Buscar

Resposta 336768 Aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 1
ARISTOTELINO, morador da cidade de Salvador foi multado por estar dirigindo seu veículo sem fazer uso do cinto de segurança. Para evitar “ganhar pontos na carteira”, interpõe recurso administrativo, alegando que é costume da população soteropolitana a não utilização do cinto de segurança porque dá muito trabalho colocar o cinto e já é uma tradição do baiano esse jeito de facilitar a vida e as coisas da vida. Acredita, assim, que tal costume teria revogado a lei, uma vez que esta, a seu ver, não contaria com a aceitação da sociedade local.
Sabendo que existe a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança por cláusula disposta no Código de Trânsito Nacional, decida se ARISTOTELINO está correto ou não, levando em conta os costumes como fonte do direto:
R: Aristotelino está errado, pois segundo o art. 65 da lei 9.503/97 é obrigatório o uso do cinto em todo território nacional, o costume que Aristotelino se baseia em seu recurso não tem admissibilidade jurídica por ser CONTRA LEGEM. 
Errado, o costume não revoga lei, ainda mantém a eficácia e vigência da lei, o máximo que o costume consegue fazer com a lei é fazer com que a lei caia em desuso (não reconhecimento por parte da sociedade da necessidade de usar aquela lei, inclusive o próprio poder publico deixa de fiscalizar, mas não que dizer que a lei não é eficaz nem válida e você é obrigado a cumprir, mesmo que não seja cobrado).
CASO CONCRETO 2
Cena comum no dia a dia da cidade do Rio de Janeiro: Ônibus da Empresa Tal bateu de frente com uma van de transporte escolar da empresa X, durante uma ultrapassagem perigosamente malfeita. Vários passageiros do ônibus ficaram gravemente feridos, pelo que ajuizaram ação de indenização em face da Empresa de ônibus, bem como os pais das crianças feridas na colisão. Em defesa, esta alegou culpa exclusiva do motorista da van, que invadiu a contra-mão de direção. A sentença julgou procedente os pedidos, com base na Súmula n° 187 do Supremo Tribunal Federal, que diz: “A responsabilidade contratual do transportador, pelo acidente com passageiro não elidida (excluída) por culpa de terceiro, contra o qual tem ação regressiva.” Argumentou ainda que esta súmula foi transformada em texto legal no artigo 735 o novo Código Civil. 
Ação Regressiva: ação com a qual o devedor, após satisfazer o seu credor, volta-se contra terceiro, que responde perante ele pela mesma obrigação.
Após a leitura da sentença, um dos clientes faz as seguintes perguntas ao estagiário que participara do julgamento
a)         O que é uma Súmula?
R: É o conjunto de jurisprudências que são uniformes e estão cristalizadas dentro dos tribunais superiores.
b)         A jurisprudência do STF pode ser considerada fonte formal do direito? Justifique.
R: Sim, as fontes formais segundo Paulo Nader se dividem em duas a fonte direta, imediata ou primária é a lei e a secundária ou mediata é a jurisprudência, costume e doutrina.
c)         Podemos afirmar que a jurisprudência se constitui em fonte do direito no momento em que o juiz a levou em conta para decidir a questão? Por quê?
R: Sim, não necessitava que o juiz utiliza-se para se considerada fonte ela já esta elencada no rol de fontes do direito como jurisprudência, não tendo a necessidade de usa-la para ser considerada fonte.
QUESTÃO OBJETIVA
I- No plano jurídico, fontes do Direito expressam a origem das normas jurídicas, podendo-se classificar as fontes em dois grandes blocos, designados de fontes materiais e fontes formais. 
II - As fontes materiais enfocam o momento pré jurídico, constituindo-se nos fatores que conduzem à emergência e construção da regra de Direito.
III – As fontes formais enfocam o momento tipicamente jurídico, considerando a regra já plenamente construída, os mecanismos exteriores e estilizados pelos quais essas regras se revelam para o mundo exterior, ou seja, os meios pelos quais se estabelece a norma jurídica.
IV – Os costumes são fontes do direito.
R: Letra “B”
a) todas as proposições estão corretas
b) apenas quatro proposições estão corretas
c) apenas três proposições estão corretas
d) apenas duas proposições estão corretas.

Outros materiais