Buscar

# APOL 4 NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Administração Pública é o nome genérico que se dá aos órgãos e entes administrativos que têm como objetivo desempenhar a função administrativa do Estado, realizando atividades e políticas que concretizem os seus objetivos. Ela é um conjunto de órgãos e entes que podem ter personalidade jurídica própria ou não a ser constituídos sob regime de direito público ou privado. (Érico Hack.)
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, são princípios da administração pública:
	
	A
	Pessoalidade dos atos administrativos.
	
	B
	Impessoalidade e legalidade dos atos administrativos.
	
	C
	Interesse particular dos atos administrativos.
	
	D
	Finalidade privada dos atos administrativos.
	
	E
	Impessoalidade e morosidade dos atos administrativos.
Questão 2/5
Existe uma ferramenta que serve de ponto de partida no estabelecimento de uma estratégia de ação, a fim de facilitar a identificação de possíveis problemas e o desenvolvimento de soluções - sendo, para isso, fundamental conhecer a causa de tais problemas. Como é denominada a ferramenta para elaboração de estratégia que tem origem nas seguintes palavras do idioma inglês: What, Why, Where, When, Who, How, How Much?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Matriz SWOT.
	
	B
	 5W2H.
	
	C
	Ciclo de PDCA.
	
	D
	BSC.
	
	E
	Bhaskara.
Questão 3/5
Existem várias ferramentas estratégicas, sendo a Matriz SWOT uma das mais utilizadas ferramentas de elaboração de estratégias que garantem aos gestores o gerenciamento dos recursos pertinentes ao planejamento, como a 5W2H, também são amplamente empregadas. Em 1982, H. Wellurich publicou a Matriz SWOT, tema que se desenvolveu nas escolas de negócios dos Estados Unidos. A Matriz SWOT é uma ferramenta essencial para a definição de objetivos estratégicos de uma organização. Após as etapas de construção da missão, da visão, dos valores e do diagnóstico institucional e de elaboração da Matriz SWOT, é necessário definir objetivos e criar estratégias e planos de ação.
De acordo com o livro base da disciplina, o que a matriz SWOT analisa?
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Somente as ameaças.
	
	B
	Forças, fraquezas; oportunidades e ameaças ou riscos.
	
	C
	Somente as oportunidades.
	
	D
	Somente as forças e as fraquezas.
	
	E
	Somente vantagens internas da empresa.
Questão 4/5
Assinale a alternativa correta que se relaciona com o seguinte conceito:
“Atingem maior número de pessoas e impõem perdas concretas e de curto prazo para certos grupos sociais e ganhos e futuro incertos para outros.”
	
	A
	Políticas públicas.
	
	B
	Políticas redistributivas.
	
	C
	Políticas de mercado.
	
	D
	Políticas urbanas.
	
	E
	Formulação de políticas públicas.
Questão 5/5
"(...) o Brasil é uma república federativa, o que implica o poder na forma de federação. É, então, divido em estados, que, em conjunto, consituem a federação. A nossa formação distinta daquela encontrada nos Estados Unidos da América (EUA)". ( HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 110 ). A respeito da formação federal do Brasil e dos Estados Unidos, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Nos Estados Unidos haviam 13 colônias dependentes da Inglaterra que decidiram se unir contra a Grã-Bretanha e reivindicar sua independência, surgindo assim os modelo federal norte-americano.
	
	B
	No caso dos Estados Unidos, há uma união de estados no modelo "de cima para baixo", segundo o qual o governo central inglês impôs como condição para negociar a independência do país.
	
	C
	Segundo o modelo norte-americano os entes federados possuem relativa autonomia e independência, condicionados pelo poder central a condução de sua vida política.
	
	D
	No Brasil o modelo que se adota de federação é coordenado por um poder central, responsável pela divisão do país em estados - os quais possuem pouca autonomia, se em comparação aos Estados Unidos.
	
	E
	O modelo de estado federado brasileiro resulta em competências residuais à União, pois acaba distribuindo poder e autonomia em excesso aos estados.

Outros materiais