Buscar

Aristóteles e Políbio - BOBBIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Direito
Ciência Politica I
Brenda Borba dos Santos Neris
Professor: Rodrigo Suassuna
	A teoria das formas de governo 
	Aristóteles 
	3
	
	BOBBIO, Noberto. A teoria das formas de governo. 10ª ed. Brasília, D.F:UnB, 1998. Cap. III – “Aristóteles”.
 
Aristóteles expôs a teoria clássica das formas de governo em Política. Esta é dividida em oito livros sendo o primeiro referente a origem do Estado, o segundo as críticas as teorias políticas anteriores (com isso também dada por Platão, o qual foi mestre de Aristóteles), o terceiro e quarto trata das classificações de governo, o quinto das mudanças da constituições (abrindo um parênteses para mencionar que no ponto de vista Aristotélico, Constituição e Estado são a mesma coisa. Aristóteles diz que a “a constituição é a estrutura que da ordem à cidade”, além de atender a ideia de que existem diversas constituições como será demostrado mais a frente), o sexto estuda as diferentes formas de democracia e de oligarquia, e os dois livros finais são referentes as melhores formas de constituição.
Em Política, Aristóteles formula a teoria das seis formas de governo. Uma teoria simples, de fácil entendimento, a qual é baseada principalmente nos critérios de “quem” e “como” se governa. 
 Nos critérios de “quem” possui-se a monarquia, que por definição é “governo de um só”, porém, Aristóteles trata como “governo bom de um só”, tem-se também a aristocracia, que é o “governo dos melhores”, há também a politia, esta seria uma forma de governo de todos, porém, mais especificadamente, um “governo de muitos” bom. Parte-se então há uma divisão não só mais de “quem”, mas que “como”. Esses governos supracitados são chamados por Aristóteles de governos “bons”, e se para Aristóteles existe a ideia de bom, também existira a ideia de mau. Os governos maus seriam claramente uma oposição direta aos governos bons. Em contradição com a monarquia o autor cita a tirania, forma de governo de um que diferentemente da monarquia não seria um governo bom, em contraste com a aristocracia há a oligarquia, um forma de “governo de poucos”, assim como a aristocracia, porém que não é boa. E por ultimo, em oposição a politia, Aristóteles põe a democracia, normalmente conhecia como “governo de todos”. 
 Desse modo, em síntese, há três formas de governos considerados bons: Monarquia, aristocracia e politia. E há também três formas de governo más, os quais seriam formas degradadas dos governos bons: Tirania, oligarquia e democracia. Esse seria o critério de “como” se governa. 
 Os governos são considerados bons e maus a partir de outro critério dado por Aristóteles, o interesse comum e o interesse pessoal. Os governos bons visam o interesse comum – prática politica, e os governos maus visam o interesse pessoal. 
 Além disso, entre essas formas de governo, Aristóteles cria uma hierarquia. Onde a monarquia seria a melhor forma de governo, e oposta a esta estaria a Tirania, no lugar da pior, da mesma maneira, a aristocracia estaria em segundo lugar e o seu oposto na mesma posição entre as piores formas de governo. A politia seria a que menos se diferenciaria da democracia, sendo estas nem a melhor, nem a pior forma de governo. 
 No entanto, o pensamento aristotélico não se deu apenas com a divisão de seis formas de governo. O filósofo dividiu cada forma de governo em “espécies particulares”. 
 Por exemplo, a monarquia foi subdividida em: monarquia dos tempos heroicos (baseada na hereditariedade), de Esparta (poder supremo), Tiranos eletivos (eleitos por um período ou perpétuo), e a monarquia dos bárbaros.
 Especificou-se ainda mais a monarquias dos bárbaros em duas categorias. Primeiro a monarquia despótica que possui por características o poder exercido de modo tirânico, porém ainda sim legítimo, pelo fato de ser aceito. A grande diferença dessa forma de governo para a Tirania é explicada pelo fato de que o tirânico governa contra a vontade de povo, o que não acontece nesse caso. 
 O autor se volta então a uma explicação mais detalhada do que seria a politia. Esta forma deveria ter em vista o interesse comum, todavia a explicação de Aristóteles para esse termo, não se faz dessa maneira. A politia, para o filosofo, seria uma mistura de oligarquia e democracia. Porém, viu-se no principio do texto que a oligarquia e a democracia seriam formas más de governo, desse modo, o autor chegou a conclusão de que se duas formas más, chegam a uma forma boa, este tipo de governo não existiria na pratica, fazendo parte apenas do ideário de Aristóteles.
 Por conseguinte, há uma distinção entre a oligarquia e a democracia por um critério qualitativo ao invés de um quantitativo, assim sendo, a oligarquia é o governo dos ricos, e a democracia o governo dos pobres, pois por via de regra, os pobres são mais numerosos. 
 Consequentemente, a fusão da oligarquia e da democracia, seria a união entre ricos e pobres, e o regime conseguinte desta fusão, levaria a mais assegurada “paz social”, e o fim da “luta dos que não possuem contra dos proprietários”. 
 Tem- se então, três meio de se promover essa fusão: 
 Conciliando procedimentos que seriam incompatíveis: no sistema oligárquico, há uma penalização aos ricos que não participam da atividade politica, caso que não ocorre na democracia, porém nos dois casos não há nenhuma premiação à participação dos pobres. A solução aristotélica para este fato seria penalizar os ricos não participante e premiar os pobres participante.
 Adotando-se um “meio termo” entre as disposições extremas dos dois regimes: Do mesmo modo que não governo oligárquico, somente os ricos que possuem renda bem elevada podem votar, o oposto é concebido pelo governo democrático, ou seja, qualquer um, inclusive não proprietário de terras, poderia votar. A solução de Aristóteles para o caso é a diminuição da renda limite imposta pela oligarquia.
 Recolhendo-se o melhor dos dois sistemas legis lativos: nas oligarquias a condição de eleição é a rende elevada, na democracia o sorteio. Para Aristóteles a melhor resolução do problema é conservar as eleições porem retirar a condição de renda. 
 O autor finaliza o capitulo, da crença aristotélica no “meio-termo”, demonstrando com citações do filosofo, que os melhores governados são os indivíduos de classe media, pois estes tendem a se rebelar menos e estes provem de um mistura, desse modo, são mais estáveis, e a estabilidade é que torna um bom governo. 
	A teoria das formas de governo
	Políbio
	4
	
	BOBBIO, Noberto. A teoria das formas de governo. 10ª ed. Brasília, D.F:UnB, 1998. Cap. IV – “Políbio”.
 Políbio é dono da terceira obra fundamental para a teoria das formas de governo: História. Políbio era um historiador, e foi o escritor da primeira grande história de Roma. No Livro VI o historiador se limita a fazer uma exposição detalhada da constituição romana, descrevendo as diversas funções públicas.
 Para Políbio, o sucesso ou fracasso de todas as ações tem como explicação a constituição de um povo. 
 Antes de consideração a constituição romana, Políbio tece três teses: a de que existem seis formas de governo (três boas e três más); a um ciclo infinito onde uma forma de governo sucede a outra; e por ultimo, além das seis formas de governo, há uma sétima, que seria a melhor de todas as três, como uma união das três melhores (que ele irá exemplificar como a forma de governo romana). Com a primeira tese Políbio retorna ao classicismo das formas de governo, com a segunda o ciclismo exposto por Platão, e sua última tese concorda com a teoria do governo misto de Aristóteles.
 A primeira tese de Políbio se difere de Aristóteles, por este usar democracia num conceito positivo, ou seja, como um governo bom, e no lugar da democracia de Aristóteles, o historiador usa “oclocracia”. 
 Diferentemente de Aristóteles, os critérios de Políbio se voltam mais a O Político de Platão. Sendo os critérios dois: o paradoxo entreo governo da força e o governo do consenso, e o governo ilegal e o legal. 
 Em seguida o autor demonstra a teoria dos ciclos apresentada de forma cronológica por Políbio. O ciclo das formas de governo se daria pela seguinte ordem cronológica: monarquia, tirania, aristocracia, oligarquia, democracia e oclocracia. Deve-se ter em mente a tendência degenerativa da teoria de Políbio. Um governo só se ergue pela ‘falência’ de outro, sendo este pior do que o anterior, sendo, no entanto uma alternância entre governos bons e maus. 
 O autor faz também uma observação quanto à naturalidade em que a ordem se segue para Políbio, é quase como uma premeditação de que é certo algo ocorrer. Seria natural aos governos serem “transformados” em outros. 
 Para Políbio os governos “bons” também seriam considerados “maus”, pois teriam constituições retas, e estas são instáveis. A melhor solução é o governo misto, que não possui uma constituição simples e uniforme. 
 O governo “misto” defendido por Políbio seria a combinação das três formas clássicas de governo, tem-se então a monarquia – um rei, sendo controlado pelo povo – democracia, que por sua vez é controlado pelo senado – aristocracia. 
 Ainda sim, porém, tanto o autor quando Políbio não consideram o governo misto uma forma estável para sempre, no entanto, as mudanças provindas dos governos mistos serão mais graduais dos que as dos governos “retos”.

Continue navegando