Buscar

economia dis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (334271)
Economia (ECO20)
Prova: 4472639
QUESTÃO:
1. A lei da demanda aponta que a variação de preço de um determinado bem ou serviço causa a variação das quantidades procuradas. Esta sensibilidade é denominada na Economia de Elasticidade, e aponta que diferentes tipos de bens e serviços apresentam “sensibilidades” na quantidade procurada à variação de preço. Um dos fatores que afeta o grau de elasticidade nas quantidades procuradas é a essencialidade às necessidades humanas para o bem ou o serviço analisado. Sendo assim, os produtos ou os serviços que são essenciais às necessidades humanas tendem a ter uma Procura mais Elástica ou Inelástica? Argumente a sua resposta, expondo o que vai acontecer com as quantidades procuradas e exponha algum produto que possa apresentar essa característica de essencialidade.
RESPOSTA ESPERADA:
Apresenta-se uma procura mais inelástica, pois ao serem essenciais não há alternativas de substituição destes, tendem a apresentar uma procura menos elástica, ou seja, menor impacto nas quantidades procuradas em função às mudanças no preço, pois, à medida que estes viram menos essenciais, o produto ou serviço pode apresentar um grau de elasticidade-preço maior. 
Nesta situação, pode-se analisar o exemplo de produtos essenciais, tal como energia elétrica, óleo diesel, medicamentos de uso específico etc.
QUESTÃO:
2. A Economia pode ser interpretada por diversos ângulos: 1) Senso comum: que está ligado ao ato de poupar, isto é, fazer um sacrifício presente para usufruir no futuro os recursos pessoais; 2) Como Atividade Econômica: que está ligada à produção, à comercialização, à distribuição e ao consumo de bens e serviços que atendam às necessidades e aos desejos da sociedade; e 3) Ciência Econômica: que se dedica a estudar os fenômenos sociais ligados às decisões que envolvem escolhas de como empregar, da melhor maneira possível, os recursos produtivos disponíveis na produção de bens e serviços, que satisfarão aos desejos e às necessidades dos consumidores, garantindo seu futuro como sociedade. Considerando este último ângulo, disserte sobre o motivo que praticamente força a sociedade a tomar decisões para atender a seus desejos e necessidades e cite um exemplo que aponta uma situação real em que há a necessidade de tomar alguma decisão frente a uma necessidade ou desejo da sociedade.
RESPOSTA ESPERADA:
O principal motivo se deve ao fato de que os recursos produtivos necessários para a produção dos bens e serviços são considerados relativamente escassos, isto é, não existem em abundância, portanto não sendo possível então produzir todas as condições materiais que a sociedade deseja e/ou necessita. Deste modo, surge uma situação em que  a sociedade se vê forçada a realizar escolhas e estabelecer prioridades.  Exemplos práticos: necessidade da sociedade decidir entre plantar cana-de-açúcar para a fabricação de açúcar ou para a fabricação de combustíveis; investir em outras fontes de energia alternativas ou continuar utilizando petróleo; investir em educação ou na fabricação de equipamentos militares; investir na melhora do transporte público ou na duplicação das rodovias.
QUESTÃO:
3. O surgimento de um processo inflacionário causa uma série de distorções na economia de um país, como, por exemplo, redução de investimentos é má distribuição de renda. Portanto, é primordial que o Estado adote medidas para controlar este fenômeno, considerando para isso o tipo de inflação que está provocando a distorção. Geralmente, a inflação é classificada em três modalidades: Inflação por Demanda, Inflação de Custos e Inflação Inercial. Disserte sobre:
a) A pressão inflacionária causada pela pressão da demanda agregada.
b) Quais podem ser as medidas para poder combater esse tipo de inflação.
RESPOSTA ESPERADA:
O ponto principal de um processo de inflação por demanda é o surgimento de um desequilíbrio entre a quantidade de produtos e serviços ofertada por parte das empresas produtoras e a quantidade de produtos e serviços demandada pelos consumidores. Esse processo inflacionário pode ocorrer basicamente quando se registra um considerável incremento da demanda ou uma significativa diminuição da oferta. Como resultado, registra-se uma elevação geral dos preços dos produtos e serviços.
Para poder combater esse tipo de inflação, é necessário reduzir a capacidade de consumo da sociedade. Isto pode ser feito por meio de elevações de impostos, cortes nos gastos públicos, elevação da taxa básica de juros, restrições ao crédito. Em outras palavras, deve-se reduzir a pressão da demanda agregada por meio de políticas fiscais e monetárias. Assim, com a queda no consumo, há consequentemente uma tendência de queda nos preços.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes