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 94.
De acordo com o livro-base Fundamentos da Educação Especial, Vygotsky assumia que a deficiência não deveria ser explicada com base em componentes biológicos, sendo assim, qual é a teoria da educação que Vygotsky acreditava poder contribuir para a superação das dificuldades iniciais?
	
	A
	Educação baseada na compensação individual e dos problemas orgânicos.
	
	B
	Educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos.
	
	C
	Educação baseada na relação entre o desenvolvimento físico e os problemas orgânicos.
	
	D
	Educação baseada na compensação biológica onde a ausência de um sentido aguçaria outro.
	
	E
	Educação baseada no desenvolvimento de funções psicológicas superiores.
Questão 5/10
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos etc., carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados: e a educação não-formal é aquela que se aprende ‘o mundo da vida’, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOHN, Maria da Glória. Educação Não-Formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas na escola. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais. Rio de Janeiro, v.14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. p. 28. 
De acordo com os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, analise as afirmativas abaixo quanto à função da educação física no espaço não formal ou extracurricular:
I. No espaço extraescolar, as experiências vivenciadas pelos jovens devem ser diversificadas.
II. A educação física no espaço extracurricular tem por objetivo principal a melhoria da comunicação entre os jovens de diferentes regiões da cidade.
III. No espaço não formal, a educação física deve ter relação com a transmissão de valores educativos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I apenas.      
	
	C
	III apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	II apenas.
uestão 6/10
Leia a seguinte citação: 
"Inúmeros encontros, debates e documentos foram elaborados ao longo da [...] história [da Educação Física] com o objetivo de conhecer, esclarecer o caráter educativo, incentivar a prática e divulgar uma Educação Física de qualidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CONFEF - Conselho Federal de Educação Física.  Introdução. OLIVEIRA, Antonio Ricardo Catunda de; SARTORI,